Hoje, no GOMA: POP!JUSTICE com João Brasil, Yan e Savone

A POP!JUSTICE mais esperada de todos os tempos!

Fotos: ECOS FALSOS e OPHELIA AND THE TREE na NOITE FORA DO EIXO

Os paulistas do ECOS FALSOS e os conterrâneos do OPHELIA AND THE TREE foram as atrações da última Noite Fora do Eixo, que rolou ontem no GOMA. Quem compareceu viu duas apresentações impecáveis, que renderam inclusive mais de 150 fotos para o Flickr, nossa galeria virtual.

OPHELIA AND THE TREE (MG) no GOMA - 10/04/2009




Ainda hoje, no GOMA, João Brasil (RJ), Yan (MG) e Savone (SP) comandarão uma das edições mais esperadas da festa POP!JUSTICE. A nossa equipe de fotografia também estará presente, registrando e eternizando os melhores momentos do evento.

Keep on GOMING!

NOITE FORA DO EIXO apresenta ECOS FALSOS e OPHELIA AND THE TREE


ECOS FALSOS (SP)
por Paulo Terron, com adaptações

Formada na Universidade de São Paulo, ECOS FALSOS, "a maior pos-boy band do mundo", pertence à nova geração do rock autoral brasileiro, seleto grupo que inclui, dentre outras, Vanguart (MT), Los Porongas (AC), Zefirina Bomba (PB), Macaco Bong (MT), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Porcas Borboletas (MG), Cérebro Eletrônico (SP), Charme Chulo (PR) e Superguidis (RS).

Tocam de um modo absolutamente punk, mas quase todos seus arranjos exigem pelo menos três guitarras diferentes, admitindo influências das mais diversas: de Blur a Queens Of The Stone Age, de Radiohead a Tim Maia, de Língua de Trapo a Beach Boys, de Beatles a Mutantes, de Frank Zappa a Cartola.

Nada é sagrado para os Ecos Falsos. Muito menos o que é mais sagrado para 99% dos roqueiros tupiniquins, a eterna pose de rockstars: contando piadas horríveis e trombando-se uns aos outros em seus shows, nunca deixam esquecer que rock, no país do forró universitário, é pura quixotice.

Tom Zé, admirador da banda desde 2004 e participação espacial no álbum "Descartável Longa Vida", assume: “Em vez de estar escrevendo isso, eu preferia estar produzindo um disco dos Ecos Falsos. Por quê? Porque quando eu fui ouví-los todo orgulhoso com a farinha da minha experiência, eles vieram com um bolo inesperado, e eu comi até mais do que queria. Esses profanos, esses agnósticos, esses heréticos são bons pra diabo!”

Ouça: myspace.com/ecosfalsos

OPHELIA AND THE TREE (MG)
por Victor Maciel

Uma pitada de indie rock e uma dose generosa de folk encaixadas a um vocal feminino foram mais do que suficientes para que OPHELIA AND THE TREE se tornasse, em pouquíssimo tempo, uma das bandas mais bem quistas da cena autoral uberlandense. Seu EP de estreia agradou tanto que emplacaram seu primeiro show logo no Jambolada, em setembro. E agradaram de novo!

Várias entrevistas após o show, vários EPs vendidos e, no mês seguinte... mais um show agendado, já em outro estado: Festival Release Alternativo - recentemente filiado à Abrafin - em Goiânia, num fim de semana que contou ainda com uma apresentação da banda na Noite Circuito Mineiro, no GOMA.

Em 2009, a rápida ascensão do Ophelia And The Tree tem continuidade com mais uma série de shows em eventos de peso como as edições Uberlândia e Cuiabá do Grito Rock América do Sul, Calourada UFU - abrindo para Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes - e Conexão Vivo, em Governador Valadares, além de dois shows em Belo Horizonte.

Ouça: myspace.com/opheliaandthetree

Fotos: divulgação

Fotos: INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM (RJ) no GOMA

Interferência Sistema de Som (RJ) @ GOMA - 09/04/2009

Os cariocas do INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM, atual destaque da cena soundsystem independente, passaram ontem pelo GOMA e promoveram uma noite regada ao melhor do reggae, dub e até do rap improvisado. 

A equipe de fotografia do GOMA - Cultura em Movimento registrou o evento em 90 imagens e acaba de concluir o upload de todas elas em nossa galeria virtual, o Flickr.





Clique aqui para visualizar o álbum com todas as fotos.

E seguindo a diversificada programação de abril do GOMA - Cultura em Movimento, hoje tem Noite Fora do Eixo com show do ECOS FALSOS (SP) e do OPHELIA AND THE TREE (MG). No sábado, POP!JUSTICE com João Brasil, Yan e SAVONE. A cobertura fotográfica dessas noites, claro, você também encontrará no Flickr do GOMA

Até lá!

INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM (RJ): quinta (09/04) @ GOMA

Interferência Sistema de Som (ISS) é um coletivo formado há 3 anos por músicos, DJs, designers, grafiteiros e jornalistas, com objetivo de difundir a cultura do dancehall e Sound System no Brasil, fortalecendo o movimento da cultura de rua no país.

Os sound systems jamaicanos, equipes de som pioneiras em promover bailes ao ar livre, são o principal referencial do ISS para buscarem sempre desenvolver uma interação mais direta com público, levando a música para espaços urbanos diferentes e aproximando-a das pessoas.

A cultura dos sound systems é um terreno extremamente fértil para a geração de novos valores artísticos. ISS é composto, basicamente, por caixas de sons de fabricação própria, discos, DJ's chamados de seletores e toasters (MC's do reggae) que cantam os clássicos do dancehall e suas próprias composições. Nas apresentações do ISS o microfone está aberto para quem quiser expor suas letras, como já compareceram MCs como Jimmy Luv (SP), Simba Amlak (Guiana Inglesa), Nabby Clifford (Guiana), MC Funkero (RJ) e Dada Yute (SP) que são reconhecidos nesse cenário.

O coletivo já lotou a pista do Clandestino Bar durante 3 meses, tocou no CircoVoador, Praia dos Pecados (Macaé), Vidigal, VIVO Rio, Meeting of Favelas (MOF), Casa da Matriz, entre outras casas noturnas e ruas. Querem alcançar o mais alto nível em Baile de Reggae no Brasil, construindo suas próprias caixas de som, buscando autonomia de atuação e melhor qualidade sonora dos seus bailes, com o melhor grave e o melhor clima. Para as apresentações, garimpam as músicas e riddims em vinil mais dançantes da música jamaicana sem deixar de lado os improvisos e a espontaneidade da noite.

No dia 09 de abril, quinta-feira - véspera de feriado! - , o Interferência Sistema de Som (ISS) se apresentará no GOMA a partir das 22h. O Eremita, DJ da conhecida banda mineira U-Ganga e MC que acaba de lançar o CD “Caminhando além das Montanhas do Concreto”, já confirmou presença no microfone. Por eles, a festa segue quente até o sol aparecer!