Goma lança Programa de Produção e Comunicação Colaborativa nesta quinta

No intuito de ampliar seus princípios de colaboratividade e democratização tecnológica/comunicativa, Coletivo Goma lança novo modelo de gestão de seu espaço cultural e de produção de conteúdo midiático em evento que dá início à Coluna Fora do Eixo Minas.

O Coletivo Goma convida todos os artistas, produtores e demais agentes do cenário cultural de Uberlândia para o Lançamento do Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa, nesta quinta-feira, 21 de janeiro, às 20hrs, no Espaço Goma. Na ocasião, serão apresentadas todas as frentes de atuação do coletivo e sua dinâmica de trabalho intermediado pelo Sistema de Crédito Goma Card, com a presença de Pablo Capilé (Espaço Cubo/MT) e Felipe Silva (Massa Coletiva/SP). Este encontro marca o início da Coluna Fora do Eixo Minas, empreitada que passará por dez cidades mineiras até o início de fevereiro, visando o planejamento de ações para 2010 do Circuito Fora do Eixo, rede de coletivos de gestão cultural espalhada por mais de quarenta cidades brasileiras.

Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa


Colaboratividade
, democratização e troca de tecnologias e informações são princípios que sempre nortearam as ações do Circuito Fora do Eixo e, consequentemente, do Coletivo Goma, ponto de referência para os trabalhos desta rede no estado de Minas Gerais. Vislumbrando a expansão da aplicação destes conceitos em Uberlândia, o Goma apresenta seu Programa de Produção e Comunicação Colaborativa, com o objetivo de compartilhar a ocupação de seu espaço cultural com os diversos agentes e entidades da cadeia produtiva da cultura local, além de ampliar esta rede a partir da ideia da colaboratividade, incentivando a participação de novos agentes e a consolidação de novas parcerias com as mídias que compõem o Núcleo de Comunicação do Goma, em trocas de serviços intermediados pela moeda complementar Goma Card.


A primeira experiência neste sentido será a cobertura colaborativa do Grito Rock Uberlândia 2010, festival em rede que acontece simultaneamente em mais de setenta cidades do Brasil, Agentina, Uruguai e Bolívia durante o mês de fevereiro. Em Uberlândia, entre os dias 4 e 6. O evento, de repercussão em escalas continentais a partir da ampla rede de mídias do Circuito Fora do Eixo, contará com coberturas em texto, fotografia e microblogging (Twitter), além de transmissões ao vivo em Web Rádio e em Web TV.

Coluna Fora do Eixo Minas


A exemplo da Coluna Fora do Eixo Nordeste, ação que circulou pela região e possibilitou a adesão de vários novos coletivos ao Circuito Fora do Eixo, preparando terreno para a realização da 1ª Turnê Fora do Eixo, em dezembro de 2009, a ideia agora é circular por Minas Gerais, ampliando a rede estadual de coletivos e acertando os últimos detalhes para a realização do Grito Rock América do Sul 2010, que tem em terras mineiras seu maior número de edições em um mesmo estado e diversas rotas de circulação de artistas.

Desde o início de janeiro, Talles Lopes (Goma/MG), Pablo Capilé (Espaço Cubo/MT) e Felipe Silva (Massa Coletiva/SP) estão em São Paulo participando do Encontro das Regionais Fora do Eixo e da Reunião Geral da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes). Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, eles chegam a Uberlândia e dão início ao seguinte itinerário:


21/01 - Uberlândia (Lançamento do Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa, articulado ao Sistema de Crédito Goma Card)
22/01 - Uberaba (Coletivo Megalozebu)
23/01 - Patos de Minas (Coletivo Peleja)
24/01 - Patos de Minas (Coletivo Peleja)
25/01 - Poços de Caldas (Coletivo Corrente Cultural)
26/01 - Guaxupé (Coletivo Beerock)
27/01 - São Paulo (Campus Party)
28/01 - Divinopólis (Coletivo Anti-herói)
29/01 - Vespasiano (Coletivo Vatos)
30/01 - Sabará (Coletivo Fórceps)
31/01 - Itabirito (Coletivo À Margem)
01/02 - Belo Horizonte (Coletivo Pegada)
02/02 - Belo Horizonte (Coletivo Pegada)

Saiba mais sobre o SISTEMA DE CRÉDITO GOMA CARD: gomacard.blogspot.com

Conheça o CIRCUITO FORA DO EIXO: foradoeixo.org.br

Serviço:

Lançamento do Programa Goma de Produção e Comunicação Colaborativa
Ponto de Partida da Coluna Fora do Eixo Minas
Apresentação:
Coletivo Goma
Pablo Capilé - Espaço Cubo (MT)
Felipe Silva - Massa Coletiva (SP)
Data: 21 de janeiro de 2010 (quinta-feira), às 20h
Local: Espaço Goma - Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro

0 comentários: