Noite de rock e brilhantina

5/23/2008 05:45:00 PM - Goma - Cultura em Movimento


Os Dinamites (DF) no GOMA | Fotografia: Marco Nagoa

Por Flávia Reis e Priscilla Rocha - especial para o GOMA

No último sábado (10), o Espaço Cultural Goma foi palco para um revival dos anos 50. A festa “Danger Party” contou com a presença da banda brasiliense Os Dinamites e da recém-nascida banda Unidles’n Pinga. Dj’s também agitaram a casa durante a noite.

Para tocar o melhor do rockabilly, Os Dinamites vieram a Uberlândia e mostraram que o rock dos tempos da brilhantina não é feito apenas de poses e topetes. Formada há dois anos na cidade de Brasília (DF), a banda é composta por Olavo Perigoso no vocal e guitarra, Lucasabilly no vocal e baixo, Dannyboy na guitarra, e Felipe Ipe Uha assume a bateria e back vocal. O grupo tem suas influências no som rockabilly clássico dos anos 50 e no neo-rockabilly dos anos 80. “Rockabilly não significa apenas fazer topete para tocar nos shows, é também um jeito de viver e curtir”, conta o vocalista Olavo Perigoso. Com um repertório refinado, trouxeram para o público músicas de grandes nomes como: Stray Cats, Roberto e Erasmo Carlos, João Penca e do rei Elvis Presley.

Os Dinamites estão com seu primeiro CD em fase de pré-produção. Ele será composto por faixas próprias e também pelos covers mais famosos da banda em versões ao vivo. “Queremos fazer algo independente, mas vamos manter um nível de produção profissional. Nossa intenção é divulgar o CD na internet e oferecer para o público o download de algumas músicas no site.” comenta Lucasabilly. O vídeo clipe da música: Garota da TV, já está disponível no youtube.

Quem foi conferir a festa no Goma também pode curtir um cover dos Ramones com a banda Unidles’n Pinga. Para tocar os clássicos do punk rock, Sérgio (Bateria), Allisson (baixo), Marquinho (guitarra) e Raphael Sapão (vocal) se uniram e apresentaram para a galera as músicas inesquecíveis do trio nova iorquino. Os Dj’s Jafet, Indara, Lucasabilly e Danny Boy, incendiaram a pista com seus sets entre uma banda e outra.

How to Celebrate Bob Dylan's Birthday

5/23/2008 01:59:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

(by eHow Holidays & Celebrations Editor)

Step1: Write a private birthday card addressed to Robert Zimmerman, Bob Dylan's original birth name.
Step2: Play a little harmonica in tribute to the man who made a name with this unique instrument.
Step3: Break out your CD collection and play Bob's first hit original album from beginning to end. "The Freewheelin' Bob Dylan" was released in 1963 and was his first step on the path to international fame.
Step4: Bust out your dusty tambourine and make some noise in celebration of one of Mr. Dylan's most famous ditties, "Mr. Tambourine Man."
Step5: Rent the films, "Pat Garrett & Billy the Kid", "Don't Look Back" and "The Last Waltz," Bob's claims to fame on the movie circuit.
Step6: Do something that makes you feel free. Bob Dylan is known for his timely, poetic lyrics and his ability to speak to our need for freedom.

MOMENTO VOYEUR: Bob Dylan e John Lennon conversam num taxi.





(by GOMA):

All the steps:
Apareça na festa com uma roupa beeeem confortável,.

Contracultura do Cerrado neste domingo 25-03

5/23/2008 01:24:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

OUTRA CHANCE (UDI)

É curioso como de tempos em tempos somos tomados pela necessidade de voltar às raízes. Quando cinco amigos, que há muitos anos nutrem o gosto, a paixão e a vivência no cenário cultural hardcore/punk, se uniram para formar o Outra Chance, as referências do passado não tardaram a aparecer. O material consumado das composições, letras e músicas, não são senão a soma de todas as experiências dos diversos círculos estabelecidos no decorrer do tempo nesta contracultura.

Misturando as influências do hardcore/punk (como conceito e como prática), outras referências musicais e suas experiências pessoais/sociais, o Outra Chance surge no contexto uberlandense na intenção de se firmar como uma banda hardcoreana de personalidade, sinceridade e atitude, resgatando, assim, o espírito e a atmosfera que lhes conquistaram para essa cena.

