Festival Goma 2010 lança Edital de Inscrição para Prévias Seletivas

Realizado pela primeira vez em 2008, ainda no primeiro ano de atividades do Coletivo Goma, o Festival Goma chega, em 2010, à sua terceira edição consolidado no Calendário Mineiro de Festivais Independentes. Com formato ampliado neste ano, além de contar com um line up composto por 20 bandas de vários estados brasileiros, o evento também abrigará a Semana do Audiovisual (SEDA) de Uberlândia durante os dias 16 e 21 de agosto.


Macaco Bong (MT) no Festival Goma 2009.

Além de fomentar o cenário de Uberlândia, o Festival Goma 2010 já mobiliza artistas de outras cidades. A Casa Fora do Eixo, de Cuiabá (MT), sediou, nos dias 29 de maio e 5 de junho, duas Prévias que indicaram as bandas Veniversum e Lufordi para a grade de shows do festival. Agora, chegou a vez das Prévias de Uberlândia.

Nos próximos dias 17 e 24 de julho, o Espaço Goma recebe 10 bandas que disputarão, por meio do voto do público, 4 vagas na programação do festival. As inscrições podem ser feitas de acordo com o Edital de Inscrições publicado no link: http://u.nu/64q4c

Sexta, 18/06: EVERYBODY DANCE NOW 90's


18/06 sexta EVERYBODY DANCE NOW
Resgatando os saudosos e ordinários anos 90!
@thiagoloreto (SQUARED-ME)
@isadoracosta
@victorbarao (SCRIPTEASE)
@emi_pe
22h $5 com nome na listagoma@gmail.com

Sábado tem NOITE FORA DO EIXO no Goma!


Este mês, a Noite Fora do Eixo no Goma traz dois nomes da cena independente regional e uma revelação musical psicodélica de São Paulo. São três shows que representam uma nova safra da música brasileira e que são viabilizados pela 4ª Tour Fora do Eixo Minas-SP, projeto que começou nesta quinta e alcançará a incrível marca de 12 shows em 11 dias!

Conheça melhor as atrações:

Porcas Borboletas


Porcas Borboletas é hoje o maior representante da cena indie mineira. Produziu o primeiro disco "Um carinho com dentes" em 2004 e impressionou nos palcos com uma presença irreverente e performática. Em 2009, lançou o segundo disco "A Passeio" através do Compacto.Rec - projeto mensal de lançamento musical em rede - que obteve mais de 3 mil downloads, destaque na imprensa especializada (a música "Menos" ficou entre as 25 melhores músicas nacionais segundo a revista Rolling Stone Brasil) e proporciou à banda presença em diversos palcos do país como Goiânia Noise, Feira da Música Brasil, Jambolada, Calango e Festival Contato.

Ouça: porcasborboletas.com.br


Vandaluz



"Queremos apenas mudar o mundo e já que não somos eternos, que seja por um segundo". Vandaluz vem de Patos de Minas e é sem estilo, nem desconstrução, é palpite do coração! Vândalos da música, lanterna que nus conduz, caminhando pro céu, deixando o desrespeito na cruz. São 3 músicos, 1 boêmio e 1 poeta que pretendem divulgar trabalhos de apelo crítico, com a ingênua intenção de estimular a liberdade de se fazer arte com responsabilidade e alegria, pensar e até influenciar a cultura brasileira. O único conceito que define os trabalhos da banda é o de ela não se preocupar com o conceito. As apresentações são marcadas por performances teatrais, poesia e é claro, música.

Ouça: myspace.com/bandavandaluz


Os Relpis






Sonoridades antropofágicas, lirismos carnavalescos, bossa nova transcedentralizada, psicodelia de esquina, filosofia animalesca, tropicalismo umidecido e comicismo trágico. A banda Os Relpis nasceu em outubro de 2008, na cidade de Aracoara. Quem guia essa farra toda é Garboso Pavão, com sua fala voz ora triste, ora satirizada. Com ele, Ell Ninho Barone acrescenta seus encordoados junto aos de Kito de La Costa, que aproveita para experimentar outras sonoridades. E com grave maestria, Caiubi Mani toca o baixo em alto e bom som. Temperando esse caldo musical, Dara Ohdara junto de Rafael Sabêdeuz e Marquinho D'zion comandam as percussões e afins, garantindo assim, a harmonia fantástica disso tudo.

