Fim de semana no Goma - 22 e 23/01/2010




Acompanhe o nosso twitter e concorra a ingressos para os eventos!

Tec Goma de Mascar

Planilhas, manuais, projetos, tabelas, clipping, material gráfico. Os blogs tecs são espaços virtuais criados com o propósito de armazenar e democratizar todas as ferramentas e metodologias de trabalho dos coletivos Fora do Eixo. A utilização desses blogs sempre foi uma realidade do circuito e só agora, no início de 2010, é que o Goma lançou o seu. É o Tec Goma de Mascar.

A apresentação de slides que norteou o lançamento do nosso Programa de Produção e Comunicação Colaborativa ontem, inclusive, já está disponível em nosso Tec.

AO VIVO no GomaTV: Coluna Fora do Eixo Minas

Watch live streaming video from gomatv at livestream.com

Goma lança Programa de Produção e Comunicação Colaborativa nesta quinta

No intuito de ampliar seus princípios de colaboratividade e democratização tecnológica/comunicativa, Coletivo Goma lança novo modelo de gestão de seu espaço cultural e de produção de conteúdo midiático em evento que dá início à Coluna Fora do Eixo Minas.

O Coletivo Goma convida todos os artistas, produtores e demais agentes do cenário cultural de Uberlândia para o Lançamento do Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa, nesta quinta-feira, 21 de janeiro, às 20hrs, no Espaço Goma. Na ocasião, serão apresentadas todas as frentes de atuação do coletivo e sua dinâmica de trabalho intermediado pelo Sistema de Crédito Goma Card, com a presença de Pablo Capilé (Espaço Cubo/MT) e Felipe Silva (Massa Coletiva/SP). Este encontro marca o início da Coluna Fora do Eixo Minas, empreitada que passará por dez cidades mineiras até o início de fevereiro, visando o planejamento de ações para 2010 do Circuito Fora do Eixo, rede de coletivos de gestão cultural espalhada por mais de quarenta cidades brasileiras.

Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa


Colaboratividade
, democratização e troca de tecnologias e informações são princípios que sempre nortearam as ações do Circuito Fora do Eixo e, consequentemente, do Coletivo Goma, ponto de referência para os trabalhos desta rede no estado de Minas Gerais. Vislumbrando a expansão da aplicação destes conceitos em Uberlândia, o Goma apresenta seu Programa de Produção e Comunicação Colaborativa, com o objetivo de compartilhar a ocupação de seu espaço cultural com os diversos agentes e entidades da cadeia produtiva da cultura local, além de ampliar esta rede a partir da ideia da colaboratividade, incentivando a participação de novos agentes e a consolidação de novas parcerias com as mídias que compõem o Núcleo de Comunicação do Goma, em trocas de serviços intermediados pela moeda complementar Goma Card.


A primeira experiência neste sentido será a cobertura colaborativa do Grito Rock Uberlândia 2010, festival em rede que acontece simultaneamente em mais de setenta cidades do Brasil, Agentina, Uruguai e Bolívia durante o mês de fevereiro. Em Uberlândia, entre os dias 4 e 6. O evento, de repercussão em escalas continentais a partir da ampla rede de mídias do Circuito Fora do Eixo, contará com coberturas em texto, fotografia e microblogging (Twitter), além de transmissões ao vivo em Web Rádio e em Web TV.

Coluna Fora do Eixo Minas


A exemplo da Coluna Fora do Eixo Nordeste, ação que circulou pela região e possibilitou a adesão de vários novos coletivos ao Circuito Fora do Eixo, preparando terreno para a realização da 1ª Turnê Fora do Eixo, em dezembro de 2009, a ideia agora é circular por Minas Gerais, ampliando a rede estadual de coletivos e acertando os últimos detalhes para a realização do Grito Rock América do Sul 2010, que tem em terras mineiras seu maior número de edições em um mesmo estado e diversas rotas de circulação de artistas.

Desde o início de janeiro, Talles Lopes (Goma/MG), Pablo Capilé (Espaço Cubo/MT) e Felipe Silva (Massa Coletiva/SP) estão em São Paulo participando do Encontro das Regionais Fora do Eixo e da Reunião Geral da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes). Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, eles chegam a Uberlândia e dão início ao seguinte itinerário:


21/01 - Uberlândia (Lançamento do Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa, articulado ao Sistema de Crédito Goma Card)
22/01 - Uberaba (Coletivo Megalozebu)
23/01 - Patos de Minas (Coletivo Peleja)
24/01 - Patos de Minas (Coletivo Peleja)
25/01 - Poços de Caldas (Coletivo Corrente Cultural)
26/01 - Guaxupé (Coletivo Beerock)
27/01 - São Paulo (Campus Party)
28/01 - Divinopólis (Coletivo Anti-herói)
29/01 - Vespasiano (Coletivo Vatos)
30/01 - Sabará (Coletivo Fórceps)
31/01 - Itabirito (Coletivo À Margem)
01/02 - Belo Horizonte (Coletivo Pegada)
02/02 - Belo Horizonte (Coletivo Pegada)

