Sábado, 22/05: Noite Fora do Eixo Especial Bananada 2010

Clique no flyer para ampliá-lo:


Pela segunda vez em menos de dois meses, o Espaço Goma promove uma nova convergência de turnês Fora do Eixo. Mas dessa vez a proposta é mais ousada: quatro rotas da nova música brasileira estarão se encontrando em Uberlândia neste sábado, 22 de maio, quando receberemos as bandas Camarones Orquestra Guitarrística, do Rio Grande do Norte, Rinoceronte, do Rio Grande do Sul, Nublado e Sex on the Beach, ambas da Paraíba.

Os dois primeiros nomes do line-up vem dos extremos opostos do país. Camarones e Rinocerontes integram o line-up do Festival Bananada, uma realização da Monstro Discos que a cada ano se reafirma como um evento-chave para a música independente brasileira. Por outro lado, os shows que Nublado e Sex on the Beach fazem no Goma no mesmo dia são parte da agenda da turnê Invasão Paraibana, que percorrerá cinco estados brasileiros a partir desta quinta (20).

É nesse contexto de convergência de rotas e misturas sonoras que apresentamos cada uma das atrações da próxima Noite Fora do Eixo no Goma:

Camarones Orquestra Guitarrística (RN)



O Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda potiguar de música instrumental calcada no rock.

No final de 2007, o Camarones surgiu com o objetivo de fazer uma música instrumental, divertida e dançante. A banda, que lançou em maio de 2010 um CD homônimo, mistura rock, ska, punk, reggae, temas de desenhos animados e filmes, enfim, tudo o que contribuir para produzir uma sonoridade interessante e um show empolgante.

Com quase 3 anos anos de estrada, a banda vem fazendo shows em festivais importantes como Abril Pro Rock (Recife, Abril/2010), DoSol Música Contemporânea (2009, Natal/RN), Recbeat (2009, Recife/PE), DoSol (2008, Natal/RN), Rock Cordel (realizado pelo BNB nas cidades de Sousa/PB, Juzeiro/CE e Fortaleza/CE), Festival Nordeste Independente (Natal/RN), Chamada Carnavalesca do Rock (2009, Natal/RN) e Mundo (2008, João Pessoa/PB).

Ouça: myspace.com/camaronesorquestraguitarristica

Rinoceronte (RS)


A Rinoceronte, de Santa Maria, é uma das boas promessas da cena independente gaúcha. Dona de uma sonoridade que remete tanto ao hard rock setentista quanto ao stoner rock contemporâneo, a banda tem despertado atenção com shows arrasadores e letras que passam ao largo dos clichês do famigerado "rock gaúcho".

Escalada para a coletânea Fora do Eixo 2009, a banda lançou em setembro, dia 12, o seu primeiro registro oficial, um EP auto-intitulado contendo 4 faixas gravadas nos estúdios da Marquise 51, de Porto Alegre. Primeiramente disponível apenas para download, logo o trabalho ganha lançamento e distribuição nacional pela parceria Fora do Eixo Discos/A Alvo Distribuidora.

Ouça: myspace.com/rinoceronterock

Nublado (PB)



Disse Claudio Szynkier, do Trama Virtutal: "É indie rock com dramaticidade bem calcada no Radiohead, no Muse, que esbarra numa espécie de pós-grunge e, em sua "melodiosidade", encontra pares contemporâneos no compatriota Pública e em bandas canadenses como o Malajube e o Karkwa. Guitarras fortes bem tramadas são portanto o que você pode esperar no EP Voo Livre".

Com apenas 6 meses de existência a banda gravou seu primeiro EP em março de 2008, homônimo, contendo 3 músicas, e foi a partir deste trabalho que conseguiu atrair a atenção do público, produtores e mídia. O quarteto já passou por importantes eventos, como o Festival Mundo 2008 (PB), Festival Rock Cordel 2008 (CE), Festival Grito Rock 2009 (PB) e no Festival DoSol WarmUp 2009 (RN). Em maio de 2009 é lançado o segundo EP, "Voo Livre", gravado no estúdio DoSol, em Natal (RN).

Ouça: myspace.com/bandanublado

Sex on the Beach (PB)



O Sex on the Beach foi formado em janeiro deste ano em Campina Grande, com o nome tirado do famoso drink que Marlo, Diogo Pafa (guitarra), Rômulo Omena (guitarra) e Tonny Lira (bateria) dão a receita no primeiro EP da banda, o divertidíssimo "Wanna some Sex On The Beach?". “Vodca”, “Cranberry juice”, “Orange juice”, “Pineapple juice” são algumas das faixas, e dos ingredientes para o drink. “Cranberry juice” traz uma ótima versão para “É proibido fumar”, de Roberto e Erasmo. Os campinenses fazem surf music instrumental, conforme reza a tradição.

Ouça: myspace.com/sexonthebeachsurf

Serviço:

Noite Fora do Eixo Especial Bananada 2010
Shows: Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Rinoceronte (RS), Nublado (PB) e Sex on the Beach (PB).
Data: Sábado, 22 de maio de 2010, a partir das 22h
Local: Espaço Goma (Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro)
Ingressos: $5 com nome na listagoma@gmail.com
Sorteio de ingressos: via twitter @gomacultura

U-Ganga anuncia novas datas da turnê européia

Press-Release enviado por Eliton Tomasi



Em setembro o UGANGA embarca para Europa. A banda mineira de thrashcore fundada em 1993 pelo vocalista Manu Joker (ex-Sarcófago), desembarca no velho mundo para promover seu novo trabalho, "Vol 3: Caos Carma Conceito". O álbum é o terceiro da carreira da banda, foi mixado na Alemanha por Harris Johns (Sepultura, RDP, Voivod, KREATOR, etc) e está sendo lançado em toda Europa pela gravadora Metal Soldiers Records de Portugal.

A primeira excursão européia do UGANGA terá início no dia 03 de setembro com um show no De Rots em Antwerpen, Bélgica. No dia seguinte tocam no The Frontline, em Ghent, também na Bélgica. No dia 11/09 a banda se apresenta na Suíça no Tibis Downstairs em Worblaufen, região de Berna, e no dia 18/09 participam do Razorblade Festival em Datteln, na Alemanha.
Já estão confirmadas também duas novas datas, dia 22/09 no El Loco Club em Valência, na Espanha, e dia 25/09 no Side B Lounge Live Club em Benevente, Portugal.

"Estamos todos muito empolgados com essa tour", comenta Manu Joker. "Estamos nos preparando com muita dedicação e energias positivas para representar Minas Gerais e o Brasil no velho continente. Após 16 anos de estrada e várias tours no país , finalmente vamos mostrar nosso som para os gringos. Conseguimos agendar umas paradas muito legais e ainda participar de um festival tradicional como o Razorblade na Alemanha. Vamo que vamo!"

Outras datas da turnê serão anunciadas em breve.

Mais informações:

http://www.myspace.com/uganga
http://www.twitter.com/uganga
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1407368
http://www.fotolog.com/u_ganga
http://www.fotolog.com.br/incendiodiscos
http://metalsoldiersmagazine.blogspot.com/

Compacto.REC lança Coletânea Grito Rock América do Sul 2010

head por Compacto.REC.

Faixas dos shows realizados e documentários colaborativos são as atrações do mês do projeto da Fora do Eixo Discos.

Grito Rock Brasília 2010 - Público por Coletivo  Esquina.
Grito Rock Brasília 2010.

Em fevereiro deste ano, aproximadamente 80 cidades do Brasil e de outros países vizinhos realizaram suas edições do Festival Integrado Grito Rock América do Sul 2010. Foi uma maratona de produção - pensar de forma ampla a divulgação, circulação, viabilidade e outros vários pontos de uma ação coletiva desse porte, que no fim acabou por provar que um Circuito totalmente integrado é possível.

Agora, a frente de distribuição Fora do Eixo Discos apresenta o material coletado nestas cidades, com o Combo Grito Rock 2010: Áudios e Documentários do GR América do Sul 2010. São ao todo 9 faixas de áudio e 15 episódios do Grito Doc - documentário produzido em 15 cidades nas quais o festival foi realizado - cada um com foco em uma particularidade do festival.

O Circuito Fora do Eixo



O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Rio Branco (AC), e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota.

Daí, iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são de cidades provenientes da Argentina, Bolívia e Uruguai) e também o Festival Fora do Eixo, que em 2010 contou com duas edições, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Nevilton por Rafael Côvre.
Nevilton (PR) no Grito Rock Sorocaba.

O Compacto.Rec

O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). No segundo semestre de 2009, o projeto foi retomado, tendo lançado, desde então, álbuns das bandas Porcas Borboletas (MG), Boddah Diciro (TO), Rinoceronte (RS), Linha Dura (MT) Johnny Suxxx (GO), Nevilton (PR) e, recentemente, Uganga (MG). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.

Sobre o CD



O CD é composto pelas 9 faixas, das edições Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Patos de Minas (MG), Ribeirão das Neves (MG), Sabará (MG), São Carlos (SP) e Sorocaba (SP), com bandas como Monograma (Belo Horizonte) e Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos). Já os documentários, que foram lançados durante e pós o festival, são dividos em 15 episódios com temas como Produção Colaborativa, Hospedagem e outros detalhes da estrutura dessa ação integrada.


Acesse o blog do COMPACTO.REC e baixe agora:

Sábado tem Grupo de Leitura!

(Clique no flyer para ampliá-lo)

"A Pura Essência da Singularidade" - Confira artigo sobre o Dom Capaz no Portal Rockwave


O Dom Capaz, banda local ligada ao Coletivo Goma, foi pauta de um entusiasmado artigo no Portal Rockwave, site e rede social sobre música de São Paulo.

O texto e intitulado "A Pura Essência da Singularidade", assinado por Diogo Gregório, destrincha e analisa de forma positiva todo o lado estético da banda, chegando a apontar o Dom Capaz como "uma das maiores e mais poéticas inovações que nosso país pariu nos últimos anos". A letra da canção "Dependência", do EP Meio Tanto de Atenção, toma boa parte da página e parece ter servido de inspiração para o surgimento do artigo.

Confira:

Caros amigos,

Desde que fui convidado a escrever aqui, descobri que a cena underground de nosso país era bem mais rica do que esses neurônios confabulavam. Bom, assim sendo, tomei pra mim o vício de sair por aí clicando em myspace´s, buscando blog´s, sites ou qualquer outra fonte que pudesse embebedar estes ouvidos sedentos por boa música. E foi numa dessas empreitadas que pude me deparar com o excelente trabalho da Dom Capaz.

Continue lendo aqui.

Aos embalos desse reconhecimento constante e de toda a revigoração no trabalho de comunicação da banda, que agora conta com um novo baixista (Felipe Tavares, O Lenhador/Blog Idearium), o Dom Capaz segue este fim de semana para Brasília, onde se apresenta no Festival Martelada, realizado pelo Coletivo Esquina e pela banda Velhos e Usados. Clique aqui e saiba mais sobre a participação da banda no evento.

Faça o download gratuito do álbum de estreia do CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA

O Camarones Orquestra Guitarrística, banda do Rio Grande do Norte que se apresenta no Goma neste sábado (22) ao lado de outras três promissoras bandas na Noite Fora do Eixo, colocou o seu álbum de estréia na íntegra para download, em link divulgado no MySpace.

Baixe o disco e já vai aquecendo os motores para o show de sábado, no Goma, em uma noite repleta de misturas sonoras que tem tudo para entrar para a história da casa!

Para fazer o download, clique na imagem abaixo:


Aproveite e curta também o vídeo-release oficial da banda, com entrevista e apresentação das músicas "Cabron", "Sweet Família Adams" e um medley do Ramones com "Cretin Hop" e "Rockway Beach":



E para melhorar, ainda tem sorteio de ingressos rolando no twitter!
 Clique aqui e saiba como participar!



22/05 sábado | NOITE FORA DO EIXOEspecial BANANADA 2010 (GO)
4 bandas Fora do Eixo rumo a um dos maiores festivais da NOVA MÚSICA BRASILEIRA!CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA (RN) rock instrumental
RINOCERONTE (RS) stoner rock
NUBLADO (PB) indie rock
SEX ON THE BEACH (PB) surf music
22h | R$5 com nome na listagoma@gmail.com