COLETIVO GOMA MODA LANÇA COLEÇÃO OUTONO/INVERNO 2008

4/26/2008 10:39:00 AM - Goma - Cultura em Movimento

O desfile de Moda do Goma lançará a nova coleção Goma Moda e marcará o início de parcerias do Goma com marcas independentes da cidade - Brechó Betty Davis, Pantalones Gringas e Ateliê Halo - na idéia de fortalecer a produção de moda de Uberlândia e região, mantendo cada marca sua individualidade e seus próprios pontos comerciais.
As marcas, cada uma a seu modo, seguem as tendências Outono/Inverno 2008. O mundo e sua diversidade vêm sendo a inspiração em todas as estações. Nesse sentido, a proposta do Goma e seus parceiros é valorizar o artesanal, o feito a mão. A reciclagem de matérias de outras coleções com uma nova roupagem, assim como a mistura de materiais rústicos e nobres marcam essa preocupação com uma moda sustentável.


O QUE? Desfile Coletivo GOMA MODA
QUANDO? Sábado, 26 de abril
ONDE? GOMA - FlorianoPeixoto, 12
QUANTO? Entrada Franca

GOMA, MODA ALTERNATIVA E CONSCIENTE

4/26/2008 10:15:00 AM - Goma - Cultura em Movimento

Alternativa porque oferece um produto reinventado, seja ao fazer da roupa industrial um suporte para a criação, seja ao renovar a roupa usada, ampliando o conceito de novo.
Consciente por entender que todo consumo causa um impacto social, ambiental e até mesmo pessoal. Por isso criamos um tipo de moda que se inspira na arte de buscar a beleza, ao mesmo tempo que se compromete com as grandes idéias do nosso tempo, assumindo uma postura de empreendimento economicamente sustentável, socialmente justo e ecologicamente correto.

HOJE, 25/04, Ninguém sai do GOMA vivo!

4/25/2008 07:28:00 PM - Goma - Cultura em Movimento


Promoção Lista Amíga: poste este flyer em qualquer canto da internet (orkut, fotolog, blog, etc) e pague apenas R$5 pela entrada!

Uma performance rock-teatral ou um happening?

4/25/2008 06:28:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

“Ninguém sai daqui vivo!” é uma livre adaptação para o teatro de poesias, textos e fatos biográficos de Jim Morrison, criada e vivida pelo ator Fransérgio Araújo e trilha sonora de Djdu.K.

A encenação segue as idéias do homem-teatro Antonin Artaud, com a ruptura de separação entre platéia e palco, público e ator, realidade e espetáculo, pois Jim Morrison rompia essas dicotomias ao pular do palco em meio ao público. Assim, optou-se pelo espaço cênico sem cadeiras e nem palco italiano. Ator, público e DJ pisam o mesmo chão e envolvem-se como num happening, e são também conduzidos ao distanciamento, tendo suas relações questionadas por meio da metalinguagem. Assim, cria-se um ritual de envolvimento e distanciamento, que possibilita percebemos os sentidos da arte de Jim Morrison.


"Ninguém Sai Daqui Vivo!" no Goma – 25/04
É primeira vez que o Goma disponibiliza seu espaço para uma apresentação de teatro, cumprindo seu propósito de diversificar as atividades do espaço.
A apresentação em caráter de “ensaio aberto” não deixa de ser uma apresentação pra valer, apenas mostra os primeiros passos do processo de elaboração do trabalho, mas com toda consistência de uma peça acabada.

Eduardo Bernardt e Djdu.K
A discotecagem do Djdu.K após a peça garante boa animação à festa e segura o beat dançante com clássicos do glitter rock, funk, soul, samba, disco, pop... Tem: Funkadelic, Sly And Family Stone, Jorge Ben, David Bowie, Marvin Gaye, Chic, Stevie Wonder, Talking Heads, Gilberto Gil, Blondie, PIL, Bauhaus, B-52’s, Tim Maia, Supertramp, Roxy Music, T. Rex, Gary Glitter, Edy Star, Secos & Molhados, Testículos de Mary, New Order, The Clash, Black Rio, Gal Costa, Stooges, Robert Fripp, etc.

Fransérgio Araújo

Fransérgio Araújo começa no teatro em sua cidade natal, Uberlândia, MG, onde chegou a ser presidente da ATU - Associação de Teatro de Uberlândia, em 1993. Em 1995, muda-se para São Paulo a convite de Zé Celso Martinez Corrêa e participa de todos os espetáculos da Cia Teatro Oficina Uzina Uzona, incluindo Bacantes de Eurípedes, Hamlet de Shakespeare, Ela de Jean Genet e Os Sertões de Euclides da Cunha.

