1º Simpósio Jurídico de Economia Solidária na UFU


Tem início nesta sexta, 26 de março, o 1º Simpósio Jurídico Regional da Economia Solidária e 1ª Feira Universitária da Economia Solidária na Universidade Federal de Uberlândia. O evento, idealizado pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da UFU (CIEPS/UFU) reunirá representantes de cerca de 10 cidades e um total de 25 Empreendimentos de Economia Solidária (EES), inclusive o Coletivo Goma, que se responsabiliza por debate sobre Economia Solidária e Cultura, além de participar da Feira.

O Simpósio contará ainda com momentos culturais e uma série de debates, palestras e painéis com o objetivo de elucidar conceitos jurídicos sobre o tema, além de buscar desmistificar a aplicação na sociedade da Economia Solidária, que possui em sua base ideológica o trabalho autogestionário e cooperado, a preservação ambiental e a prática do comércio justo.

Confira a Programação Completa:

26/março - sexta-feira (Centro de Convivência/UFU/Santa Mônica)

8h as 21h - Feira de Economia Solidária

13h00 - Abertura das atividades: Neiva Flávia de Oliveira

13h30 - Palestra "O marco jurídico da Economia Solidária": Marcelo Mauad

14h30 – Painel "Unisol Brasil": Claudio Domingos

17h30 – Apresentação cultural: Grupo Tamboril

18h00 – Roda de Cultura (debate sobre Economia Criativa): Talles Lopes (Coletivo Goma)

19h30 – Apresentação cultural: Balé Esperança

20h00 – Desfile de moda

27/março - sábado (Bloco 3Q/UFU/Santa Mônica)

8h às 21h – Feira de Economia Solidária (CC/UFU/Santa Mônica)

13h00 – Comunicações Orais

15h00 – Palestra "Economia Solidária, Segurança Alimentar, Reforma Agrária e Apoio à Agricultura Familiar": João Augusto de Freitas - Assessor de Gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social

16h30 – Painel "Economia Popular Solidária e o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Universidade Federal de Uberlândia": Paulo Rais / Francisca da Silva - Xica

18h30 – Palestra "Direitos Humanos na perspectiva da Economia Popular": Solidária Neiva Flávia de Oliveira

20h00 – Palestra "Assessoria Jurídica Popular – o Direito como ferramenta de emancipação social": Roberta Camineiro Baggio

Cinema + música + bar = CINEBAR @ Goma, 26/03/2010



Reafirmando a face multifuncional do espaço e combinando numa mesma noite cinema, música e bar, o Goma realiza nesta sexta-feira (26) o primeiro CINEBAR. Todos os interessados em qualquer uma dessas três dignas práticas - ver filmes, ouvir novos sons e beber - estão convidados a aparecer na casa, a partir das nove da noite. A entrada é franca.

Serão exibidas as seguintes produções:

Loki - Arnaldo Baptista


Na década de 60, durante o Regime Militar, um grupo de adolescentes em São Paulo tem outra preocupação que não a política: a música. Dentre eles está Arnaldo Baptista. Junto com seu irmão Sérgio Dias e com a namorada Rita Lee, ele forma a banda Os Mutantes, considerada por especialistas de todo o mundo como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. O sucesso precoce e o casamento com Rita fazem com que tudo ande muito bem na vida do baixista, mas o envolvimento com drogas aos poucos muda essa rotina.

Tentando um estilo mais progressivo na banda, e com um relacionamento difícil em casa, Baptista tem constantes problemas com Rita que decide nunca mais vê-lo. O rompimento faz com que ele se torne uma pessoa depressiva e não consiga mais a irreverência que tinha no tratamento com a música. Mesmo assim tenta seguir sua carreira e retomar o relacionamento, sempre sem sucesso. Apenas dez anos depois, Arnaldo toma uma atitude radical, se joga da janela de seu apartamento. Com diversos problemas decorrentes da queda, o músico retoma sua vida com a ajuda de uma fã.

Loki - Arnaldo Baptista é um documentário dirigido por Paulo Henrique Fontenelle. O filme representa a primeira produção do Canal Brasil, que completa dez anos, e conta com o depoimento do próprio músico, além de alguns de seus amigos, namoradas e fãs ilustres, dentre eles Sean Lennon, Devendra Banhart e Kurt Cobain, em imagens de arquivo de entrevista da época quando o músico veio ao Brasil.


Gênero: Documentário
Tempo: 120 min.
Lançamento: 2007
Distribuidora: MovieMobz

Texto: Guia da Semana

Rolling Stones - Shine a Light



O segundo e último show da cultuada banda de rock The Rolling Stones em Nova Iorque, no Teatro Beacon, no outono de 2006, foi bastante diferente para o quarteto. Além de terem como convidado de honra o ex-presidente Bill Clinton, que comemorava seu aniversário, o evento contou com um enorme aparato de câmeras e técnicos para que fosse transformado em um documentário do renomado cineasta Martin Scorsese. A junção do alto rigor técnico e precisão do diretor com a total despreocupação dos músicos tem como resultado o filme The Rolling Stones - Shine a Light.

Durante apenas um show, o diretor revê a carreira de sucesso da banda que já tem mais de 45 anos de estrada. Com as participações especiais de artistas como a pop Christina Aguilera, o roqueiro Jack White e o ícone do blues Buddy Guy, os ingleses Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts apresentam no palco algumas de suas canções de maior sucesso, que, no filme, são intercaladas com algumas entrevistas marcantes da carreira dos quatro. Entre outras coisas, os jovens músicos dos anos 60 falam sobre suas expectativas na carreira e planos para o futuro.

