Noite Fora do Eixo apresenta: Macaco Bong, Porcas Borboletas e Ophelia And The Tree

Juntos na estrada desde o dia 8 de dezembro, as bandas Macaco Bong (MT) e Porcas Borboletas (MG) têm encarado uma maratona de shows por nove estados brasileiros na primeira Turnê Fora do Eixo, ação da Agência Fora do Eixo que ainda deve desbravar vários cantos do país, mostrando a nova cara da música brasileira e propagando um novo modo de se gerir cultura no país. No próximo sábado, 19 de dezembro, este giro nacional chega a Uberlândia, com estas que são duas das bandas que mais se apresentaram nesses dois anos de Espaço Goma, em uma noite que contará ainda com a não menos ativa no cenário local, Ophelia and The Tree.


MACACO BONG (MT)

myspace.com/macacobong | foto: Renato Reis

Certamente uma das bandas independentes que mais têm circulado o território nacional na atualidade, o power trio matogrossense Macaco Bong é uma das maiores inovações surgidas na música brasileira nos últimos anos, seja na estética, seja em seu modo de gestão. Aclamado como o melhor disco de 2008 pela Revista Rolling Stone Brasil, "Artista Igual Pedreiro" traz um rock instrumental baseado na desconstrução de arranjos, aliando a linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz, fusion e pop. Presença constante nos principais festivais do país, contando também com apresentações na Argentina e no Canadá, a banda integra o Espaço Cubo, coletivo de Cuiabá membro do Circuito Fora do Eixo, considerada a maior rede de cultura livre do país, empenhada em desenvolver um novo paradigma para a gestão cultural com base em princípios de Economia Solidária.

PORCAS BORBOLETAS (MG)


porcasborboletas.com.br | foto: Roberto Chacur

Você, cidadão da Terra da Farinha Podre, já ouviu este nome. Porcas Borboletas é, sem dúvidas, o maior representante que o rock 'n' roll uberlandense pariu nos últimos dez anos, pelo menos. Com dois álbuns lançados, a banda já circulou pelos maiores festivais de música independente do país. O segundo disco, "A Passeio", recheado de participações especiais - de Arrigo Barnabé a Leandra Leal -, foi lançado em agosto pelo Projeto Compacto.REC, da Fora do Eixo Discos, já contabilizando quase quatro mil downloads. Nestes últimos quatro meses, a banda já passou por nada menos que treze estados brasileiros na turnê de lançamento do novo trabalho e fecha o ano tocando em casa, comemorando os dois anos do Goma.

OPHELIA AND THE TREE (MG)


myspace.com/opheliaandthetree | foto: Hick Duarte

Grande revelação da cena local, Ophelia And The Tree tem pouco mais de um ano de vida. No entanto, um currículo no qual já consta presença em grandes festivais Brasil afora, como Jambolada (Uberlândia/MG), Contato (São Carlos/SP), Grito Rock América do Sul (Uberlândia/MG e Cuiabá/MT), Release Alternativo (Goiânia/GO), Escambo (Sabará/MG) e Goma (Uberlândia/MG). A banda, que alia indie e folk a um delicado vocal feminino, prepara seu primeiro álbum cheio para o próximo ano, com lançamento pelo selo inglês Curve Music.

Serviço:

Discotecagem: Hick Duarte
Quando: Sábado, 19/12/2009, às 22h
Onde: Espaço Goma (Av. Floriano Peixoto, 12)
Ingressos: $7 (envie seu nome completo para listagoma@gmail.com)
Mais informações e sorteio de ingressos: twitter.com/gomacultura

"Pra música independente, o Fora do Eixo foi a coisa mais importante que aconteceu", diz Skylab


Rogério Skylab em show no Goma - 13/06/2009


A visita ao Espaço Goma em junho foi um dos momentos mais marcantes de 2009 para Rogério Skylab. É o que relata o músico em seu blog oficial, o Godard City, ao reafirmar em um texto de retrospectiva que é o Circuito Fora do Eixo o projeto mais preparado para promover e incentivar a música independente no país.

Trecho do post:

Uma (...) coisa que me marcou definitivamente foi ter entrado em contato com o GOMA de Uberlândia e consequentemente o Movimento Fora do Eixo. Acho mesmo que pra música independente, esse movimento foi a coisa mais importante que aconteceu. E a tendência é crescer cada vez mais, articulando-se com os pontos mais distantes do país. Sugiro a entrevista que fiz com a galera do GOMA e que está transposta aqui no blog. http://godardcity.blogspot.com/2009/06/circuito-fora-do-eixo-goma.html#links

Porcas e Borboletas, por exemplo, é uma banda que vem de Uberlândia, afinada a esse movimento, e lançou disco recente com participação de Arrigo Barnabé entre outros convidados. Não preciso dizer mais nada. Outra banda que nasceu das entranhas do Fora do Eixo é o Macaco Bong. Se fosse só isso a música independente, estaríamos ao menos bem encaminhados. Mas não é.


Skylab dá prosseguimento ao texto apresentando suas impressões sobre a atual cena de música independente no país, mencionando o jabá como um grande obstáculo e a Internet como ferramenta fundamental para a profusão da música livre. Clique aqui e leia todo o post, vale a pena.

Viralatas Blues Band abre mais uma temporada do Conversa de Botequim

Tem início hoje mais uma temporada do Conversa de Botequim. A partir das 21hrs, no Goma Bar, a noite é de blues com VIRALATAS BLUES BAND. A entrada, só R$3 ou GC3!

Nesta sexta, Festa da Amarelinha recebe duas grandes revelações do independente mineiro


Goma apresenta: Graveola e o Lixo Polifônico + Pequena Morte - Fotos: Divulgação

A cena musical independente de Minas não pára de revelar talentos. Em 2009, principalmente em decorrência das articulações do Circuito Fora do Eixo, muitas bandas de nosso estado se projetaram nacionalmente hoje ocupam posições de real destaque na nova música brasileira.

Graveola e o Lixo Polifônico e Pequena Morte são dois belos exemplos dessa história. Nesta sexta, essas bandas vêm a Uberlândia celebrar os dois anos do Coletivo Goma - Cultura em Movimento e apresentar o que de mais interessante Belo Horizonte tem a nos oferecer quando o assunto é música independente brasileira. Brasileira e misturada, já que as influências musicais das duas atrações da próxima Festa da Amarelinha vão de samba a ska, passando pelo folk e pelo reggae, numa mistura incrivelmente harmônica e dançante.


Graveola e o Lixo Polifônico


Graveola ao vivo no Festival Jambolada Especial Arte na Praça - Foto: Hick Duarte


Dizer que o Graveola volta a Uberlândia "atendendo a pedidos" não é puro discurso marqueteiro. A banda arrancou suspiros e elogios de todos os que puderam assistir ao seu show no último dia do Festival Jambolada 2009, que aconteceu em conexão com o Arte na Praça. Desde então, a divertida "Insensatez" (que você pode conferir ao vivo no vídeo abaixo) tem sido frequentemente cantarolada por muitos uberlandenses e está prestes a ser entoada ao vivo novamente, numa noite que tem tudo pra ser uma das mais agradáveis da história do Espaço Goma.

Assista: Graveola e o Lixo Polifônico - Insensatez (Festival Outro Rock)



"Altamente influenciados pelo baixo calão das rádios FM e pelos discos de música erudita comprados em bancas de revista, Graveola cria em suas canções uma mistura de gêneros que parecem, simultaneamente, algo que você já ouviu, mas que é incrivelmente original e prazeroso". É assim, com um único e aclamado disco lançado em dezembro de 2008, que o Graveola volta à Uberlândia: atendendo a pedidos reais.


Pequena Morte


Pequena Morte ao vivo no Festival Garimpo, n'A Obra - Foto: Divulgação

Euforia e catarse musical. É o que promete e o que cumpre a banda Pequena Morte quando o assunto são as suas apresentações ao vivo. "Do Rock ao Baião, do Jazz ao Ska, do Reggae ao Trance, do Funk ao Clube da Esquina", influências que a banda relata no MySpace, a Pequena Morte começa a conquistar seu espaço no cenário independente nacional com a proposta de misturar ritmos diversos e fazer de cada show uma verdadeira festa - nada mais coerente com a ocasião. Para comemorar o seu aniversário de dois anos, o coletivo Goma tem o prazer de apresentar nesta sexta uma banda que já dá passos sólidos na história da música mineira e nacional e que tem tudo pra impressionar ainda mais em 2010.

Assista: Pequena Morte - Tudo Bem (ao vivo no Depo - Riga/Letônia)



Webflyer:

Clique no flyer para ampliá-lo.




Serviço:

Festa da Amarelinha apresenta: Graveola e o Lixo Polifônico e Pequena Morte
Discotecagem: Guará
Quando:
Sexta-feira, 18/12/2009, às 22h
Onde: Espaço Goma (Av. Floriano Peixoto, 12)
Ingressos: $7 (envie seu nome completo para listagoma@gmail.com)
Mais informações e sorteio de ingressos: twitter.com/gomacultura

Fora do Eixo pelo Nordeste


Nas fotos: Ney Hugo (Macaco Bong) e Danislau Também (Porcas Borboletas)

O Circuito Fora do Eixo está, definitivamente, desbravando o país. Desde o início de novembro, uma série de ações alinhadas à Agência Fora do Eixo vem sendo estudadas e praticadas em prol da propagação da idéia de um novo modelo para se produzir e gerir música no Brasil.

A primeira dessas ações é a turnê que as bandas Macaco Bong e Porcas Borboletas organizam pelo nordeste do país, já tendo passado até o momento por Fortaleza (show numa terça-feira no Hey Ho Rock Bar, público acima da expectativa), Natal (cidade que se encaixou nas rotas da turnê de última hora e marcou essa empreitada nordestina), Recife (os shows aconteceram durante a Feira Música Brasil, onde, segundo Pablo Capilé, o Macaco Bong "retirou elogios de todos e tocou pro maior público da vida deles"), Campina Grande, João Pessoa (recorde de público na história do Espaço Mundo) e Maceió.

As experiências, as histórias, as fotografias e os relatos dos músicos que estão participando da turnê você pode conferir no blog da Turnê Fora do Eixo. Vale lembrar que, neste sábado, quem recebe Porcas e Macaco Bong somos nós, da cidade de Uberlândia, durante a Noite Fora do Eixo no Espaço Goma. Mais informações estão disponíveis na coluna à direita.

Fotos Criolina - Especial Goma 2 Anos!














Toda as fotos: flickr.com/gomacultura