Conheça outras faces de Jim Morrison... só hoje NIGUÉM SAI DAQUI VIVO!

4/25/2008 06:08:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

James Douglas Morrison (Melbourne, Flórida, 8 de dezembro de 1943 – Paris, 3 de julho de 1971) foi estudante de cinema, escritor de livros de poesia e ficou realmente conhecido como Jim Morrison, vocalista e poeta da banda The Doors (1966 – 1973).

Sua poesia o coloca alinhado com Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire e Edgar Allan Poe, possuindo influências do pensamento do filósofo alemão Frederich Nietzche e do homem-teatro Antonin Artaud. Sua poética trata da mais dura realidade sobre a humanidade, questiona a sociedade de consumo e a cultura de massa, a favor da celebração intensa da vida em confronto com suas dificuldades e sacrifícios.

Com os The Doors, amplificou-se o alcance de sua poesia, causando muita controvérsia. Formou-se uma multidão de admiradores e messiânicos, enquanto a indústria cultural estava mais interessada em apenas vender diversão. A atitude de Jim Morrison foi tentar jogar com a situação e manter-se íntegro. Recusou, então, ser visto como um messias, mas havia muita incompreensão e confusão. Recusou, também, a banalização do puro entretenimento e foi atacado com ridicularizações pela imprensa. Jogou-se em performances mais ousadas e libertadoras, jogou ainda mais poesia na cara de todos, e vieram os processos judiciais e a perseguição nas cortes de seu país. Por fim, abandonou a banda e foi para Paris para se manter como poeta.

Em 1991, foi lançado o filme The Doors, de Oliver Stone, com Val Kilmer no papel de Jim Morrison. O filme ajudou a reavivar a celebração do mito Jim Morrison e levou a uma reedição da discografia de sua banda, para uma nova geração de admiradores que vinha se formando. Mas o filme não proporcionou quase nenhuma via de entendimento e aprofundamento do sentido das atitudes ou da arte de Jim Morrison, exibindo-o praticamente como um rebelde mimado e um excessivo suicida.

No viés oposto ao filme se coloca o espetáculo teatral “Ningúem sai daqui vivo!”, uma livre adaptação de poesias, textos e fatos biográficos de Jim Morrison, criada e vivida pelo ator Fransérgio Araújo, com trilha sonora a cargo de Djdu.K, que a construiu por meio de mashups, ou seja, a recombinação de trechos de músicas dos The Doors.

A encenação firma-se conceitualmente no teatro de Antonin Artaud pela ruptura da “quarta parede”, que separa platéia e palco, público e ator, realidade e espetáculo, do mesmo modo que Jim Morrison rompia essas dicotomias, ao pular do palco para o meio do público. Portanto, nesse espetáculo não há cadeiras nem palco italiano: ator e público pisam o mesmo chão, onde também pousa o Djdu.K, que permanece em cena como representação da banda de Jim Morrison atualizada em dj, mas um dj ogan do ritual teatral, como aquele que é escolhido para se manter consciente durante o ritual, que não entra em transe mas se mantém conectado espiritualmente.

Nessa estrutura, os elementos do espetáculo – público, ator, mito e personagem – envolvem-se, muitas vezes como num happening, e são conduzidos ao distanciamento, tendo suas relações questionadas através da metalinguagem. Assim, cria-se um ritual de envolvimento e distanciamento, que possibilita perceber os sentidos da arte de Jim Morrison.

E hoje tem MAHAMUDRA !

4/24/2008 08:10:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Quinta feira Alto Astral
a partir das 22h
Entrada 5 reais

P.S.: Tem que vir com disposição pra dançar muito!

Parceria GOMA e Bordadeiras do Morada Nova: inventando moda

4/24/2008 02:50:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

TRABALHO DE BORDADEIRAS DO BAIRRO MORADA NOVA CHEGA AO CENTRO DA CIDADE

O bairro Morada Nova, localizado a 20 km do centro de Uberlândia, abriga uma população em torno de 12.000 habitantes. Possui infra-estrutura precária e outras vulnerabilidades sociais, como a baixa renda da população, além de ser pouco assistido pelas políticas públicas municipais.
Contudo, em meio ao complexo perfil, o trabalho de um grupo de bordadeiras do bairro está sendo resgatado e valorizado. O Goma, em parceria com a assistente social Graziela Zocal, vêm priorizando o grupo de bordadeiras do bairro Morada Nova como mão-de-obra para a confecção de seus produtos. O trabalho, que teve início com três pessoas, já conta com cerca de 20 moradores do bairro.
A iniciativa começou em novembro de 2007 e tem contribuído para o aumento da renda das famílias e, principalmente, para o resgate dos valores da cultura mineira. Agora, o desafio é fortalecer o grupo e a comunidade para a organização de uma Associação de Bordadeiras e o desenvolvimento de parcerias que visem o aprimoramento do trabalho.

1º Festival GOMA: Uberlândia articulada!

"Desde a sua concepção, o 1º Festival GOMA de Música Independente enquanto encerramento da 2ª Semana Articulada - ciclo periódico de palestras, debates, oficinas e workshops realizados no QG da cultura independente uberlandense, GOMA Cultura em Movimento - tinha a clara pretensão de mostrar a que veio, ao Circuito Fora do Eixo e à própria cidade de Uberlândia, nosso coletivo recém-fundado.

Tendo esta idéia sempre em mente, o trabalho despendido por todos os membros do Coletivo GOMA nestas últimas semanas foi enorme, como não poderia deixar de ser. Esforços merecidamente recompensados ao fim de toda a labuta. (...)"

Mais impressões sobre o festival que movimentou a cena independente mineira neste feriado prolongado na Via Marginal

Expediente: Victor Maciel - GOMA Comunicação

Porcas Borboletas na estrada

Envolvidos nas gravações das trilhas-sonoras de dois longas-metragens nacionais, "Nome Próprio", de Murillo Salles, irmão do Walter, e "Augustas", de Francisco César Filho, filho de Francisco, mas não irmão do Zezé, o Porcas Borboletas se prepara para uma maratona de três shows, em três cidades diferentes, na próxima semana. No domingo, 27 de abril, a primeira parada é São Paulo, onde a banda representará o Festival Jambolada no Palco ABRAFIN da Virada Cultural, que contará com os principais nomes do circuito independente brasileiro.

Na quarta-feira, 30 de abril, a banda volta ao Triângulo Mineiro, para tocar na Expozebu, em Uberaba. Pelo mesmo palco ainda passam os uberabenses do Acidogroove e DCV, os uberlandenses do Pifarinha e os acreanos do Los Porongas, numa abertura inédita à música independente na maior feira de gado zebu do mundo.

Encerrando a jornada, a banda estará de volta a Belo Horizonte, dia 3 de maio, sábado, mais uma vez no palco da Conexão Vivo. A operadora mudou de nome, mas a proposta do evento continua a mesma, de fomentar a cultura no Estado do Minas Gerais.

Foto: Renato Reis - Fora do Foco (SP)
Expediente: Victor Maciel - GOMA Comunicação

VANDALUZ (PTM) no Rio de Janeiro!

A banda Vandaluz, da nossa vizinha Patos de Minas, é, certamente, uma das mais promissoras do cenário independente mineiro. Atração dos últimos festivais Jambolada e Grito Rock (Uberlândia e Brasília), os patenses lançaram seu 1º álbum - "Ascende" - no início do mês e já cairão na estrada. Amanhã, 24 de abril, desembarcam no Rio de Janeiro. A banda é convidada do "Projeto Geringonça", que inclui, além de música, dança, teatro, poesia, moda, artes plasticas, etc. A apresentação será no teatro do SESC Tijuca, a partir das 17hs.

Este projeto acontece uma vez por mês no teatro do SESC e conta com músicos de expressão no cenário nacional, como Otto, Black Allien, Pedro Luis e a Parede, Rogério Skylab, entre outros.
Vandaluz é a primeira banda de fora do estado do Rio de Janeiro que é convidada a participar do projeto.

Expediente: Victor Maciel - GOMA Comunicação

Filomedusa - do ACRE para UBERLÂNDIA

4/20/2008 10:57:00 AM - Goma - Cultura em Movimento

O Festival GOMA mostra hoje duas bandas de destaque no novo cenário do Circuito Fora do Eixo, Juanna Barbêra (UDI) e Filomedusa (AC):

Os compadres do Juanna Barbêra, daqui de Uberlândia, prometem mais um memorável tiroteio de música, teatro e poesia.

Juanna no Escombro - rádio Universitária

Na primeira da Tour que percorrerá as cidades de Cuiabá, Goiânia, Uberlândia e São Paulo, Filomedusa já é considerada uma das revelações do circuito, recebendo amplos elogios da imprensa especializada por onde quer que passem. Confira a reportagem sobre a turnê no Portal Fora do Eixo.

Filomedusa em turnê: chegou a hora do GOMA.


Festival GOMA no domingo, a partir das 20h:

FILOMEDUSA (AC)
JUANNA BARBÊRA (UDI)
ALLIANCE (BH)
OUTRA CHANCE (UDI)
FADIGA (UDI)

Horários e preços no www.gomacultura.org/festival