Sábado tem Goma Groove Night com Laboratório Jack e Tributo a James Brown


Terra Celta (PR) e Brown-Há (DF) de volta ao Goma dia 04/06!

Clique no flyer para ampliá-lo


Música celta, indie rock e muita farra formam a combinação da noite dessa sexta-feira (04/06) no Espaço Goma, a casa da nova música brasileira em Uberlândia. De um lado, os paranaenses do Terra Celta voltam a Uberlândia para um dos shows mais quentes, animados e banhados a cerveja que essa casa já apresentou. Do outro, os brasilienses do Brown-Há, nova promessa do rock independente da capital do Brasil, passando pela segunda vez na cidade. A festa começa a partir das 22h e o ingresso antecipado você garante por R$10, na Loja Goma (aberta de segunda a sexta, das 13h às 18h).

Conheça melhor as bandas que se apresentam nesta sexta (04/06), no Goma:

Terra Celta (PR)



Música celta com tempero brasileiro!

Misture melodias celtas tradicionais, rock, MPB, folk, rap, moda de viola, baião e outros estilos, adicione pitadas generosas de bom humor e letras satíricas, e sirva tudo em apresentações divertidas e contagiantes. É com essa receita que o Terra Celta vem criando uma nova linguagem musical, uma linguagem sem tribos, rótulos ou definições onde não existem limites para que as apresentações tornem-se sempre animadas algazarras.

Há 4 anos na estrada, o grupo leva aos expectadores músicas da Escócia e Irlanda, além de composições próprias, com letras que enaltecem o que deve ser enaltecido...a Cerveja, a Alegria e as Donzelas, não exatamente nesta ordem...

Ouça: myspace.com/terracelta

Brown-Há (DF)



O Brown-há vem de Brasília e apresenta um trabalho autoral com letras bem sacadas, combinadas com arranjos característicos e eficientes, capazes de agradar os mais diversos tipos de ouvidos. Há quatro anos na estrada e com um EP de seis faixas na bagagem, a banda coleciona apresentações em grandes festivais e não se limita às fronteiras brasilienses. Conta em seu histórico com apresentações em cidades como Goiânia/GO, Anápolis/GO, Pirenópolis/GO, Inhúmas/GO, São Paulo/SP, Uberaba/MG, Uberlândia/MG, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Macapá/AP, Mazagão/AP, Belém/PA, Novo Hamburgo/RS e Belo Horizonte/MG.

Embalados por influências que vão do rock britânico atual ao rock setentista que marcou época, o lema do quinteto é só um: Viva o Rock’n Roll. Aliando diversão a profissionalismo, o Brown-há tem mostrado porque é uma das grandes promessas da cena brasiliense

Ouça: myspace.com/brownha

Serviço:

GOMA apresenta TERRA CELTA (PR) e BROWN HÁ (DF)
Quando: Sexta-feira, 04/06/10, a partir das 22h
Onde: Espaço Goma (Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro)
Ingressos: R$10 antecipado, na Loja Goma

Vernissage nesta quinta-feira é primeira ação da Arte Engomada

Após expor uma série de artistas visuais locais com diferentes propostas desde a inauguração do Espaço Cultural Goma, a Galeria Goma dá início a uma nova fase no mês de junho. Gerida, a partir de agora, pela Arte Engomada, recém-formado núcleo de Artes Visuais do Coletivo Goma, a Galeria recebe nesta quinta-feira, 3 de junho, a partir das 20h00, a vernissage que inaugura a exposição "Relicário para um pequeno léxico de palavras", de Lucas Lopes e Ale Magalhães.

Criada com o objetivo de oxigenar o cenário de Artes Visuais de Uberlândia, mantendo o compromisso de abertura da Galeria Goma para novos artistas e ainda explorar outros espaços para intervenções dentro e fora do Goma, a Arte Engomada já nasce intrinsecamente conectada ao Circuito Fora do Eixo, o que deve potencializar ainda mais suas atividades, uma vez que, embora tenha iniciado suas ações no setor da música, esta rede de gestão cultural - presente em mais de 50 cidades do Brasil e da Argentina - já começa a pautar novas linguagens artísticas em suas ações.

A primeira exposição deste novo momento da Galeria Goma traz justamente dois artistas que estão à frente da Arte Engomada, Lucas Lopes e Ale Magalhães, estudantes de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia que terão seus trabalhos expostos durante todo o mês de junho. "Relicário para um pequeno léxico de palavras" vem como um cartão de visitas destes artistas que agora passam a atuar também como gestores e curadores destes espaços para intervenções artísticas.

O próprio nome da exposição já deixa este conceito evidente. Lucas e Ale trazem para a Galeria Goma uma série de obras concebidas por ambos nos últimos anos, ainda que não exista relação ou diálogo imediato entre as peças.

