09/01 @ Goma: Everybody Dance Now!

Após uma pausa de duas semanas para estabelecermos o planejamento de ações do coletivo em 2010 (ano que promete, e MUITO!), o Espaço Goma volta neste sábado, 9 de janeiro, com EVERYBODY DANCE NOW - a primera balada da década!

Nas caixas, pop, indie rock, eletrônico, funk, hits 90's e algumas promessas de 2010.

Nas pick ups, Go!Spaceship, Ju Nassar (Save The 80's!), Mari Cunha e Ávner Andrade (Goma).

Toque no Brasil: centenas de cadastros e muita colaboratividade em 2 dias

Lançado ontem (05/01), o Toque no Brasil (TNB) já recebeu mais de 650 cadastros de bandas interessadas em garantir algumas das centenas de vagas do Grito Rock América do Sul 2010, primeiro festival a selecionar artistas por meio desta nova ferramenta colaborativa que deve revolucionar a forma como se opera e se viabiliza shows e rotas de turnês no circuito musical independente brasileiro.

O dia de inauguração do portal foi marcado pela colaboratividade, princípio cada vez mais presente na cadeia produtiva da música independente e que é uma das metas almejadas pelo TNB. Mais de duzentos e-mails com dúvidas e sugestões foram respondidos e cerca de cinquenta atendimentos por Skype e chat foram realizados.

Enquanto isso, vários coletivos se mobilizaram desde a concepção de materiais de divulgação até a elaboração de ferramentas que facilitam o cadastramento das bandas. O Portal DoSol, central de mídia do mais novo Ponto Fora do Eixo em Natal (RN), disponibilizou um tutorial bem didático que explica, passo a passo, como se inscrever no TNB. Por sua vez, uma série de coletivos, incluindo o Goma, uniram forças na produção de um spot para rádio e um VT Promocional que você confere logo abaixo:



Ainda não inscreveu sua banda? Vai lá:

Toque no Brasil inaugura nova etapa de circulação para a música independente brasileira



Entra no ar nesta terça-feira, 5 de janeiro, o Toque no Brasil, nova rede social que deve revolucionar o processo de agendamento de shows, circulação de artistas e turnês pelo território nacional. O portal funcionará como uma plataforma colaborativa, na qual artistas, casas de shows, festivais e produtores poderão negociar suas rotas de apresentações e disponibilizar vagas para seus eventos. Além disso, será possível apresentar impressões sobre as rotas, sobre o atendimento dos locais, sobre o som, ou quaisquer outras informações julgadas pertinentes de serem compartilhadas em um banco de dados virtual que deve se transformar em um grande guia do circuito musical independente brasileiro.

O projeto é uma empreitada pioneira no país e é encabeçada por quatro entidades que tem movimentado bastante a cadeia produtiva da música brasileira neste início de século: Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), BM&A (Brasil Música & Artes - entidade conveniada à APEX), Circuito Fora do Eixo e Casas Associadas (Associação Brasileira das Casas de Shows Independentes).

As primeiras vagas disponibilizadas pelo Toque no Brasil são promocionais e valem para o Grito Rock América do Sul 2010, que acontece em fevereiro em mais de setenta cidades das cinco regiões do Brasil, além de quatro cidades na Argentina, na Bolívia e no Uruguai: Buenos Aires, Córdoba, Montevidéo e Santa Cruz de La Sierra.

Saiba mais em matéria completa no Portal Fora do Eixo!

4ª SEDA define os rumos do Audiovisual Fora do Eixo em 2010

Realizada de 14 a 20 de dezembro, a 4ª SEDA (Semana do Audiovisual de Cuiabá) reuniu vários agentes da Frente de Audiovisual do Circuito Fora do Eixo no MISC (Museu de Imagem e Som de Cuiabá), entre eles, Tassio Lopes, (Goma), Thiago Dezan (Espaço Cubo/MT), Rafael Rolim (Massa Coletiva/SP) e Fernando Krum (Macondo Coletivo/RS).

Foto: Dríade Aguiar | Cubo Comunicação

Durante os GTs de Produção Colaborativa, Circulação/Distribuição, Grito Rock e Sustentabildade foi formatado o planejamento de ações do Audiovisual Fora do Eixo para 2010. Além disso, uma série de oficinas sobre o processo de concepção audiovisual foram ministradas, o que resultou na produção de dois vídeos em conjunto com os alunos.


O primeiro foi o videoclipe da música "Erga A Cabeça", da banda cuiabana Rhox, contando com quase 20 câmeras em sua produção.



Outro vídeo produzido, intitulado "A Gente Vai Pôr Otro”, teve formato mais experimental, misturando sons e ruídos do cotidiano, envolvendo várias artes, desde a música à arte de rua.