Uberlândia fortalece a Cena Independente Mineira

10/10/2007 12:27:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

A cena cultural de Uberlândia foi sacudida pela passagem do Conexão Telemig Celular. Quem participou das oficinas e viu os shows que aconteceram na praça Sérgio Pacheco sabe do que estamos falando.

E um dos destaques do evento foi a oficina ministrada por Pablo Capilé, Lenissa Lenza e Marielle Ramires, integrantes do Instituto Cultural Espaço Cubo, uma organização cultural coletiva criada em 2002 com a intenção de fomentar um mercado autoral, alternativo e auto-sustentável em Cuiabá.

Atualmente, articulados com frentes de trabalho de outros estados brasileiros, encabeçam o Festival Calango, o sistema de crédito Cubo Card, o coletivo de bandas Volume - Voluntários da Música, o Circuito Fora do Eixo, o Festival Integrado Grito Rock e muitos outros projetos.

Foi com essa bagagem que desembarcaram em Uberlândia e após quatro dias de muita discussão, passam a existir aqui na cidade os esboços de uma importante rede de colaboradores e parceiros entre os vários segmentos da cena musical uberlandense.

Foram criados o Coletivo GOMA de Bandas Independentes, com o apoio da AMC-Associação de Músicos do Cerrado, um Coletivo de Produção Musical Independente, o Centro de Mídia Independente que se difundirá através de todas as tecnologias de internet além de zines e programas de rádio e TV, e um Circuito de Distribuição visando uma inserção nacional.

O GOMA Cultura em Movimento apóia integralmente essa iniciativa e vai contribuir para esse cenário abrindo as portas da casa noturna para as bandas do Coletivo, sediando o Centro de Mídia Independente, promovendo oficinas de profissionalização e apresentando os produtos do coletivo no GOMA LOJA.