Saiba mais sobre o SISTEMA DE CRÉDITO GOMA CARD: gomacard.blogspot.com

Conheça o CIRCUITO FORA DO EIXO: foradoeixo.org.br

Serviço:

Lançamento do Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa
Ponto de Partida da Coluna Fora do Eixo Minas
Apresentação:
Coletivo Goma
Pablo Capilé - Espaço Cubo (MT)
Felipe Silva - Massa Coletiva (SP)
Data: 21 de janeiro de 2010 (quinta-feira), às 20h
Local: Espaço Goma - Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro

COLUNA SOCIAL PSICODÉLICA




Gente, dá licença. Meu nome é danislau, estou aí na área cavando pênalti desde os loucos anos 70. Juiz nenhum caiu no meu papo, até hoje. Pedi pênalti, esbravejei com o juiz, tomei cartão amarelo. Mãos na cintura, insolente, troco olhar profundo com o árbitro... Cartão vermelho! O locutor grita da cabine: está expulso o danislau! Saio vaiado pela multidão colérica.

Mas o pessoal do goma me convidou pra escrever no blog. Avisei pra Biba e Hick e Vick: meus pés estão sujos. Eles insistiram: entra aí, rapaz.

A ideia original era eu vestir o smoking do Amaury Junior e pilotar a COLUNA SOCIAL PSICODÉLICA. Cobrir as noites mais espetaculares do Goma. Fazer umas entrevistas com os solitários da balada - depoimentos de derrota e vitória. O Amaury Jr do Goma está em busca de sangue.

Porque a madrugada está sempre em chamas.

E as vitórias na noite estão ilhadas pelo oceano da derrota.



SAIR DE NOITE É NEGÓCIO ARRISCADO (ESTÁ AÍ O SEXO PARA AGRAVAR TUDO)

Gestual da noite é outro. De dia, as pessoas costumam manter os braços pendidos. Na noite, as mãos dançam na altitude. De dia, o caminhar é pra frente. De noite, moonwalking do michael jackson. Quem cala de dia grita de noite. O dia é monô (gâmico). A noite é polí (gâmica). O dia é mono. A noite é stereo.

Alguma coisa se agiganta nas entranhas, sou capaz de cometer um crime passional, cometo: digito alguma coisa no ouvido das duas meninas encostadas no balcão.

Conto pro Walber Schwartz (ou é ele quem me conta?) o evento mais lindo dentre as mil páginas da Grande Mitologia do Balcão: O Xico Sá, diante do tabuleiro (o balcão da lendária mercearia são pedro, em são paulo), diz pra desconhecida recém-chegada: "você tem uma tristeza que me interessa".

A noite está em chamas.

Perca-se quem puder.

Bjo, volto já

(E hoje estaremos todos no violoz em vão do enzo banzo. repertório incendiário, confiem nesse filho de iansã que vos fala)

pensando na vida, segunda parte

Continuando o papo sobre responsabilidade social, vamos pensar agora sobre o Desenvolvimento Sustentável. Afinal, wtf?

Acho que, nessa altura do campeonato, todo mundo já percebeu que vivemos numa sociedade de consumo, e que somos estimulados para consumir além do necessário. Ansiamos pelo excesso e pelo supérfluo.

Até aí tudo bem, cada um gasta seu dinheiro como bem entender. Só que a produção cada vez maior de bens e produtos exige uma quantidade também maior de matéria-prima, pondo em risco as reservas naturais do planeta. É nessa hora que o problema do outro se torna problema de todos.

Justamente dentro desse contexto que entra o conceito do desenvolvimento sustentável, oferecendo uma outra perspectiva sobre o papel do ser humano no mundo.

Ele propõe o desenvolvimento social e econômico em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com suas necessidades. Definições mais atuais também incluem a proteção da sociodiversidade e a valorização da diversidade cultural.


Essa idéia pode sair do papel através do consumidor consciente, que compreende os limites dos processos de produção e avalia o impacto de seus impulsos consumistas.

Assim, conhecimento e bom senso são aplicados no dia-a-dia. Pode ser na hora da compra, escolhendo um produto orgânico e rejeitando um produto na embalagem de isopor (que é muito tóxico). Pode ser cobrando políticas públicas que estimulem uma melhor distribuição de renda, como a criação de redes de economia solidária, por exemplo.

Não precisamos abrir mão da qualidade de vida para conseguirmos a qualidade ambiental. Basta um pouco de sabedoria e do resgate de valores éticos para reduzirmos os impactos que prejudicam a nós mesmos e ao planeta.

Gomacast #1 - 2009/2010

O Gomacast é o podcast quinzenal do Coletivo Goma. O projeto estreou na última quarta-feira, 13 de janeiro, quando o coletivo participou pela primeira vez da programação ao vivo da Webrádio Fora do Eixo.

Nesta primeira edição, o Gomacast traz  um balanço de como o Goma avalia a sua posição na cena independente local e nacional no alto de seus dois anos de atividades, que veio acompanhado de uma retrospectiva dos eventos comemorativos do espaço em dezembro. Comentamos também o momento de imersão Fora do Eixo Sudeste que direcionou os esforços da equipe do coletivo para o planejamento do Festival Grito Rock 2010, da Agência de bandas Fora do Eixo e para a consolidação de nosso núcleo de sustentabilidade.

Outra pauta da primeira edição do Gomacast foi o lançamento do Portal Toque no Brasil, ação que movimentou a cena independente logo no início do ano.

Nos intervalos, o melhor da música independente nacional. Bandas que passaram pelo Goma em dezembro, bandas que tocaram na edição 2009 do Grito Rock Uberlândia e bandas com quem o Goma planeja trabalhar em 2010.

Playlist Gomacast #1:

Canastra - Chega de Falsas Promessas
Graveola e o Lixo Polifônico - Insensatez, a mulher que fez
Porcas Borboletas - Menos
Macaco Bong - Noise James
Hillbilly Rawhide - O Enxofre e a Cachaça
Holger - Caribean Nights
Charme Chulo - Fala Comigo, Barnabé!
Móveis Coloniais de Acaju - Descomplica
The Name - Can You Dance, Boy?
Black Drawing Chalks - My Favorite Way
Dom Capaz - Dependência

Ouça:



Webrádio Fora do Eixo

E atenção: de segunda a sexta, a partir das 20h, coletivos espalhados por todo o país apresentam seus programas ao vivo na webrádio Fora do Eixo. Uma boa oportunidade para se atualizar sobre as ações dos coletivos que compõem o circuito.

A próxima edição do Gomacast será transmitida ao vivo no dia 27 de janeiro (quarta-feira), às 20h, na webrádio. Contamos com a sua audiência!

O indie nacional pelo twitter (8 a 15/1/2010)



O grande momento dos últimos sete dias na cena independente nacional parece ter sido o Festival Alto Verão, quando o Macaco Bong e seus convidados especiais subiram ao palco do Auditório Ibirapuera para tocar juntos (momento registrado pela foto acima, de Pamella Gachido). Mas a segunda semana de 2010 também trouxe outros destaques: vimos de boas bandas lançando e disponibilizando na Internet as suas novas músicas à banda Graveola te convidando a ficar em trajes de banho na praça.

Confira o post completo em mtv.com.br/indiescopio.


O Indiescópio é um blog sobre música independente nacional mantido no Portal MTV Brasil por Hick Duarte, integrante do núcleo de comunicação do Coletivo Goma.

Imersão Fora do Eixo Sudeste repercute nos blogs Megalozebu e Cubo Card

O momento de imersão Fora do Eixo Sudeste, que aconteceu entre os dias 30 de dezembro de 2009 e 3 de janeiro de 2010, reuniu membros dos coletivos Goma, Megalozebu, Peleja, Retomada, Pegada, Massa Coletiva e Espaço Cubo para o compartilhamento de experiências e definições de diretrizes para diversas ações envolvendo o Circuito Fora do Eixo e o Festival Grito Rock em 2010.

O coletivo Megalozebu publicou um vídeo que retratou os principais momentos da imersão, com a narração de Talles Lopes, do núcleo de Planejamento Goma. Assista:



Paralelo a isso, Lenissa Lenza, membro do Espaço Cubo (Cuiabá - MT) que participou ativamente da imersão, publicou no blog do Cubo Card um texto registrando suas impressões e relatando alguns dos principais resultados desse momento, tanto para a regional quanto para o circuito nacional.

O Reveillon Fora do Eixo Sudeste extendido por uma imersão dos coletivos do fora do eixo minas, Massa Coletiva de São paulo e o Cubo resultou em três ações macro significativas pro aprimoramento das redes estaduais e regionais do CFE.

A primeira ação foi o próprio evento Reveillon Fora do Eixo Regional, realizado na casa de shows do Goma, que amplia o calendário de ações do Fora do Eixo Sudeste, em especial, tornando um formato interessante para se passar as viradas de ano com trabalhos intensos, além do maior conhecimento dos membros dos coletivos envolvidos, culminando no desenvolvimento da dinâmica de grupo, fundamental pra sustentabilidade da formação coletiva.

Continue lendo o texto aqui.