HEART 72 (UDI)

Heart 72 tem como propósito levar o nome de Yeshua a todas as nações, com um bom hardcore velha escola/NY, com riffs rápidos, energéticos e muita sinceridade...

O nome da banda significa: Heart (coração), um órgão de carne que JESUS teve e durante 72 horas ficou parado (72 horas equivalem a 3 dias), e no terceiro dia voltou a bombear o sangue novamente... Ele ressuscitou...

FUERZA - R.I.P. (UDI)

A banda vai fazer o último show neste domingo, garantindo uma despedida à altura do que os fãs esperam!


25/05 domingo TOURO MECÂNICO apresenta 3º CONTRACULTURA DO CERRADO
ARE YOU GOD? (SP)
ATTERO (UDI)
OUTRA CHANCE (UDI)
HEART 72 (UDI)
FUERZA (UDI)
- show de despedida
16h entrada R$7 lista amiga R$5

Attero (UDI) também estará no 3º Touro Mecânico - Contracultura do Cerrado

5/22/2008 11:32:00 AM - Goma - Cultura em Movimento

A banda é formada por ex-membros de bandas como Krosta e Lixo Social. Tendo como principais influências Entombed, Suffocation e Dismember, a proposta é aliar o peso do metal a toda a agressividade natural do hardcore. O resultado não poderia ser diferente: uma pegada brutal e fúria destilada em forma de música. O primeiro álbum, Enemy, foi lançado em 2006 via One Voice Records, e desde então a banda tem recebido ótimas criticas e realizado shows em todo o país. Novos sons já estão na manga, e a banda já se prepara para o lançamento do próximo disco, ainda em 2008.

PunkNet: "Essa banda em cima do palco deve ser um desajuste pleno. Botaram o Dismember dentro de um tanque de guerra e o Hatebreed dentro de outro, mandaram bater de frente a toda velocidade e do choque surgiu o Attero."

Rock Brigade: "A banda é muito boa... a música é nervosa, agressiva, crua, direta e sem frescuras. É difícil compreender se é um disco para deathbangers ou para tocar no sistema de som verduradas, mas creio ser esse um problema menor. Se você aprecia metal extremo ou hardcore sujo e pesado, pode ir sem medo. Pois é bom pacas!"

Horns Up: "O som dos caras é totalmente sisudo, pesado, cantado com um vocal grave e recheado de riffs que facilmente alegrarão tanto a juventude "Trustkill", quando a "Tough Guy"... Pra quem curte bandas estilo Walls of Jericho, Madball, Hatebreed e até Thrash Metal, "Enemy" é uma bela surpresa do cenário nacional. Brutal, preciso e sem frescura. Corra atrás de conhecer, pois mostram um trabalho nervoso, envolvente e empolgante. Legal pra caralho."

Vale Punk: "Com o título de “Enemy”, o disco nos traz 8 músicas, em pouco mais de 25 minutos de duração. O som que o conjunto nos apresenta é uma mistura de hardcore com metal, mas engana-se quem pensa que é mais uma banda de metalcore igual a muitas que existem por aí. O Attero consegue dosar perfeitamente os dois gêneros, e o resultado acaba sendo uma sonoridade brutal e com personalidade própria. "

Caustic: "Boa banda de Uberlândia/MG que nos traz sua fusão de hc/metal passando uma mensagem de união, honestidade e respeito, mostrando todos esses aspectos em suas letras cantadas em inglês, em 8 sons altamente agressivos com muita influência de Hatebreed, Subzero e bandas do gênero."

Zine Kaos: "O Attero me surpreendeu radicalmente, os caras realmente são fudidos e podendo ser comparados a muitas bandas gringas... O álbum que levou o título de Enemy traz 8 músicas de pura insanidade. Guardem esse nome, que com certeza irá representar muito bem a cena hardcore/metal brasileira. A arte do disco também tá bem legal, CD classe "A"."