The Rolling Stones - Shine a Light foi uma forma de Martin Scorsese relaxar após filmar o violento Os Infiltrados, pelo qual ganhou o seu único Oscar de melhor diretor. Os músicos já haviam participado de diversos documentários. O mais marcante, Gimme Shelter, mostra um assassinato durante o show por membros dos Hell Angels, que faziam a segurança. Scorsese também já filmou com músicos antes. Além de clipes para Michael Jackson, ele dirigiu recentemente o documentário No Direction Home, sobre Bob Dylan.

Gênero: Documentário
Tempo: 122 min.
Lançamento: 2008
Classificação: Livre
Distribuidora: Imagem Filmes

Texto: Guia da Semana

Produções do Clube de Cinema Fora do Eixo


O Clube de Cinema é uma plataforma de trabalho sistematizada recentemente dentro do Circuito Fora do Eixo. Trata-se de uma reformulução da WebTV Fora do Eixo a partir do momento em que os agentes de audiovisual da rede se deram conta de estarem produzindo conteúdo em outros formatos, como curtas metragens e documentários.

O Clube de Cinema Fora do Eixo trabalha hoje com produção de conteúdo, formação de novos agentes do audiovisual- seja pela prática do cineclubismo ou por meio de oficinas - e no mapemento de novos pontos parceiros para exibição destas produções pelo país.

Além disto, tem produzido a série Grito Doc, amplo registro do Festival Grito Rock América do Sul 2010 - um dos maiores festivais integrados que se tem notícia no mundo - e ainda prevê para este ano a realização da Semana do Audiovisual (SEDA) - que aconteceu em Cuiabá (MT) nos últimos 3 anos - em pelo menos 6 cidades diferentes, inclusive Uberlândia.

No Cinebar, o Clube de Cinema Fora do Eixo realiza suas primeiras exibições em Uberlândia após a reformulação de seu conceito e de suas propostas de trabalho.

Serviço:

CINEBAR: cinema + música + bar
Exibição dos filmes:
LOKI - ARNALDO BAPTISTA (Paulo Henrique Fontenelle)
ROLLING STONES - SHINE A LIGHT (Martin Scorsese)
+ Produções do Clube de Cinema Fora do Eixo
21h | Entrada franca

+ Exposição ASSIS GUIMARÃES

Neste sábado, 27/03: FESTA CRIOLINA no GOMA

Clique no flyer para ampliá-lo.

Sábado, 27 de março, é dia de Criolina no Espaço Goma. A festa passou por Uberlândia em dezembro, durante as comemorações de dois anos do coletivo, e está de volta à cidade neste sábado para fechar  em alto e bom som a programação de março da casa. O projeto já foi considerado a maior festa black do Brasil e hoje é aclamado internacionalmente pela digna proposta de disseminar a música dançante do mundo, seja ela brasileira, africana, do leste europeu, norte americana, velha, nova, eletrônica, orgânica, etc.

Tradicionalmente, a Criolina acontece em Brasília toda segunda-feira e reúne um público médio de 700 pessoas. Com mais de 300 edições no histórico, mais de 1000 artistas de mais de 10 países diferentes já passaram pela festa.

Nesta edição mineira da festa, tocam na cidade os DJs Oops e Leo Candian.

OOPS


DJ Oops é membro do coletivo Só Som Salva, designer, músico, produtor de áudio e vídeo, diretor de teatro e ator. Co-produtor e DJ da equipe Criolina, faz um set variado, que passeia pelo universo do swing, jazz, funk, soul, breaks, balkan, ska e samba, sempre com novidades e raridades dançantes, além de eventuais combinações inusitadas com instrumentistas e artistas. Agora DJ Oops se apresenta também em formato live, manipulando remixes ao vivo - na últma vez que passou por Uberlândia, Oops apresentou pela primeira vez sua hoje aclamada série de remixes dos Beatles, grande momento da festa em dezembro.


LEO CANDIAN



Leo Candian é pesquisador de música há 15 anos, movido pela nescessidade de descobrir novos sons. Compartilha sua seleção musical nas já tradicionais noites de segundas-feiras na festa Criolina em Brasília. O repertório é sempre de gêneros variados e dançantes com ritmos brasileiros mixados com batidas eletrônicas com influencias de jazz, hip hop, reggae, ska, ragga, dub e outros tantos remeleixos da boa musica do mundo.

Ouça: soundcloud.com/djcandiansky

Serviço:

Festa Criolina com DJs Oops e Leo Candian
De volta ao Goma, a melhor festa black do Brasil!
Onde: Espaço Goma (Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro)
Quando: Sábado, 27/03/2010, às 23h00
Ingresso: $7 com nome na listagoma@gmail.com

O(s) diário(s) da Turnê Fora do Eixo

Começou na última quinta-feira, 18 de março, aqui no Espaço Goma, a Turnê Fora do Eixo com as bandas Porcas Borboletas, daqui de Uberlândia, e Aeromoças e Tenistas Russas, de São Carlos (SP). Ao todo serão 11 shows em 12 dias.

Toda esta maratona vem sido relatada em um blog oficial, que conta ainda tudo o que rolou na primeira Turnê Fora do Eixo, em dezembro de 2009, com as bandas Macaco Bong (MT), Porcas Borboletas e Burro Morto (PB) rodando pelo nordeste.

Primeiro entardecer da Turnê MG-SP

Deste novo giro, já estão no blog um relato desde a saída de São Carlos do Aeromoças e Tenistas Russas até os shows no Goma, um breve depoimento com as expectativas das duas bandas para esta tour, além de um vídeo que mostra um pouco da catarse que foi a noite da última quinta-feira.

Vai lá, vê e lê: