Hoje tem bazar na Loja Goma!

Por Cleusa Bernardes - Goma Moda

Estilo, criatividade e originalidade sempre estiveram na Loja Goma, um espaço aberto para as novas ideias de moda como manifestação cultural. Assim, o Brechó, que é uma forma alternativa de se trabalhar com roupas e acessórios, acontece mais uma vez no espaço da loja, oferecendo produtos divertidos, conceituais e baratíssimos!

Além disso, peças maravilhosas da estilista Meiriane estarão disponíveis, com preços especiais.

Independentes no VMB 2009

Recentemente, o blog do Coletivo Pegada, Ponto Fora do Eixo em Belo Horizonte (MG), publicou uma matéria interessante sobre a quantidade de bandas independentes concorrendo na edição deste ano do Video Music Awards Brasil, o famoso VMB da MTV. Na matéria, a repórter Camila Cortielha aponta para a verdadeira invasão dos indies na premiação, da qual estão de fora de apenas três das cerca de 20 categorias musicais.

Macaco Bong no Jambolada 2008. No VMB, a banda concorre na categoria "Instrumental"

É notório que a música independente tem ocupado cada vez mais espaço na própria grade da emissora. No entanto, por ser a MTV um dos principais veículos propagadores do mainstream tanto aqui no Brasil, quanto na gringa, o fato de aparecerem tantas caras "novas" na lista de indicados ao VMB não deixa de ser uma - grata - surpresa.

Não é de hoje que a grande indústria fonográfica tem passado por uma crise profunda, talvez a maior em toda sua história. Enquanto isso, o mercado independente tem crescido cada vez mais, à medida em que movimentos e associações como o Circuito Fora do Eixo, a Abrafin e as Casas Associadas apontam novas alternativas e novos paradigmas para a cadeia produtiva da cultura.

Fica, então, a dúvida: seria esta "invasão" só mais uma nova onda hype ou um indício de que a música brasileira tem, definitivamente, uma nova cara e um novo DNA no que diz respeito a seus modelos de gestão e visão de mercado?

Confira a matéria no blog do Coletivo Pegada!

Foto: Hick Duarte

Goma informa: Novidades estão por vir!

8/30/2009 06:25:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

O coletivo Goma vem a público comunicar a paralisação de nossos eventos noturnos até a primeira semana de outubro. Os motivos são diversos: remetem à reestruturação interna de nossas frentes de trabalho e à própria pré-produção da edição 2009 do Festival Jambolada.

Percebemos que Uberlândia conta hoje com agentes produtivos organizados nas mais diversas áreas artísticas, os quais podem, de forma muito mais efetiva e constante, tanto dialogar com nosso coletivo quanto ocupar nosso espaço cultural. Nesse contexto, estamos trabalhando na formalização do Instituto Goma Cultural, a fim de solidificar nossa proposta enquanto um espaço multicultural gerido por um coletivo pautado em princípios de Economia Solidária e em cotidiana sintonia com a rede de trabalhos do Circuito Fora do Eixo.

Este também será um momento para repensarmos o modelo de organização e atuação dos nossos núcleos internos de trabalho, que hoje se dividem em Planejamento Estratégico, Administrativo/Financeiro, Projetos, Comunicação, Produção, Sonorização, Moda, Distribuição, Mapeamento/Pesquisa e Captação de Recursos.

O processo de reestruturação interna do Goma passa também pelo campo da programação. Novas parcerias estão sendo construídas, ao mesmo tempo em que nosso quadro de eventos se reconfigura. Isso se dá a partir de uma cuidadosa reflexão acerca de um ano e oito meses de experimentações no que tange à ocupação deste espaço, historicamente tão importante para a cena cultural independente e autoral da cidade.

Vale lembrar que o Goma, ao lado do Valvulado - Cultura Amplificada, também dedica este período à pré-produção do Jambolada, evento que, em Minas Gerais e no Brasil, tem assumido posição de destaque entre os festivais de música independente e que para este ano já tem novas datas confimadas, entre os dias 21 e 25 de outubro.

Aproveitamos ainda para convidar todos os agentes culturais da cidade para participar da Apresentação do Re-Cultura a Uberlândia, uma iniciativa política da CUFA (Central Única de Favelas) para repensar a forma como se produz e se difunde cultura pelo país na atualidade. O Goma sediará o evento no dia 9 de setembro. Maiores informações podem ser encontradas no blog do Re-Cultura, No blog da CUFA-MG Uberlândia e em breve por aqui também.

Eventos noturnos voltam a movimentar o espaço somente a partir da primeira semana de outubro, mas até lá é possível acompanhar o que acontece de mais relevante na cena cultural independente da região e do país aqui por este blog. Lembrando também que nossa loja, Ponto de Distribuição do Circuito Fora do Eixo, continua funcionando normalmente, de segunda a sexta, das 9h às 19h, com um amplo catálogo de materiais de bandas, grifes e coletivos culturais de todo o Brasil.

Estes têm sido dias de profunda imersão e constantes reuniões no Goma. Estamos concentrando esforços e direcionando nossas atividades para poder fazer cada vez mais jus ao lema deste coletivo: Cultura em Movimento.

Atenciosamente,
GOMA Cultura em Movimento