Zefirina Bomba de volta à Uberlândia!

9/25/2008 05:59:00 PM - Goma - Cultura em Movimento


A paraibana Zefirina Bomba é um trio, com um baixo distorcido, bateria forte e uma “viola noise” eletrificada.

São três "malucos" em cima do palco - Ilson (viola), Martin (baixo) e Guga (bateria) - fazendo a apologia da distorção, em uma espécie de hardcore alternativo e festeiro. Em sua música, uma estranha mistura de Sonics, Dick Dale, Cascavelletes, Dead Kennedys e Luiz Gonzaga, mais João Cabral de Mello Neto e Glauber Rocha.

Desde a grande revelação no Festival MADA, realizado em Natal, maio de 2003, por onde o trio tem passado, além da surpresa geral, fica a certeza de tratar-se de uma das melhores bandas da nova geração do rock nordestino e nacional.


fotolog.com/bandadyf
tramavirtual.com.br/zefirina_bomba

26/09 (SEXTA) no GOMA 22h R$7

Coletivo GOMA no Festival Escambo - Sabará/MG

9/23/2008 07:56:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Por Djalma Filho - Coletivo GOMA. Fotos: Tássio Lopes - Web Tv Goma.

De forma sucinta eu vou tentar explicar a passagem do Espaço GOMA pelo Festival Escambo 2008. Em primeiro lugar a programação do festival me chamou muita atenção, pois todas as bandas convidadas eram ligadas a Coletivos do interior de MG, confesso que de cara fiquei um pouco preocupado com relação a curadoria do evento, mas para minha felicidade: queimei a língua... Porém sobre isso eu falo mais tarde.

Nós chegamos a Sabará no sábado pela manhã após uma viagem cansativa, fruto de um dia cansativo e após uma pequena cochilada fomos pro lugar onde aconteceria a oficina do ótimo DJ Spider e do grande Renegado (gente finíssima, além de ótimo rapper) e o Encontro do Circuito Mineiro de Música Independente. Após um bate papo com a galera presente, a oficina foi remarcada pro final de semana seguinte, portanto dela não tenho o que falar senão destacar a simpatia e atenção do Renegado com o pessoal interessado.

Já quanto ao Encontro... Com membros de vários coletivos da capital e do interior - Fórceps, Goma, Retomada, Pegada, Outro Rock, Anti-Herói (em formação), Festival Arena Livre (me desculpem se eu esqueci alguém) - além das ilustres presenças de Kuru (SIM, Cria Cultura), Makely Ka e Danuza (Casulo – grande apoiadora do festival), o Encontro foi de fato muito profícuo.

Serviu, é fato, muito mais como um painel de informações (vinda dos membros do Fórum Mineiro da Música) do que como um espaço de discussões ou articulações (que se dariam em um segundo momento). Mas sem dúvida esse Encontro serviu pra que muita gente que só se falava por MSN pudesse enfim se encontrar, se conhecer e acreditem: valeu muito à pena. A partir daí no sábado rolou a festa no A Obra que dispensa comentários...

Domingo, dia do Festival em si, começou com uma cara de dia chuvoso (o que seria muito ruim pois o festival rolaria em uma praça), mas pra nossa sorte a pequena garoa que acabou caindo em alguns momentos não atrapalhou em nada o clima e o festival em si, que começou com a banda Manolos Funk de Vespasiano (primeira boa surpresa do dia). A banda, como o nome diz, faz um funk com uma energia muito interessante, culpa de seu vocalista que dançou por todo o Coreto usado como palco. Vai a dica, boa banda, bons músicos, bom vocalista (o que é muito difícil de ver por ai) e que merece rodar.

Logo depois subiu o Power trio de Divinópolis Aura com um rock alternativo que me remeteu a uma fusão do indie rock norte americano com o som das bandas de Seattle, outra boa surpresa, outra boa banda que merece mais atenção.

Depois foi a vez do pessoal de Montes Claros, o dia já começava a cair e o LH rock do Furo veio bem a calhar, mais outra boa banda, som de qualidade vindo do Norte das Minas, mas que em minha opinião é um pouco afetado demais pelo som dos Los Hermanos, mas isso não tira o mérito da boa apresentação da banda.

Depois de alguns problemas veio o ponto alto do festival: banda 4 de Sabará. Esse ano eu vi o show das principais bandas instrumentais do independente nacional (Macaco Bong, Fóssil, Hurtmold, Pata de Elefante, Chipanzé Clube Trio) e o 4 não perde em absolutamente nada pra nenhuma dessas grandes bandas. Grandes músicos, com grandes músicas, som visceral, técnico, empolgante, extasiante, diferente – por fim do c* mesmo, sem o que falar som f* mesmo.
Depois do showzaço do 4 Instrumental só um cara como o Renegado pra não deixar a peteca cair. Mesmo sem voz (no dia anterior ele passou por uma maratona de shows) o Renegado fez um ótimo show com destaque para Patricia (backing vocal – que voz é aquela...) e pro já elogiado DJ Spyder.

O fechamento do festival ficou por conta do Ricardo Koctus do Pato Fu que apresentou seu bom trabalho solo e fechou o festival com o melhor clima possível. Ou seja, boa música, lugar lindo, boa gente um festival bem mineiro no belo centro da histórica Sabará, saldo extremamente positivo de mais essa trip da trupe do Goma.

Deixo só um salve pro Tassim (grande companheiro), Cacau (que nos recebeu e organizou tudo muito bem), Lucas e coletivo Pegada (valeu a carona), Leo e Marcelo (Fórceps), Coletivo Retomada (Loris e Alan), Banda Aura, Manolos Funk (Fred figuraça), Coletivo Azucrina (deles eu fala depois), Banda Vandaluz (Cirão maluco), 4 Instrumental, Makely Ka, Kuru, Danuza, Renegado e Patrícia e pra todo mundo que esteve presente em mais esse ótimo final de semana.

abraços, Djalma.
Foto 1: Manolos Funk (Vespasiano/MG)
Foto 2: 4 Instrumental (Sabará/MG)

O que é a Festa Criolina (Brasília/DF) ?

9/22/2008 10:15:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

O Criolina começou como um evento de férias em janeiro de 2005, e agora se tornou um projeto que vêm aumentando o volume da boa música em Brasília.

Uma média de público de 700 pessoas dispostas a ouvir sons tão instigantes quanto o dia da semana em que a bagunça acontece: toda segunda-feira.


Feito para quem curte música negra (samba, samba-rock, soul, hip-hop, funk), conta com discotecagem do Pezão, Barata e convidados, que podem ser bandas ao vivo ou Djs.

A FESTA resgata todo o suíngue e musicalidade brasileira, onde a discotecagem passeia por clássicos de sucessos de Jorge Bem, Tim Maia, Elza Soares e Elizeth Cardoso até sucessos dançantes da nova geração formada por Seu Jorge, Paula Lima, Simoninha, Pedro Luís, Marcelo D2, entre outros.

Conduzido pelos DJs residentes Rodrigo Barata e Pezão, o projeto leva suas atividades para muito além das festas semanais: virou programa de rádio, atua como selo independente em feiras de música, promove artistas locais, produz shows, trilhas sonoras para cinema, teatro e publicidade e possui um estúdio de design gráfico que cria material de divulgação para o mercado cultural.

A intensa troca de idéias, músicas e serviços levou o Criolina para várias cidades do Brasil, Espanha, Argentina, e agora, pela primeira vez, à Uberlândia.

No GOMA, é claro!

SERVIÇO:
FESTA CRIOLINA (Brasília)
com os Djs BARATA, OOPS e convidados
sábado, 27 de setembro, 22h, R$7 antecipado
Av. Floriano Peixoto, 12 - 3224-7047

Independência ou Marte! Especial Jambolada

9/22/2008 07:07:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

O programa de música independente da Rádio UFSCar traz em sua 63a edição, duas atrações especiais: A 1ª parte será dedicada à cobertura do Festival Jambolada, com sons, entrevistas e impressões do que rolou em Uberlândia.


Na sequência, acontecerá mais uma Transmissão Independente, desta vez mais do que especial, com o Mamelo Sound System em parceria com o grupo Elo da Corrente tocando ao vivo nos estúdios da emissora. Ou seja, muito e boas idéias pelas 2 horas de programa.



É hoje, 2ª feira, às 22h !!


Se você perder, ainda tem a reprise, no sábado às 15h.


O programa também fica disponível para ser escutado a partir de 4ª feira no Portal Fora do Eixo.


Também é possível baixá-lo no http://www.independenciaoumarte.blogspot.com/