Na sexta, 13 de novembro, o fim de semana começa a partir das 19h13 com Vernissage inaugurando a exposição "Paralelas", da artista visual Paola Azevedo, que ilustra as paredes da Galeria Goma neste mês.
Conheça
PAOLA AZEVEDO:
Artista visual graduada na UFU e mestre pela Unicamp, PAOLA AZEVEDO já participou de diversas exposições, tanto coletivas, quanto individuais, seja com trabalhos de gravura, seja com fotografia. Desta vez, Paola utiliza objetos na exposição "Paralelas".
A sexta-feira, 13 de novembro, tem continuidade com mais uma edição da Gometal! Thrash, hard rock, heavy metal e hardcore numa só noite. Além de shows com Metal Carnage, Burnahead, Soul Stone e No Defeat, rola discotecagem rocker!
Conheça as bandas:
METAL CARNAGE
Legítimo representante da nova safra da cena headbanger local, METAL CARNAGE já circulou por Minas Gerais, São Paulo e Goiás, além de marcar presença em alguns dos principais festivais de música independente em Uberlândia, tais como Jambolada, Udi Rock Scene e Grito Rock América do Sul. Reformulada, a banda lança em breve seu primeiro EP, "No War, No Peace".
Ouça:
myspace.com/metalcarnagethrashoficial
BURNAHEAD
Formada em agosto de 2007, em Uberlândia, com fortes influências do Hard Rock agressivo e do mais pesado Heavy Metal, BURNAHEAD procura trazer influências dos integrantes, desde um som pegado e rápido para um som agressivo e rítmico, sendo assim, riffs que lembram grandes bandas que surgiram nas décadas de 70, 80 e 90.
Ouça:
myspace.com/burnahead
SOUL STONE
Formada em 2002, SOUL STONE tem trilhado trajetória ascendente na cena metálica local, participando de eventos importantes como a gravação do DVD Selo Uberlândia 2008 e abrindo para grandes nomes do metal brasileiro como Hangar. A banda se aplica em um árduo processo de composição, aliando e entrosando suas influências que percorrem nomes como Judas Priest, Accept e Primal Fear. Lançaram recentemente seu primeiro EP.
Ouça: myspace.com/soulstonemetal
NO DEFEAT
Banda de hardcore formada em setembro de 2008, com o intuito de fortalecer a cena local com influências de bandas como Cro-Mags, Body Count, Madball, Biohazard, Terror, Hatebreed, Suicidal Tendencies entre outros. Abrangendo desde o NYHC, o metal e o HC Old School, as temáticas do NO DEFEAT abrangem desde assuntos políticos, sociais até os velhos valores, como o respeito, que parece cada vez menos presente em uma sociedade "visual" e teleprogramada. A banda planeja começar a gravar no primeiro semestre de 2010.
Ouça: myspace.com/nodefeathc
No sábado, 14 de novemebro, o Goma estreia a Sessão da Tarde. A ideia é simples: todo sábado, o Goma abre as portas do bar/café a partir das 16hrs, apresentando discotecagens, pocket shows e/ou projeções. Boa oportunidade para conhecer também os produtos da Goma Loja, que conta com o maior catálogo de discos, camisetas e acessórios de bandas independentes em Uberlândia, além de criações de estilistas locais. A entrada é franca.
O sábado, 14 de novembro, continua para relembrar velhos tempos na Save The 80's. Após o sucesso da Dance The Moonwalk!, em julho, Nassar & Biasi voltam a comandar os sets na casa e convidam Castor + Ferris & McFly para uma celebração aos anos 80.
No domingo, 15 de nvomebro, o Goma abre as portas para a Turnê de Lançamento do álbum "Quase", do Ecos Falsos (SP). Chegando à cidade pela quarta vez, a banda tem rodado o país com o Hierofante (SP), pela primeira vez em Uberlândia. As honras da casa ficam por conta do Dom Capaz.
Conheça as bandas:
ECOS FALSOS (SP)
Formada na Universidade de São Paulo,
ECOS FALSOS, "a maior pos-boy band do mundo", pertence à nova geração do rock brasileiro, seleto grupo que inclui, dentre outras,
Vanguart (MT),
Los Porongas (AC),
Zefirina Bomba (PB),
Macaco Bong (MT),
Móveis Coloniais de Acaju (DF),
Porcas Borboletas (MG),
Cérebro Eletrônico (SP),
Charme Chulo (PR) e
Superguidis (RS). Tocam de um modo absolutamente punk, mas quase todos seus arranjos exigem pelo menos três guitarras diferentes, admitindo influências das mais diversas: de
Blur a
Queens Of The Stone Age, de
Radiohead a
Tim Maia, de
Língua de Trapo a
Beach Boys, de
Beatles a
Mutantes, de
Frank Zappa a
Cartola. Nada é sagrado para os Ecos Falsos. Muito menos o que é mais sagrado para 99% dos roqueiros tupiniquins, a eterna pose de rockstars: contando piadas horríveis e trombando-se uns aos outros em seus shows, nunca deixam esquecer que rock, no país do forró universitário, é pura quixotice.
Tom Zé, admirador da banda desde 2004 e participação espacial no álbum "Descartável Longa Vida", assume:
“Em vez de estar escrevendo isso, eu preferia estar produzindo um disco dos Ecos Falsos. Por quê? Porque quando eu fui ouví-los todo orgulhoso com a farinha da minha experiência, eles vieram com um bolo inesperado, e eu comi até mais do que queria. Esses profanos, esses agnósticos, esses heréticos são bons pra diabo!”
Ouça:
ecosfalsos.com.br
HIEROFANTE (SP)
"'Adubado' é o EP lançado este ano pela banda mogiana
HIEROFANTE, junto com a Tronco Produções. Há um tempo, na ocasião do lançamento, eu havia falado da ótima qualidade do show e sintonia entre os integrante. Agora, venho falar do EP, e posso, sem medo, elogiar, assim como fiz com a apresentação ao vivo. Adubado possui apenas quatro músicas e se difere bem do primeiro EP da banda, Asugar-Çugar. Enquanto o primeiro há mais pirações na guitarra e instrumental, neste percebe-se um som mais sólido, com as letras mais presentes e com um evidente teclado, exercendo importante função nas músicas." (Fabio Zelenskie)
Ouça:
myspace.com/hierofantepurpura
DOM CAPAZ
DOM CAPAZ deu as caras ao mundo, definitivamente, com o lançamento de seu primeiro EP,
"Meio Tanto de Atenção", em fevereiro deste ano. De lá pra cá, a banda circulou por uma série de cidades de Minas Gerais e outros estados, tocando em festivais como
Grito Rock América do Sul (Uberlândia, Uberaba e Cuiabá),
Goma (Uberlândia),
Escambo (Sabará),
Prévias Novas Tendências (Uberaba),
Jambolada (Uberlândia) e
Calango (Cuiabá). Com referências das mais diversas e inusitadas, passando pelo samba, tropicália e britrock, até chegar ao progressivo, o quarteto é uma das boas revelações da cena local nos últimos anos.
Ouça:
myspace.com/domcapaz
Saiba mais:
domcapaz.com.br
Após lançamentos de bandas renomadas do cenário independente nacional, como o Porcas Borboletas, no qual foram registrados mais de 3.000 downloads, o Compacto.REC deste mês disponibiliza na íntegra o primeiro registro físico da banda gaúcha Rinoceronte, que atua com o Coletivo Macondo, de Santa Maria.
Banda Rinoceronte - Lançamento deste mês do Compacto
Fomentar produções que apresentem uma qualidade estética superior, e que não estejam necessariamente ligadas aos grandes centros políticos: a concepção do Circuito Fora do Eixo encontra um dos seus maiores expoentes na banda Rinoceronte, de Santa Maria, cidade gaúcha de apenas 270 mil habitantes, mas que se encontra em posição estratégica, no centro do estado.
A banda, que investe numa sonoridade que vai na contramão dos moldes do já estabelecido ''rock gaúcho'' - que geralmente privilegia referências oitentistas e brit-pop - se coloca num espaço que fica entre o rock setentista e o stoner rock contemporâneo, influência comprovada até mesmo na presença de palco dos integrantes da banda.
MACONDO COLETIVO
Além dos palcos, a banda integra as ações do Macondo Coletivo, coletivo integrado ao Circuito Fora do Eixo e que atua desde 2004 na produção cultural independente, agregando transversalidade das artes, através de ações que englobam os campos da música, teatro, artes plásticas, cinema, entre outros. Juntamente com as atividades, o coletivo também desenvolve o Festival Macondo Circus e espaços como a Sala Dobradiça, espaço expositivo potencialmente flexível que visa a difusão de propostas visuais de artistas novos, tanto do Brasil quanto do exterior.
O Macondo Coletivo integra o Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.
COMPACTO REC
O Compacto.REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Os últimos lançamentos deste ano foram Porcas Borboletas (MG) e Boddah Diciro (TO). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.
SOBRE O CD
O primeiro lançamento da banda mostra amadurecimento em termos de qualidade técnica e estética. O garage/stoner da banda consegue aliar momentos de peso que soam quase heavy metal, como em "Anda no Ar", com passagens que imprimem uma abordagem mais pop ao estilo, como nos vocais de "Chaves e Segredos". Fechando ainda o disco, há toda a energia rocker de "O Choque", que cumpre o prometido pela banda. Um ponto importante a ser destacado na produção do CD é o conceito visual da capa, elaborado pelo coletivo de designers Bicicleta Sem Freio, cujo trabalho pode ser visualizado no clipe da música "My Favorite Way", da banda Black Drawing Chalks (GO), que concorreu na edição de 2009 do VMB nas categorias Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do Ano. O Rinoceronte, que está na Coletânea Fora do Eixo 2009, terá o seu EP primeiramente disponível apenas para download, e será distribuído nacionalmente pela Fora do Eixo Discos.
A
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sempre foi um espaço de efervescência cultural. Certamente um dos primeiros espaços a se pensar e a se conquistar efetiva abertura à música autoral na cidade, seja em shows nas Calouradas, seja na concepção de ideias como o
Festival Jambolada, por exemplo.
Atualmente, com Centros de Convivência nos campi - conquistas históricas desta mesma efervescência - e uma série de projetos desenvolvidos pela própria
Diretoria de Culturas da Universidade, a conjuntura é bem mais propícia ao desenvolvimento de iniciativas artísticas na UFU. No entanto, esta realidade promissora é permeada pelo risco da apatia e do comodismo sem as devidas ocupações destes espaços e a conscientização da comunidade universitária.
É neste contexto que o
Grupo Tamboril tem trabalhado desde 2008 com práticas de formação e de intervenção artística nos campi, chamando o debate acerca da produção cultural universitária e dialogando com outras iniciativas que visam este fomento em Uberlândia, estabelecendo pontes fundamentais para a quebra do tão corriqueiro distanciamento entre a Universidade e a cidade que a cerca.
Após recentes ações no Jambolada 2009, onde assumiu a produção de um dos eventos satélites, a Jambo Universitária, levando o festival de volta à UFU que o pariu (ou pelo menos o fecundou) e na última Calourada, promovendo debates e oficinas, o Grupo Tamboril realiza neste semana o
1º Festival Musgo, onde dá continuidade a este processo de fomento, visibilidade e diálogos com a perspectiva da sustentabilidade da cena cultural independente na Universidade e em Uberlândia.
Confira a programação completa:
SEGUNDA-FEIRA (09/11/09)
Exposições:
A partir das 10h
local: em frente ao RU
“Varal de Poesias*”
“Reciclando vira Arte”
Sônia Vasconcelos (Incubadora de Empreendimentos Solidários – IES PROEX/UFU)
“Fotografias”
Renato Reis (Fotógrafo do Circuito Fora do Eixo)
Luana Magrela (Tamboril, CAPA, Artes Visuais UFU)
CAPA FotoColetivo
Performance:
“Trupe Tamboril de Teatro” - 11h30 – 12h30
local: em frente ao RU
Oficina:
“Fotografia na Cultura Independente” - 14h – 18h
- A fotografia e os Festivais de Música Independente
local: Anfiteatro 1E
oficineiro: Renato Reis (fotógrafo Fora do Eixo), Capa FotoColetivo
TERÇA - FEIRA (10/11)
Performance:
“Corpos que Ficam” - Teatro da Margem - 12h30 – 13h30
local: em frente ao RU
Oficina:
“Fazendo Zine” - 14h – 18h
- Origem, dicas de criação, produção e diagramação de zines
local: mesas em frente ao RU
oficineiros: Diego Mendonça (Tamboril, Ciências Sociais UFU), Lauana Fidêncio (Tamboril, Mestranda Letras UFU), Leon de Aguiar (Tamboril, escritor)
QUARTA-FEIRA (11/11/09)
Jam Session - 12h30 – 13h30
local: em frente ao RU
Mesa-Redonda:
“Produção Artística em Uberlândia” - 14h – 17h
- Panorama sobre as articulações desenvolvidas entre os artistas independentes e apresentação de suas formas de atuação no mercado cultural
local: Anfiteatro 3Q
participantes: Gabriel Caixeta (Dicult), Diego Mendonça (Tamboril), Alcides Mello (Músico, compositor, artista plástico), Muryel de Zoppa (escritor), Robisson Sete (Coletivo Subsolo, músico)
Oficina:
“Criação Audiovisual*” - 14h – 18h
local: CC Umuarama
oficineiros: Luciano Pereira (Tamboril, Filosofia UFU), Gabriel Batista (Velotrol Produções), Guilherme Martini (Tamboril , Sistemas UFU)
*Campus Umuarama
QUINTA – FEIRA (12/11/09)
Performance:
“Trupe Tamboril de Teatro” - 11h30 – 12h30
local: em frente ao RU
Jam Session - 12h30 – 13h30
local: em frente ao RU
Mesa-Redonda:
“Leitura e Estranhamento – Livru Digitau e Literatura de ‘baratos’/ Texto ‘curtição’” – 14h – 17h
local: Bloco 5O - sala 204
Participantes: Alcides Melo (autor), Doutora Maria Ivonete Santos Silva (ILLEL-UFU), Doutora Kênia Maria de A. Pereira (ILLEL-UFU)
Exibição:
“Velotrol Produções” - 18h
local: Anfiteatro 1E
SEXTA-FEIRA (13/11/09)Jam Session - 12h30 – 13h30
local: em frente ao RU
Mesa - Redonda:
“Mercado da cultura independente e economia solidária” - 14h – 17h
local: Anfiteatro 1E
participantes: Paulo Rais (Incubadora de Empreendimentos Solidários – IES PROEX/UFU), Sônia Vasconcelos (Incubadora de Empreendimentos Solidários – IES PROEX/UFU), Cáritas (Grupo de dança BDR), Breilla Zanon (Tamboril, Ciências Sociais UFU), André Cavalcante (Tamboril, História UFU)
Exibições:
local: Anfiteatro 1E
“Zoológico dos Animais Animados” (Literatura de “baratos” / Texto “curtição”)
Alcides Mello – 17h
“Achora”
Flávio Citton – 18h
SÁBADO (14/11)Shows:
18h – 1h30
local: Centro de Convivência
ArcaHomônimos Perfeitos
Alquimia Para Iniciados
BDR Esperança