De 6 a 8 de agosto: HC REUNION no GOMA

O espaço GOMA - Cultura em Movimento tem o orgulho de sediar entre os dias 6 e 8 de agosto a sexta edição do HC REUNION, festival dedicado à cultura hardcore e que desde 2004 reúne bandas locais e grupos já consagrados do meio para tocar em Uberlândia, com o intuito de movimentar e fortalecer a cena local de música independente. Baseado nesses princípios, o HC REUNION promoverá em 2009 uma noite de debate e duas de shows, no que promete ser um prato cheio para os fãs do estilo em Uberlândia e região.


Além das discussões sobre o significado do hardcore como música e como postura na sociedade (que rolaram ontem, 6/8), o HC REUNION levará nada menos do que doze bandas de todo o Brasil para o palco do GOMA, entre elas as internacionalmente reconhecidas e aclamadas pela crítica musical DFC e DECEIVERS.

Conheça melhor as doze atrações do HC REUNION 2009.

SEXTA-FEIRA (07/08/2009)

LEILA LOPES (GO)
De Goiânia Rock City para Uberlândia, o LEILA LOPES promete embalar os presentes no HC REUNION com um hardcore agressivo, enérgico e irreverente.

MUGO (GO)



Acumulando elogiadas participações em festivais como o Vaca Amarela, Grito Rock, Goiânia Noise e Bananada, a banda MUGO é um dos destaques dessa edição do HC Reunion e vem a Uberlândia em ritmo de lançamento do seu primeiro álbum completo, "GO TO THE NEXT FLOOR".

Ouça: myspace.com/mugobr

BURY ME WITH MY MONEY (DF)


Tendo início em meados de 2007 e com um som que mescla hardcore e death metal, o BURY ME WITH MY MONEY vem do Distrito Federal e, agora com uma formação mais sólida, busca se consolidar de vez na cena underground brasileira.

VENIAL (MT)


A matogrossense VENIAL já acumula mais de quatro anos de estrada e vem a Uberlândia participar dessa edição do HC REUNION como uma proposta clara e concisa: misturar elementos do thrash/death metal com o verdadeiro hardcore.

Ouça: myspace.com/venialmetalhc

ESQUIVA (MG)

Formada no segundo semestre de 2008, a banda segue a linha do hardcore melódico mineiro e vem conquistando seu espaço na cena hardcore de Uberlândia e região.

Ouça: myspace.com/esquivarock

BEYOND THE SWAMP (MG)

Hardcore, death metal, trash metal e influências como At The Throne Of Judgment, Dead Man In Reno e Dance Gavin Dance. Essas são as principais referências da banda BEYOND THE SWAMP, formada logo após o fim da consagrada FUERZA.

SÁBADO (08/08/2009)

DECEIVERS (DF)


Uma das atrações mais esperadas do HC REUNION, o DECEIVERS vive agora um momento auge em sua carreira. Em 2006, lançaram o álbum "Everbreathe", que recebeu honrosos elogios pela crítica musical do mundo inteiro e cuja faixa-título rendeu um videoclipe recém-lançado na MTV Brasil.

Ouça: myspace.com/deceivers

DFC (DF)


Considerada a grande atração dessa edição do HC REUNION, o DFC vem se apresentar em Uberlândia trazendo na bagagem uma turnê europeia de 28 shows em 12 países e uma discografia de sete álbuns já lançados.

Ouça: myspace.com/dfc

MINOTTAURO (SP)

MINOTTAURO surgiu em meados de 2008 no interior de São Paulo e hoje roda o país mostrando seu hardcore pesado, agressivo e contemporâneo e explorando caminhos de sucesso na cena underground nacional.

PHANTOCHE (GO)


Fundada em 2005 e consolidada em 2007, a banda PHANTOCHE já teve a oportunidade de tocar ao lado de bandas como Krisiun, Torture Squad, Super Galo, Harllequin e Ill Niño e agora vem mostrar seu hardcore calcado no trash metal aos fãs de Uberlândia.

Ouça: myspace.com/phantoche

U-GANGA (MG)

Com o lançamento de seu terceiro e esperado álbum previsto para setembro, os conterrâneos do U-GANGA já se apresentaram em importantes festivais de música independente, como o Udi Rock Scene, o Jambolada e agora marcam presença na sexta edição do HC REUNION.

Ouça: myspace.com/uganga

NO DEFEAT (MG)


Formada em setembro de 2008, a banda NO DEFEAT é responsável por um som que resgata o metal e o hardcore old school e se prepara para gravar suas próprias composições a partir do segundo semestre de 2009.

SERVIÇO:

06/08 quinta | HC REUNION 2009
Debate: "O Hardcore como música e como postura"
+ Coleta de alimentos
17h | ENTRADA FRANCA

07/08 sexta | HC REUNION 2009
Shows:
LEILA LOPES (GO)
MUGO (GO)
BURY ME WITH MY MONEY (DF)
VENIAL (MT)
ESQUIVA (MG)
BEYOND THE SWAMP (MG)
+ Coleta de alimentos
21h | $7 até meia noite

08/08 sábado | HC REUNION 2009
Shows:
DECEIVERS (DF)
DFC (DF)
MINOTAURO (SP)
PHANTOCHE (GO)
U-GANGA (MG)
NO DEFEAT (MG)
+ Coleta de alimentos
21h | $7 até meia noite

Traga um comprovante de doação de sangue da semana do evento e pague R$7 a qualquer hora.

Entrada permitida a maiores de 18 anos. Indispensável a apresentação de RG na entrada.

Maiores informações:

www.gomamg.blogspot.com
www.hcreunionfest.blogspot.com

GOMA Cultura em Movimento
A Livre Cultura Uberlandense conectada ao Brasil
Av. Floriano Peixoto, 12 – Centro
(34) 3224 7047
contato.goma@gmail.com

Atenção: Bertolini Curso Livre de Música oferece 6 bolsas de estudo

8/06/2009 07:02:00 PM - Goma - Cultura em Movimento



Bertolini Curso Livre de Música está oferecendo três bolsas integrais e três com 50% de desconto para os cursos: 1. Técnica Instrumental I (Violão, Guitarra e Baixo); 2. Leitura e Perceção Musical I; 3. Harmonia I. Com carga horária de 12/aula por curso, tendo 3 meses de duração.

As inscrições serão do dia 10 a 14 de Agosto de 2009, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 19:00 horas. E poderão ser feitas no Bertolini Curso Livre de Música localizado na rua Princesa Isabel, 1184, bairro Tabajara em Uberlândia. Os telefones de contato são: 3210 2221 / 3235 5129.

As provas serão realizadas no dia 15 de Agosto de 2009, sendo que 8:00h é a prova de Prática Instrumental, 9:00h a de Leitura e Percepção Musical e 10:00h a de Harmonia.

O resultado das provas com os respectivos premiados será publicado no site www.escolabertolini.com.br no dia 17 de Agosto de 2009.

Qualquer esclarecimento pode ser obtido na secretaria da escola nos telefones acima ou por e-mail bertolinicursolivredemusica@gmail.com.

Os conteúdos dos cursos oferecidos são:

1. Leitura e Percepção Musical (Módulo I)
Conteúdo:
1.1 Leitura Musical: Partitura: Teoria da notação tradicional rítmica, melódica e harmônica.
Cifra: Teoria da notação melódica harmônica da cifragem americana.
1.2 Percepção Musical: Treinamento auditivo para identificação e nominação:
- Rítmica
- Melódica
- Harmônica

2. Harmonia (Módulo I)
Conteúdo:
2.1 Introdução a Harmonia Tradicional (condução de vozes e encadeamentos harmônicos).
2.2 Introdução a Harmonia Funcional (funções harmônicas).

3. Técnica Instrumental (Módulo I)
Instrumentos: Guitarra, Violão e Contrabaixo
Conteúdo:
3.1 Técnica de Mão Esquerda: Introdução a escalas, arpejos e acordes.
3.2 Técnica de Mão Direita: Ação alternada, arpejada, sweep picking, slap, two hands.
3.3 Repertório: Popular e/ou erudito.

É isso!

Abram o olho!

Videocast: OPHELIA AND THE TREE #1

Festival Escambo, pré-produção do primeiro álbum e alguns devaneios. Esses foram os temas do primeiro de muitos outros vídeos que a banda OPHELIA AND THE TREE lançará nos próximos dias, em clima de intensa efeverscência produtiva. É que, no último final de semana, a banda se apresentou no Festival Escambo (em Sabará) e no Ginásio Mineirinho (em Belo Horizonte), shows esses que se encaixaram na turbulenta agenda de gravação do primeiro álbum completo da banda.

Assista o vídeo:



Acompanhe o blog do GOMA e/ou o canal do OPHELIA AND THE TREE no Youtube para conferir as novas edições do videocast.

EXTRA!

Já começaram os preparativos da edição 2009 do Festival Jambolada de Música Independente! Acompanhe o anúncio das bandas e a revelação de uma série de novidades através do twitter! Siga já: www.twitter.com/jambolada

Fora do Eixo inaugura projeto Observatório com debate sobre Economia Solidária


A troca de tecnologia é um dos fundamentos quando o tema em questão é o Circuito Fora do Eixo. A circulação de bandas, a relação entre os produtores e a distribuição de produtos são constantes que envolvem intercâmbio de knowhow e troca de métodos produtivos visando a uma maior qualificação das produções locais.

Com vistas a estabelecer um núcleo de pesquisa que apresente e estude estas novas tecnologias sociais, o CFE inaugura no início de agosto o projeto Observatório Fora do Eixo. A proposta é estimular a difusão, análise e sistematização destes conhecimentos produzidos através de semanas com seminários e debates virtuais sobre temas que envolvem a cadeia produtiva da cultura. A plataforma de acesso a programação é o portal Fora do Eixo através de sua web rádio (www.foradoeixo.org.br).

A primeira edição do projeto acontecerá de 03 a 07 de agosto. O tema de estréia é a Economia Solidária, representada pelo sistema de crédito Fora do Eixo Card. Trata-se do conjunto das moedas solidárias em circulação entre os coletivos atuantes no campo da cultura em todo o país, que juntos, formam a rede Fora do Eixo. Entre elas constam o Cubo Card, de Cuiabá (MT), o Goma Card, de Uberlândia (MG), a Lumoeda, de Recife (PE).

A programação contará com a participação de profissionais experientes da área da Economia Solidária que, via webrádio do Portal Fora do Eixo, vão expor e contextualizar os ouvintes em alguns pontos-chave para o entendimento das práticas da EcoSol: o movimento do EcoSol, trocas solidárias, bancos populares, moedas solidárias e a valoração justa de bens e serviços.

Em seguida aos painéis expositivos, a programação prevê ainda grupos de trabalho (GTs) para análise e sistematização dos seguintes temas: Portal Fora do Eixo (áudio, vídeo, design, redação e mídia), Fora do Eixo Discos (artistas e distribuição) e Eventos (Festival Fora do Eixo, Grito Rock América do Sul, Congresso Fora do Eixo).

O projeto, em consonância com as premissas de democratização do conhecimento levantadas pelo Circuito, prevê veiculação online e livre acesso do público a todas as etapas, constituindo-se em um poderoso instrumento de formação e consequente aprofundamento dos debates teóricos e filosóficos que são pertinentes ao Circuito e à cadeia produtiva cultural do país.

SEGUNDA-FEIRA (03/08) - 20:00 às 22:30

* GD – Movimento de Economia Solidária (ECOSOL)
- Professor Dr. Ioshiaqui Shimbo – (INCOOP – Ufscar)

* GT – Balanço FECARD Portal Fora do Eixo – Rádio e Tv
- Mediador Rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores Gerais: Talles Lopes e Carol Tokuyo

TERÇA-FEIRA (04/08) - 20:00 às 22:30

* GD – Atual contexto da Economia Solidária no Brasil
- Dione Manetti – Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego

* GT – Balanço FECARD Portal Fora do Eixo – mídia, redação e design

- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi

- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Carol Tokuyo

QUARTA-FEIRA (05/08) - 20:00 às 22:30

* GD – Trocas Solidárias
- Felipe Bannitz – TCP-FGV Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas

* GT – Balanço FECARD Fora do Eixo Discos – bancas (produtos) e bandas
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Roberto Scalia

QUINTA-FEIRA (06/08) - 20:00 às 22:30

* GD – Bancos Populares: Banco Palmas e a rede de bancos populares no Brasil
- Joaquim Melo – Coordendor do Instituto Banco Palmas e da Rede Brasileira de Bancos Comunitários

* GT – Balanço FECARD Festival FDE, Obsevatório, GR – eventos
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Roberto Scalia e Talles Lopes

SEXTA-FEIRA (07/08) - 20:00 às 22:30

* GD – Critérios de Composição de valores
- Maria Zanin (Coordenadora colegiada INCOOP Ufscar)

* GT – Balanço FECARD Sonorização Fora do Eixo – palco, som, produção musical
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Carol Tokuyo

MAIS INFORMAÇÕES:

Os seminários e bates papos poderão ser acompanhados através da Rádio Fora do Eixo, no www.foradoeixo.org.br.

Confira o VT do projeto, que contou com a participação de membros de coletivos espalhados por todo o país, inclusive o GOMA.



++ www.observatorioforadoeixo.wordpress.com ++