Hoje: GANJA GROOVE (SP) de volta ao GOMA ROOTS


OUÇA: www.myspace.com/ganjagroove

Grito Rock Uberlândia começa a sair da garganta!

A programação da Edição Uberlândia do GRITO ROCK AMÉRICA DO SUL 2009 está quase fechada. Faltando pouco mais de um mês para o festival, já podemos anunciar os primeiros nomes, dentre os quais figuram desde personagens marcantes a grandes promessas da cena indie nacional, mineira e local dos últimos anos.

Black Drawing Chalks (GO) toca no dia 21

De velhos conhecidos a novidades para o público local, do dia 19 ao dia 21 de fevereiro, contaremos com a volta à cidade das bandas BLACK DRAWING CHALKS (GO) - um dos melhores shows do Festival Udi Rock Scene 2008; grande revelação da efervescente cena rocker de Goiânia -, NUDA (PE) - de volta à cidade após rodarem festivais e casas de shows de todo o país, com ótima aceitação de público e crítica - e ACIDOGROOVE (MG) - uma das gratas surpresas do Festival Jambolada 2007; às vésperas do aguardado lançamento de seu primeiro álbum.









Nuda (PE) e Acidogroove (MG) também estão confirmados

De outros estados, chegam à cidade pela primeira vez, MADAME MIM (SP) e O GARFO (CE); de Minas Gerais, teremos STEREOTAXICO (BH) e UMEAZERO (Montes Claros), além das locais OPHELIA AND THE TREE e "DOM CAPAZ".

E esta lista ainda vai aumentar. Aguarde...

ROCK UBERLANDENSE TIPO EXPORTAÇÃO

O Grito Rock América do Sul é o maior festival integrado que se tem notícia em todo o mundo. Isto significa uma intensa circulação de bandas pelo território nacional e sulamericano enquanto o festival é realizado em cerca de 50 cidades.


Algumas bandas uberlandenses já se preparam para cair na estrada. É o caso do "Dom Capaz" (foto), que aproveitará os shows nas edições de Uberlândia e Cuiabá para lançar seu primeiro EP. Cuiabá também receberá pela primeira vez a uberlandense Ophelia And The Tree, enquanto 8 Bit Instrumental segue rumo a Goiânia Rock City, também pela primeira vez.

Foto Black Drawing Chalks: Aline Mil
Foto Nuda: Divulgação
Foto Acidogroove: Divulgação
foto "Dom Capaz": Marco Nagoa

CANASTRA (RJ) volta ao GOMA em fevereiro!

Um dos shows mais aclamados e empolgantes de 2008 estará de volta ao GOMA, mês que vem. Trata-se da "big" band carioca CANASTRA. O próximo 14 de fevereiro será dia de suar, dançar, pular e cantar ao lado da guitarra de Renato Martins, do contrabaixo acústico de Edu Vilamaior, da guitarra, do trompete e do banjo de Fernando Oliveira, do trombone de Marco Serragrande, dos saxofones de Daniel Vasques e da percussão e bateria de Rodrigo Barba (ele mesmo!).

Pra relembrar e já ir entrando no clima, segue um vídeo da primeira passagem deles pelo GOMA, em junho de 2008:



Foto: João Gabriel Salomão

Hoje @ GOMA: EVERYBODY DANCE NOW! (90's)

O Mapa Fora do Eixo


Foi lançado na última quarta, 14 de janeiro, o Catálogo Circuito Fora do Eixo 2009, mapeamento que aponta 85 pontos de produção espalhados pelas 5 regiões do Brasil, além de Argentina, Uruguai e Bolívia, que desenvolveram ações integradas à rede no último ano.

Este é o primeiro catálogo oficial lançado pelo Circuito e deve facilitar tanto os contatos quanto a visualização das diversas rotas Fora do Eixo, além de evidenciar, de forma inédita, a ampla articulação promovida pelo Circuito, já extrapolando o território brasileiro.

Mais informações no Portal Fora do Eixo.