No entanto, os artistas vêem possibilidade de diálogo entre estas obras a partir do momento em que passam a compor dois acervos pessoais. "Consideramos (a exposição) um relicário pois são obras que possuem memórias e certo valor afetivo agregado. Entendemos que o conjunto delas norteiam nosso processo artístico e de produção", analisa Lucas. Ao colocar-se estas coleções lado a lado, consolida-se de uma identidade que, a partir de então, passa a dialogar com o própio espaço e seu público.


Goma sedia debate e Noite Cultural da 3ª Semana do Meio Ambiente de Uberlândia



Teve início nesta nesta segunda-feira, 31 de maio, a 3ª Semana do Meio Ambiente, realização da Câmara de Vereadores, das Secretarias Municipais de Cultura e Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) que ocupará vários espaços da cidade até o próximo dia 11 de junho. Em pauta, diversos tópicos como legislação ambiental, políticas públicas e transversalidades do tema com, por exemplo, a saúde e a cultura.

Na quarta-feira, 2 de junho, a partir das 19h30, o evento chega ao Espaço Goma para uma discussão sobre "O encontro da cultura com o meio ambiente". Mediado pela jornalista Adreana Oliveira (editora do caderno Revista, do jornal Correio de Uberlândia), a mesa redonda contará com a participação de estudantes da Escola Estadual Messias Pedreiro e será composta pelas exposições de 4 painéis:

"Processos criativos e responsabilidade nas intervenções", por Maíra Miller, do Coletivo Peleja, de Patos de Minas, e Talles Lopes, do Coletivo Goma, de Uberlândia;
"Cultura e educação ambiental", por Mônica Debs, Secretária Municipal de Cultura, e Raquel Mendes, Secretária Municipal do Meio Ambiente;
"Os princípios da Carta da Terra", por Terezinha Carrara, do Movimento Carta da Terra;
"O resgate dos símbolos e códigos afro-ancestrais - A afirmação de identidade afro-cultural na difusão da consciência ambiental", por Luiz Cézar (Nanã Buruquê).

Após os debates, às 21h30, sobem ao palco da casa os músicos Enzo Banzo (Porcas Borboletas), Daniela Borela, EmCantar e convidados.

No ocasião, o Goma ainda inaugura seu sistema de coleta seletiva de resídios, primeiro passo de uma readequação com o objetivo de redução do impacto ambiental provocado pelas ações realizadas no espaço.

Confira a programação completa da 3ª Semana do Meio Ambiente no Portal da Prefeitura Muncipal de Uberlândia.

Sexta, 02/07: DANCE! the Moonwalk


SEXTA | 02/07 | DANCE! THE MOONWALK
Discotecagem:






23h30 | $7 com nome nalistagoma@gmail.com

Encontro em São Paulo discute atual mercado da música no Brasil

Discussões acaloradas em blogs, provocações em diversos espaços de debate e repercussão até em veículos de imprensa tradicionais não deixam dúvidas - passada a crise vertiginosa da indústria fonográfica na primeira década do século XXI, a música brasileira entra agora, definitivamente, em um novo e crucial estágio, o de polarização ideológica no processo de reconstrução de toda esta cadeia produtiva.

Mas quais são as proposições e quais os protagonistas deste debate? Nesta segunda-feira, 31 de maio, o Studio SP - cujo sócio, Ale Youssef, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes (Casas Associadas) na última segunda-feira, 24 de maio - recebe uma série de figuras importantes neste contexto, tais como Pena Schmidt, Carlos Eduardo Miranda, Pablo Capilé e Fabio Pedroza (Móveis Coloniais de Acaju), para se esclarecer os diferentes posicionamentos e opiniões no Atual Mercado da Música no país.



O debate acontece a partir das 18h00 e terá transmissão ao vivo da Web Rádio Fora do Eixo. Secretário Geral da Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafin) e Coordenador de Planejamento do Coletivo Goma, Talles Lopes está em São Paulo e trará, em breve, para este blog, uma análise deste e de outros importantes encontros da cadeia produtiva musical independente que vem acontecendo Brasil afora nos últimos dias.

Comunicado: cancelamento do evento Cabaret Bang! Bang!

Uberlândia, 30 de maio de 2010.

O Coletivo Goma - Cultura em Movimento vem comunicar o cancelamento do evento Cabaret Bang! Bang!, o qual se realizaria neste domingo, 30 de maio, em nosso Espaço Cultural.

A banda Hillbilly Rawhide, que se apresentaria nesta noite, teve problemas em seu translado de Belo Horizonte - onde se apresentou ontem - para Uberlândia e, infelizmente, não possui condições de chegar em tempo para o show no Goma. Em função disto, nossa produção não teve outra opção a não ser cancelar o evento, uma vez que este perdera sua principal atração.

Lamentamos profundamente o ocorrido e esperamos a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Goma - Cultura em Movimento