Goma tem novos "Acessos" nessa sexta!

O Goma dá início hoje ao itinerário a ser percorrido por "Acessos", intervenção artística que passará por uma série de locais da cidade nos próximos dias. A ideia consiste basicamente em introduzir uma nova forma de interação com o espaço urbano, quebrando a obviedade e inércia de um corriqueiro passeio pela cidade.


Saiba mais sobre "Acessos":

A freqüência de elementos arquitetônicos contemporâneos que nos conduzem a momentos e que não existem em um imaginário formal - criado nas relações de apropriação do espaço ou na memória referente a dado lugar - se referem a uma necessidade real de transposição pública e que por suas características de implantação segregam e selecionam. “Acessos” é a representação da reflexão desenvolvida sobre esses definidores espaciais, apoiada na tendência urbana atual que se aproxima de uma programação formalizada. Esses elementos de transposição se tornam realmente coletivos quando todos os passantes utilizam este recurso como meio para seus deslocamentos cotidianos. Desta forma, “acessos” é tridimensionalizado em um conjunto de módulos de madeira, seguindo normas de acessibilidade e levado às ruas com diferentes combinações, gerando, assim, novos caminhos a percursos banais.

Crinograma das intervenções:

data horário local
18.09 9:00 - 18:00 Av. Floriano Peixoto (em frente "Goma - Cultura em Movimento)
19/21.09 7:00 - 6:00 Rua Santos Dumont (em frente Uberlândia Clube)
21/22.09 7:00 - 6:00 Praça Tubal Vilela (próximo pontos de ônibus Av. Afonso Pena)
22/23.09 7:00 - 6:00 Esquina Av. Belo Horizonte com Av. Raulino Cotta Pacheco (em frente a Sociedade São Vicente de Paulo)
23/24.09 7:00 - 6:00 Av. Vasconcelos Costa (Shopping Center Sul)
24/25.09 7:00 - 6:00 Rua das Gameleiras (em frente Cemitério Bom Pastor)
25/26.09 7:00 - 6:00 Área verde Bairro Jardim das Palmeiras (entre Alamedas Bertoldo Antônio Borges e Luiza Águida Borges)

Goma Moda em dobro vai até amanhã!

O Goma Moda em Dobro vai até AMANHÃ, na Loja Goma, aberta de segunda a sexta, das 9:00 às 19:00. Comprando um produto, você ganha outro!

Além de grifes de diversos estados, a Loja Goma possui um amplo catálogo de CDs, DVDs, livros, materiais de bandas e coletivos de todo o Brasil.

Coletivo GOMA na Revista Noize #27

A 27ª edição da Noize, a maior revista brasileira gratuita sobre música, é especial "Brasil Independente" e traz uma matéria de quatro páginas sobre a história e o funcionamento dos coletivos de gestão cultural espalhados pelo país.

Capa da Revista Noize #27

O texto, assinado por Bruna Radaelli, traz menções sobre o Espaço Cubo, o Lumo Coletivo, o Macondo, o GOMA, a Abrafin, o Circuito Fora do Eixo e o Festival Grito Rock, além de abordar questões como o espírito colaborativista que conecta os coletivos, as ideias que fundamentam as ações do circuito e os festivais que movimentam a cena.

Sobre o GOMA, a Noize disse o seguinte:

Em Minas Gerais, o coletivo GOMA tem suas origens em Uberlândia há mais de dez anos, com o surgimento dos primeiros movimentos culturais organizados dentro da Universidade Federal de Uberlândia. Em pouco mais de um ano e meio de existência consolidada como coletivo cultural, o GOMA já realizou cerca de 250 shows de bandas de todas as regiões do Brasil e de outros países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça. Além disso, assumiu a produção do Festival Jambolada (maior festival de música independente do Estado) a partir de 2008. Também sediou duas edições do Grito Rock América do Sul e foi responsável por uma série de oficinas, debates, palestras, exposições de fotografia, audiovisual, moda e artes plásticas em seu espaço cultural. Um verdadeiro exemplo de estruturação e desenvolvimento sólido de um cenário cultural.

Leia essa e todas as outras matérias da Noize #27 na íntegra pelo noize.com.br.

Cobertura GOMA do Festival Vaca Amarela 2009


No último final de semana, o coletivo Goma esteve em Goiânia Rock City para fazer a cobertura do Festival Vaca Amarela, que em sua oitava edição levou Trilöbit, Canastra, MUGO, Deadfish e outras 26 bandas independentes de todo o país para os palcos do tradicional Martin Cererê.

Isso sem contar uma série de jornalistas, produtores, comunicadores e gerentes de casas associadas que também participaram do evento ministrando palestras e compondo mesas redondas durante a Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções.

A resenha dos principais shows, uma análise geral do evento no contexto do Fora do Eixo Goiás e muito mais você confere na matéria de cobertura completa que publicamos no Portal Fora do Eixo. Acesse e deixe seu comentário!

Inscreva a sua banda no Prévias Jambolada 2009!

A edição 2009 do Festival Jambolada acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro. Grandes nomes da música independente nacional já têm participação confirmada e chegou a hora de definir duas bandas que subirão ao palco para representar a cena uberlandense no evento.


Pelo Prévias Jambolada, serão escolhidas duas bandas locais para tocar no festival. Dez bandas serão convocadas para tocar nas seletivas que acontecem no GOMA, nos dias 2 e 3 de outubro. Para se inscrever, a banda precisa ter perfil no site do Conexão Vivo e enviar um e-mail com o link para jambolada@conexaovivo.com.br até o dia 25 de setembro.