Hoje tem mais GOMA MODA JAM

1/15/2009 07:18:00 PM - Goma - Cultura em Movimento


Mais info: www.coletivodemodagoma.blogspot.com

Conversa de Botequim apresenta GNOMUS VERDES FRITOS (SP)

Formada em 2006 por estudantes moradores da República Gnomus em Bauru (SP), GNOMUS VERDES FRITOS se apresenta hoje pela primeira vez na terra natal do vocalista, guitarrista e gaitista Berna Blues Boy.

Recém-chegada de uma turnê pelo litoral baiano, a banda tem se consolidado no circuito universitário paulista com seu "Rock Reggeado a Samba Funkeado", não exatamente nesta mesma ordem.

2º Udi HC e 4º Touro anunciam atrações

O Coletivo Uberlândia Hardcore já divulgou parte da programação de seu 2º evento, com formato similar ao primeiro. As novidades são que, além dos debates e shows com bandas da cena local, o 2º Udi HC contará com exposição de artes plásticas e bandas de fora.

No próximo dia 1º de fevereiro, no GOMA, o evento tem início a partir das 15h com a exibição e debate do documentário "AfroPunk", de James Spooner, além da exposição dos trabalhos do artista plástico Arlen Costa. Em seguida, shows com as bandas PLASTIC FIRE (RJ) - que, ao lado da uberlandense DYF, participa da Coletânea Internacional GANG FRIENDS SIN FRONTERAS, da Jondogo Records, do Peru, com lançamento previsto para 31 de janeiro -, FÔLEGO (Patos de Minas) e duas bandas locais, a definir.

Plastic Fire (RJ) confirmado no 2º Uberlândia Hardcore

As bandas interessadas em completar esta grade devem estar dispostas a contribuir com a produção do evento, que resgata a filosofia "Do It Yourself" do HC/Punk. Para tanto, é necessário enviar e-mail até amanhã, 15 de janeiro, para hardcoreudi@gmail.com informando o interesse (e o porquê do mesmo) em participar do evento e repassando, se for o caso, MySpace, resenha ou outros registros.

IV TOURO MECÂNICO anuncia bandas locais

Enquanto isso, o 4º Touro Mecânico - Contracultura do Cerrado anunciou as bandas A170 (foto) e ANIMAIS NA PISTA, fechando a programação do evento que acontece no próximo domingo, 18 de janeiro, no GOMA. Como já havia sido divulgado aqui no blog na última sexta, GALINHA PRETA (DF) completa a trinca da programação.


Foto Plastic Fire: JMauro Pimentel

foto A170: Tati Rangel

A Abrafin quer saber a sua opinião


A Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes - está realizando uma pesquisa a fim de levantar opiniões de todos os envolvidos na cadeia produtiva da música independente - consumidores, artistas, produtores, agentes de mídia, etc - que acompanharam os festivais filiados em 2008 - entre eles, o uberlandense Jambolada.

O resultado tem divulgação prevista para março deste ano, quando deve ser apresentado o Relatório Abrafin 2008 que apontará as principais qualidades e defeitos dos festivais, ponto de partida para eventuais melhorias na entidade e definição do perfil de seus associdados, além de envolver o público neste processo.

O questionário requer menos de 5 minutos para ser respondido, participe!

VANDALUZ (PTM) é destaque na Coluna NOVO SOM

A coluna Novo Som, um dos principais canais de divulgação da música independente na mídia impressa nacional, publicada todo sábado por Adreana Oliveira no caderno "Revista" do Jornal Correio de Uberlândia, destacou, no último sábado, 10 de janeiro, "um dos nomes de bandas mais falados de Patos de Minas, capital do milho."

Trata-se do VANDALUZ, destaque da nova música independente mineira e um dos principais articuladores do Circuito Mineiro de Música Independente via Coletivo Peleja.

Sob o título "De Patos de Minas para o Brasil", a coluna destaca a meteórica projeção da banda desde o primeiro show nas Prévias do Jambolada 2007 até a realização do Festival Marreco em sua terra natal, mês passado.


Confira clicando aqui

Foto: Gabriel CZ