Goma sedia debate e Noite Cultural da 3ª Semana do Meio Ambiente de Uberlândia



Teve início nesta nesta segunda-feira, 31 de maio, a 3ª Semana do Meio Ambiente, realização da Câmara de Vereadores, das Secretarias Municipais de Cultura e Meio Ambiente e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) que ocupará vários espaços da cidade até o próximo dia 11 de junho. Em pauta, diversos tópicos como legislação ambiental, políticas públicas e transversalidades do tema com, por exemplo, a saúde e a cultura.

Na quarta-feira, 2 de junho, a partir das 19h30, o evento chega ao Espaço Goma para uma discussão sobre "O encontro da cultura com o meio ambiente". Mediado pela jornalista Adreana Oliveira (editora do caderno Revista, do jornal Correio de Uberlândia), a mesa redonda contará com a participação de estudantes da Escola Estadual Messias Pedreiro e será composta pelas exposições de 4 painéis:

"Processos criativos e responsabilidade nas intervenções", por Maíra Miller, do Coletivo Peleja, de Patos de Minas, e Talles Lopes, do Coletivo Goma, de Uberlândia;
"Cultura e educação ambiental", por Mônica Debs, Secretária Municipal de Cultura, e Raquel Mendes, Secretária Municipal do Meio Ambiente;
"Os princípios da Carta da Terra", por Terezinha Carrara, do Movimento Carta da Terra;
"O resgate dos símbolos e códigos afro-ancestrais - A afirmação de identidade afro-cultural na difusão da consciência ambiental", por Luiz Cézar (Nanã Buruquê).

Após os debates, às 21h30, sobem ao palco da casa os músicos Enzo Banzo (Porcas Borboletas), Daniela Borela, EmCantar e convidados.

No ocasião, o Goma ainda inaugura seu sistema de coleta seletiva de resídios, primeiro passo de uma readequação com o objetivo de redução do impacto ambiental provocado pelas ações realizadas no espaço.

Confira a programação completa da 3ª Semana do Meio Ambiente no Portal da Prefeitura Muncipal de Uberlândia.

0 comentários: