Uberlândia fortalece a Cena Independente Mineira

10/10/2007 12:27:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

A cena cultural de Uberlândia foi sacudida pela passagem do Conexão Telemig Celular. Quem participou das oficinas e viu os shows que aconteceram na praça Sérgio Pacheco sabe do que estamos falando.

E um dos destaques do evento foi a oficina ministrada por Pablo Capilé, Lenissa Lenza e Marielle Ramires, integrantes do Instituto Cultural Espaço Cubo, uma organização cultural coletiva criada em 2002 com a intenção de fomentar um mercado autoral, alternativo e auto-sustentável em Cuiabá.

Atualmente, articulados com frentes de trabalho de outros estados brasileiros, encabeçam o Festival Calango, o sistema de crédito Cubo Card, o coletivo de bandas Volume - Voluntários da Música, o Circuito Fora do Eixo, o Festival Integrado Grito Rock e muitos outros projetos.

Foi com essa bagagem que desembarcaram em Uberlândia e após quatro dias de muita discussão, passam a existir aqui na cidade os esboços de uma importante rede de colaboradores e parceiros entre os vários segmentos da cena musical uberlandense.

Foram criados o Coletivo GOMA de Bandas Independentes, com o apoio da AMC-Associação de Músicos do Cerrado, um Coletivo de Produção Musical Independente, o Centro de Mídia Independente que se difundirá através de todas as tecnologias de internet além de zines e programas de rádio e TV, e um Circuito de Distribuição visando uma inserção nacional.

O GOMA Cultura em Movimento apóia integralmente essa iniciativa e vai contribuir para esse cenário abrindo as portas da casa noturna para as bandas do Coletivo, sediando o Centro de Mídia Independente, promovendo oficinas de profissionalização e apresentando os produtos do coletivo no GOMA LOJA.


1 comentários:

  1. Henrique dos Reis disse...

    Enfim algo concreto que realmente possui um base firme para superar as dificuldades do movimento independente na região. Tenho certeza que podemos chamar de Revolução Musical Uberlandense. o Goma agora faz parte de mais um despertar social e cultura da cidade. Parabéns a todos que fazem parte desse projeto.
    www.musicdigital.blogspot.com