Ouça: myspace.com/osrelpis


Serviço:


Noite Fora do Eixo
Shows: Porcas Borboletas, Vandaluz e Os Relpis (SP)
Onde:
Espaço Goma (Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro)
Quando: Sábado, 19 de junho de 2010, a partir das 22h
Ingressos: $5 com nome na listagoma@gmail.com ($7 na porta)

Uganga é uma das atrações do Marreco's Fest em Brasília neste fim de semana

Banda fará show de aquecimento para sua primeira turnê européia que acontece em setembro


U-Ganga em show no Goma - Foto por Hick Duarte

A banda mineira de thrashcore UGANGA desembarca em Brasília neste fim de semana. O grupo será uma das atrações da nona edição do Marreco's Fest, o maior festival de heavy metal da capital do Brasil e de todo Centro-Oeste.

Além do UGANGA, também se apresentam outras atrações de peso como o cantor norte-americano Tim "Ripper" Owens (ex-Judas Priest e Iced Earth), Almah, Mystifier, Dark Avenger, Flammea, etc. São ao todo 20 bandas divididas em dois palcos.

"Ficamos muito felizes com o convite pra tocar no Marreco's Fest", comemora Marco Henriques, baterista do UGANGA. "Já tínhamos ouvido falar muito bem do festival, e pra gente será uma ótima oportunidade de apresentar nosso novo CD na capital do país. A expectativa é muito boa e estamos indo na sede pra fazer um show matador!"

O Marreco's Fest acontece neste sábado, dia 19 de junho, a partir do meio-dia, no Brasília Camping Show (Setor de Áreas Isoladas Norte, entre o Detran e o Setor Militar Urbano). O UGANGA se apresenta às 18h10.

Formado em 1993 pelo vocalista Manu Joker (ex-Sarcófago), o UGANGA é considerado um dos principais expoentes do metal/hardcore feito no Triângulo Mineiro. Em setembro a banda embarca para Europa. Até o momento já são seis datas confirmadas em países como Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha e Portugal.

Vol 3: Caos Carma Conceito é o terceiro e mais novo álbum do UGANGA. O disco foi produzido por Riti Santiago no Distrito Federal e mixado na Alemanha por Harris Johns (Sepultura, RDP, Voivod, Kreator, Cro-Mags, etc). Distribuído no Brasil pela Free Mind, Goma Discos e Incêndio Discos, Vol 3: Caos Carma Conceito está sendo lançado este mês em toda Europa pela gravadora Metal Soldiers Records de Portugal.

Move That Jukebox: Fonografando #5

Para quem não sabe, eu (Hick Duarte, fotógrafo e membro do núcleo de comunicação do Goma) mantenho uma coluna semanal no blog de música indie Move That Jukebox, onde procuro falar de novidades e destaques da cena independente nacional. É a Fonografando.


Na última atualização (que rolou ontem, 16/06), a coluna abordou isso aqui:

Curtiu? Então clique aqui e confira o post completo!

GOMA FOTOS: flickr.com/gomacultura

É no Flickr (flickr.com/gomacultura) que você encontra a cobertura fotográfica de todos os eventos que rolam no espaço. Nossa galeria virtual é atualizada semanalmente, registrando e eternizando tudo o que se passa pela casa da nova música brasileira em Uberlândia.

Confira os últimos álbuns:



Bazar Goma @ 10/06/2010 - Ver todas as fotos


Terra Celta - Goma @ 04/06/2010 - Ver todas as fotos


Brown-Há (DF) @ Goma - 04/06/2010 - Ver todas as fotos


Bazar Naftalina Fina - Goma @ 13/05/2010 - Ver toda as fotos

Mais fotos em flickr.com/gomacultura!