Faça como o Bob Dylan e comemore seu aniversário no GOMA

5/21/2008 05:08:00 PM - Goma - Cultura em Movimento


Receita de bolo de aniversário GOMA:

- melhores amigos enchendo a festa

- ingressos baratinhos
- Djs super animados

- vodka a 3 reais

- tequila a 5 reais

Até Luiza Brunet vai descer do pedestal!

ARE YOU GOD? (SP) no 3º Touro Mecânico

5/21/2008 02:11:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

A terceira edição do Touro Mecânico – Contracultura do Cerrado vem para consolidar o festival, como um dos maiores e mais bem estruturados festivais independentes de Minas Gerais.

Vamos postar aqui no blog informações sobre cada banda que irá tocar no domingo, começando pelos paulistanos do AYG?

Resenha revista VALHALLA: "Há claras evidências de que o Brasil tem tudo para ser um potencial exportador de música extrema. O Krisiun ganhou reconhecimento mundial, sobretudo devido à qualidade de sua música. Os paulistanos do Are You God? têm tudo para repetir este êxito. Não só pela parte musical da coisa, mas também graças à criatividade que extrapola esta área e reflete na arte deste que é o primeiro álbum.

Feita manualmente, com direito a letras e mensagens escondidas, a capa-encarte é de grande engenhosidade – aliás, cuidado ao abrir o "produto". Porém, o mais importante ficará intacto, independente do manuseio do descuidado ouvinte, que é a massa sonora.

Se entre as faixas do EP Espelho de Carne, o AYG? introduziu diálogos do filme Bonitinha, mas ordinária, agora não há intervalos, os sons estão mais diretos, menos death metal e a gravação mais crua, mas o grindcore continua sendo praticado com técnica e inquietude. Há riffs certeiros e bases alternadas por toda a parte: "The Crocodile Man", "Delivery", "Dancei (Are You Godplayer?)", "Araque Sanfona", "O Caminho das Pedras" e "X-Salada X". Esta última, diferente das demais que, em inglês e/ou português, beiram o absurdo, não tem letra. "A Primeira Pedra", "Ingratidão" e "A Lei da Selva" abrangem peso e velocidade. Seria cômodo comparar o Are You God? com o Brutal Truth, mas isso é coisa de gente preguiçosa ou de quem não os viu em cima de um palco.

Diga-se, Miranda é uma extensão da banda ao vivo, certamente uma das mais imprevisíveis que já existiu."

TOURO MECÂNICO apresenta 3º CONTRACULTURA DO CERRADO

ARE YOU GOD? (SP)

ATTERO (UDI)

OUTRA CHANCE (UDI)

HEART 72 (UDI)

FUERZA (UDI) - show de despedida

25/05 domingo 16h entrada R$7 lista amiga R$5

Blog do Pop!Justice: beba direto da fonte!

5/20/2008 04:56:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Quem foi nas festas entra pra ver as fotos, e lembrar dos melhores momentos da balada...
Quem perdeu, entra para ver quando será a próxima Pop!Justice, e dessa vez, aparecer nas fotos, né?

Num serviço de utilidade pública, Yan e companhia sempre deixarão fotos e vídeos especiais para que nenhuma amnésia alcoólica acabe com as lembranças das melhores festas de Uberlândia.

As da Bafôn Báfu estão fresquinhas no blog. Entre já no LIVING FOR THE WEEKEND!

Projeto EmCartaz traz longas-metragens para Uberlândia

5/20/2008 04:24:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

O Projeto EmCartaz 2008 vai exibir longas-metragens de produção recente, através de uma sessão de pré-estréia, aos domingos pela manhã e a realização de debate após a exibição com membros da equipe de produção do filme, numa produção de Novamídia.



A edição do EmCartaz integra as atividades em comemoração do dia do Geógrafo,(Semana do Geógrafo) em parceria com a ABG-Associação Geógrafos Brasileiros (seção Uberlândia), LEGEO e Programa de Pós-Graduação em Geografia.

O filme da vez é o documentário Milton Santos ou O Mundo Globalizado Visto do Lado de Cá. Ganhador do Candango de Melhor Filme - Júri Popular, no Festival de Brasília/2006, esse filme tem Beth Goulart, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Milton Gonçalves, Osmar Prado, Zélia Duncan como narradores.


Sessão Especial de Lançamento:
Dia: 25 de maio (domingo) /Horário: 10:00 h Local: Cinema Stadium ( Terminal Central)
Ingressos: R$ 4,00(inteira) e R$ 2,00(estudantes e professores)
* Ingresso social
– levando um litro de leite Longa-vida dá o direito a meia entrada

Após a exibição debate com o Professor Dr. Manoel Lemes da Silva (Unicamp), um dos consultores do filme.

EmCartaz:
O Filme permanecerá em Cartaz entre os dias 26/05 (segunda) até 30/06 (sexta) Horário: 10:00 h (manhã) - de segunda a sexta.

Local: Cinema Stadium ( Terminal Central)
Ingresso: R$ 4,00(inteira), R$ 2,00(estudantes e professores) e R$ 1,00 para alunos de escolas públicas.* ingresso social – levando um litro de leite Longa Vida paga-se meia entrada.
** Agendamento de escolas : (34) 3213-8140 / 3214-3761 / (34) 9997 3719 / 9198 – 8642 / (34) 8852- 9017.


Uma iniciativa Novamídia – Núcleo de Produção Audiovisual e Comunicação Independente. Co-realizadores desta edição do EmCartaz: ABG-Associação Geógrafos Brasileiros (seção Uberlândia), LEGEO e Programa de Pós-Graduação em Geografia, Secretaria Municipal de Cultura, Dicult/Proex/ UFU e SESC /MG.

Projeto de Uberlândia se destaca em concurso cultural e precisa de seu voto!

5/19/2008 02:57:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

O Concurso Cultural Levi´s Be Original busca e premia obras originais e criativas em várias categorias: música, fotografia, artes visuais, estampa ou texto.


Asas de Papel é um projeto paralelo de Djalma (Coletivo de Produção Cultural GOMA), Lucas (baixista da banda Fadiga), Guilherme e Bucca. Os caras vêm se encontrando no estúdio do Cheba (banda 8bits), que está produzindo e gravando faixas de um futuro EP.

Para surpresa de alguns, essa canção não tem nada de rock´n´roll, e sim uma bela nuance de samba e bossanova.
Confira o som aqui: http://www.levisbeoriginal.com.br/#finalists/5.

O projeto Asas de Papel se destacou na seleção do concurso e está concorrendo como FINALISTA DO MÊS DE MAIO.

Agora é com a gente. A votação pela net dura até o dia 28 de maio e é super simples.
Só preencher um cadastro e escolher o som de Uberlândia.

Para mais informações acesse: http://www.levisbeoriginal.com.br/#about

Mas afinal o que é zine?

5/19/2008 12:34:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

(capa do zine de Junho - em breve a edição na íntegra)

Bem, zine é um periódico (nem sempre periódico) – um impresso – que divulga informações de uma forma alternativa aos grandes custos da produção jornalística (leia-se: jabá) da grande mídia.

O Zine *, do Goma, coordenado por Daniel Caldeira, é produzido coletivamente em oficinas, como a que ocorreu no último sábado, dia 17, para a produção da edição de junho. Essas oficinas funcionam da seguinte forma:

São apresentadas várias revistas, de onde saem as idéias, os desenhos, as colagens, os conteúdos que se espalham por todo o zine.

Discutimos um tema, uma pauta, que possa orientar nosso olhar sobre as revistas.

Cada participante realiza uma parte do zine, com papel, tesoura e cola, gerando no final algo integrado e polissêmico.

Participaram dessa última oficina, além do Daniel, Karina Paim, Fernanda Amaro, Lucas Laender e Ana Maria Bernardes.

Para a edição de julho, esperamos contar novamente com esta equipe e também com novas adesões, de pessoas interessadas em produzir mídias alternativas.

Obrigado por participarem desta construção coletiva!

=)

Daniel (contatos imediatos: dcmelo@gmail.com)

Caverna Punk apresenta o 2º CULTURA EM PESO

5/18/2008 11:47:00 AM - Goma - Cultura em Movimento


CORJA (GO)
V8 (UDI)
ANIMAIS NA PISTA (UDI)
SOUL STONE (UDI)
MATA-BURRO (TO)
URBAN CANNIBALS (GO)

a partir das 16h
no GOMA - Floriano Peixoto 12
Entrada apenas 5 reais.