Hoje: A OBRA no GOMA

A melhor balada de BH, pela primeira vez em Uberlândia!

Conheça O MELDA (BH)

Hoje: GOMA sedia Série Nacional de Debates “Minha Casa é Sua Casa”

A série de debates “Minha Casa é Sua Casa” é a primeira ação em rede de 2009 da Casas Associadas – Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes -, entidade que conecta espaços de todo o Brasil abertos a bandas independentes e cria, a partir daí, um circuito nacional de casas de shows.

“Minha Casa é sua Casa” tem ocorrido de 26 a 31 de janeiro em 11 cidades diferentes, envolvendo agentes dos mais diversos segmentos culturais de cada região brasileira e mapeando as diferentes realidades em que está inserida a música independente do país. Estas trocas de experiências e informações servirão como um catálogo dos perfis distintos de cada cena, orientando o trabalho de bandas, produtores, casas de shows e o interesse do público.

Em Uberlândia, o debate acontece neste sábado, 31 de janeiro, no GOMA Cultura em Movimento, tem como tema "Os Desafios e viabilidade dos espaços culturais e de entretenimento” e é aberto a todos os músicos, produtores, jornalistas e demais interessados em se interar e se envolver no processo de construção da música independente de Uberlândia e do Brasil.

Conheça os debatedores:


CLAUDÃO PILHA (BH)

Claudão Pilha é hoje um dos agentes mais influentes da música independente brasileira. Proprietário d’A Obra Bar Dançante, de Belo Horizonte, uma das principais casas de shows do país e d’OBar, ocupa atualmente a Presidência da Casas Associadas – Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes. Como músico, Claudão foi baterista d’Os Meldas na década de 1980 e 1990 e, atualmente, comanda as baquetas do Estrume’n’tal - soft punk intrumental com dois discos lançados na gringa e participações em mais de uma dúzia de coletâneas internacionais -, além de encarnar sua monobanda O Melda.

ADREANA OLIVEIRA (UDI)

Jornalista, roqueira e admiradora da cultura rock, que assimilou para si como estilo de vida.

Atualmente é editora do caderno de Cultura do jornal Correio de Uberlândia, único diário da cidade, onde também é colunista musical. Experiência adquirida na estrada em festivais independentes e mainstream dentro e fora do país. Responsável pela coluna Novo Som, a primeira a dedicar uma página a bandas independentes todos os sábados. Aos poucos o espaço é também intercalado com artistas do mainstream.

Como apresentadora, atua no Canal da Gente com o programa Clip da Gente desde março de 2007.
Na noite, trabalha como produtora e relações públicas da casa de shows London Pub.
Nas horas vagas, ensaia com a girl band Madame Bovari.

LU DE LAURENTIZ (UDI)

Aos 52 anos, Lu de Laurentiz é arquiteto, urbanista, professor universitário (UFU), pós-graduado em Comunicação (UFBA), agitador cultural e por casualidade tornou-se apresentador de TV (Arte na Praça - TV Universitária - e Ladeira Metálica no Café com CulturaCanal da Gente).

Desde que se (re)conhece como gente faz militância cultural. Atuou como Diretor de Culturas da PROEX-UFU (2005-2008). Foi produtor e apresentador de programa de rádio na Universitária FM, o Olhar Radiofônico, entre 1989 e 1996.

Fora isso, mas dentro disso, fez curadorias em exposições de artes visuais; coordenou múltiplas atividades voltadas para a cultura artística e está por aqui pra o que der e vier, como oficial ou como outsider, ama o ofício de atuar com culturas.


Mediação: TALLES LOPES

Secretário Geral da
Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes -, Vice-presidente da Casas Associadas – Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes - e Coordenador de Planejamento do GOMA Cultura em Movimento.

A OBRA NO GOMA!

À noite, acontece a ponte Uberlândia-BH “A Obra no GOMA”, trazendo, pela primeira vez à cidade, a melhor balada da capital mineira. Discotecam CLAUDÃO PILHA (Surf Music e Rockabilly), d’A Obra/BH e YAN (Anos 80), da Pop!Justice/UDI. Além do show d’O Melda, A Monobanda do Claudão. Quem comparecer ao debate à tarde, ganha 50% de desconto no valor da entrada.


Sobre a CASAS ASSOCIADAS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CASAS DE SHOWS INDEPENDENTES


Durante o mês de outubro de 2007, seis produtores de cidades diferentes do país perceberam uma semelhança entre eles que expandia, ainda mais, o prazer de todos em trabalhar com música. Anderson Foca, de Natal; Claudão Pilha, de Belo Horizonte; Pablo Capilé, de Cuiabá; Rafael Bandeira, de Fortaleza; Robson Timoteo, de São Caetano do Sul e Talles Lopes, de Uberlândia são proprietários de algumas das principais casas de shows independentes do Brasil, e por serem associados à ABRAFIN - Associação Brasileira de Festivais Independentes - mantinham um contato frequente que fez com que surgisse a idéia de se criar, também, uma associação de casas de shows.

Dessa forma, em novembro do mesmo ano, em Goiânia - durante a realização da 13ª edição do Goiânia Noise Festival - surgiu a CASAS ASSOCIADAS, associação formada pelo Centro Cultural DoSol (Natal), Espaço Cultural Cidadão do Mundo (São Caetano do Sul), A Obra Bar Dançante (Belo Horizonte), Casa Fora do Eixo (Cuiabá), Hey Ho Rock Bar (Fortaleza) e GOMA Cultura em Movimento (Uberlândia). Com o passar do tempo, outras casas - como o Tendencies Bar em Palmas e o Dynamite Pub em São Paulo - foram se filiando à associação, e o lançamento oficial da CASAS ocorreu em Belo Horizonte durante a realização da 8ª Edição do Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe, em Março de 2008.

A Associação tem o objetivo de promover a música independente em todo o território nacional através do mapeamento de espaços culturais nas mais diversas localidades do país, o que só contribui para o crescimento da troca de tecnologia entre bandas e produtores. Uma nova reunião ocorreu em Cuiabá durante a realização da 6ª edição do Festival Calango e mais três casas foram filiadas: Macondo Lugar (Santa Maria, RS); Porão do Beco (Porto Alegre, RS); e Boomerangue (Salvador, BA).

Hoje tem SAMBA no GOMA!

COM QUE GOMA EU VOU?
O GOMA não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz SAMBA também!

Conheça O MELDA - Claudão Pilha e Sua Monobanda!

CLAUDÃO PILHA sempre foi um MELDA. Até porque foi o baterista d’Os Meldas, uma das bandas mais doidas de Belo Horizonte no final da década de 80 e nos anos 90. Depois assumiu as baquetas do Estrume’n’tal, grupo de surf-punk instrumental com dois discos lançados na gringa e participações em mais de uma dúzia de coletâneas internacionais. Claudão sempre tocou sua violinha escondido e compôs para as duas bandas. Um dia deu uma doida e comprou uma guitarra. Ficou três meses olhando pra ela sem saber o que fazer. Até que resolveu tocar sozinho. Bateras seqüenciadas, guitarra na mão e o capacete percussivo na cabeça – invenção própria que, ligado a um microfone de lapela, ajuda a fritar o show a cada cabeçada. As músicas d’O Melda falam de bobagens (ou nem tanto) e, se divertirem as pessoas, a idéia é essa mesmo. Toscamente, a propósito.

Ouça: myspace.com/claudaomelda

Curta o show, sábado @ GOMA:

A melhor balada de BH, pela primeira vez em Uberlândia!

Hoje: Moda Jam

JAM SESSION + BRECHÓ GOMA MODA
Mais informações no blog do Coletivo de Moda GOMA.

Conversa de Botequim apresenta BOA NOITE, CAPITÃO

Os(as) atentos(as) e assíduos(as) leitores(as) deste blog devem saber que este nome não é novo por aqui. Pois bem, estreia hoje nos palcos uma das mais gratas novidades da cena musical uberlandense nos últimos tempos.

Trata-se do BOA NOITE, CAPITÃO, projeto de nome curioso e composições recém lançadas que tem agrado vários ouvidos, não só daqui, como nos revelam os muitos comentários, em diferentes idiomas, no MySpace da banda e algumas postagens em blogs.

Segundo os próprios, "nós não temos release. Não temos histórico. Nenhum jornalista pra escrever sobre como tudo começou ou de onde nós viemos (POR ENQUANTO). Nós não temos informações relevantes. Nós só temos a nossa música."

Portanto, o que os resta é ouvi-las. O barco levanta âncora logo mais, no GOMA. Até lá e Boa Noite, Capitães, marujos e passageiros.

Hoje: TRIBUTE TO PANTERA

com a banda JACK DANIEL'S
+
LYCANTHROPY (MG)
+
KILLER KLOWNS
(UDI)