Logo após o UFUzuê, a festa continua no GOMA. O Circuito Rede Rio Música desembarca na cidade a fim de apresentar o que de novo acontece na música do Rio de Janeiro.
Criada em Janeiro de 2008, a Rede Rio Música busca viabilizar soluções para a sustentabilidade de músicos empreendedores, selos independentes, produtores musicais, profissionais da comunicação e demais atores da Cadeia Produtiva da Música do Rio de Janeiro.
O projeto UFUzuê, da Diretoria de Culturas da Universidade Federal de Uberlândia, tem hoje sua última edição em 2008. Quem se apresenta logo mais no Centro de Convivência do Campús Umuarama é a local Dissidente!, próxima de lançar seu primeiro álbum, e a acreana Los Porongas, que faz seu segundo show no ano em Uberlândia.
Acontece, desde ontem, a 1ª Convenção de Moda de Cuiabá, idealizada pelo Coletivo Novo, coletivo de produtores e estilistas cuiabanos empenhados em fomentar, dar suporte e aglutinar criadores envolvidos com o mercado alternativo de moda.
Uberlândia é representada na Convenção pelo Núcleo de Moda do Coletivo GOMA, que reúne grifes independentes da cidade no intuito de fortalecer a produção de moda de Uberlândia e região, valorizando o trabalho artesanal e a pluralidade, preocupando-se ainda com uma moda ecologicamente sustentável e consciente.
A banda PLANO PRÓXIMO foi formada por amigos de faculdade em meados de 2006, sempre com a proposta de fazer um rock moderno que não soasse como cópia das bandas que os influenciavam. Fãs de bandas como Elastica, Yeah Yeah Yeahs, Dresden Dolls, Franz Ferdinand, Regina Spektor, Fiona Apple e Nick Cave, entre muitas outras, logo começaram a criar suas próprias músicas e a apresentá-las em festivais, bares e festas universitárias.
Uma das características da banda é o som despretensioso e descontraído, cheio de energia e alto astral. A vocalista Carol (foto), com uma presença de palco impressionante e uma voz poderosa, lidera a banda cantando letras irreverentes e provocantes, que vão de baladas amorosas a um rock dançante e nervoso. Os shows são sempre muito intensos e chamam bastante atenção do público por seu clima desencanado, mas ao mesmo tempo forte, recheados de riffs marcantes de guitarra e levadas de bateria e baixo que não deixam ninguém ficar parado!
O Festival Marreco (Coletivo Peleja/Patos de Minas) divulgou os resultados de suas Prévias Seletivas, realizadas no último domingo (23/11). As bandas classificadas são Seu Juvenal (Uberaba), Janela Verde (Patos de Minas) e ainda Radiotape (BH), convidada para participar do Festival em função da desistência de uma das bandas da grade principal.
Confira no vídeo como foram as Prévias do mais novo festival independente de Minas Gerais, marcado para o dia 21 de dezembro:
Após o lançamento na HQMix Livraria, em São Paulo, no último sábado (22/11), a Camiño di Rato, mais nova revista de histórias em quadrinhos (HQs) de Uberlândia, será lançada em sua terra natal amanhã (27/11), no GOMA Cultura em Movimento, a partir das 21h.
Na ocasião, estarão presentes os quadrinistas Alexandre Greco, Beto Martins, Matheus Moura e Rosemário Souza. Haverão sorteios de kits com camiseta oficial, um exemplar da Camiño di Rato #1, dentre outras revistas do Coletivo de Quadrinistas Independentes 4º Mundo.
Mais que Quadrinhos, a revista traz textos sobre os mais variados assuntos; nesta primeira edição há uma matéria sobre alimentação vegetariana e um texto sobre a História das HQs no Brasil.
Além de tudo, haverá ainda banca com HQs do 4º Mundo à venda.
Acontece de 26 a 30 de novembro, a PERPENDICULAR - II Mostra de Cinema e Vídeo do Triângulo. Idealizada em 2007 pela NOVAMIDIA – Núcleo de Produção Audiovisual e Comunicação Independente -, a mostra surgiu da necessidade de promover intercâmbio, qualificação, formação de público e estimular a produção audiovisual do Triângulo Mineiro, fortalecendo a descentralização do fazer e exibir cinematográficos, através de exibições, debates, palestras, oficinas e cursos, sempre em atividades perpendiculares e gratuitas.
A edição 2008 objetiva exibir produções audiovisuais independentes, tomando partido de um contexto histórico da produção, da divulgação e da exibição de cinema e vídeo no Brasil: um movimento centrífugo e descentralizado.
Acontecem hoje, em Patos de Minas, as Prévias Seletivas do Festival Marreco, realizado pelo Coletivo Peleja. Seis bandas concorrem a duas vagas no line up principal do evento. Confira os artistas pré-selecionados no vídeo abaixo:
GOMA Cultura em Movimento é um espaço destinado à apresentação, articulação e integração de projetos e iniciativas de diversas áreas artísticas.
Gerido por um coletivo de artistas, produtores e agentes de mídia independente articulados ao Circuito Fora do Eixo e ao Fora do Eixo Minas, o GOMA é um espaço para se repensar a cadeia produtiva da cultura, introduzindo uma lógica cooperativa e criativa, superando modelos marcados pela competição e pela repetição.