Os próximos passos
2/21/2008 11:13:00 AM - Goma - Cultura em Movimento
Toda a equipe Goma fica muito feliz com este engajamento, e acredita fervorosamente na possibilidade de rapidamente consolidarmos estes princípios participativos e orientarmos nossas ações neste sentido.A partir disto, foi dada a partida, no mesmo dia 17, para a organização do I Encontro de Artistas, Produtores e Mídias Independentes de Minas Gerais, que será realizado em Uberlândia ainda neste primeiro semestre.
A construção deste encontro servirá como marco definitivo para a efetivação do Circuito Mineiro de Música Independente, uma ação lançada oficialmente durante a Jambolada 2007, e que pretende articular toda a cadeia produtiva da música independente em nosso estado.
Para isto, gostaríamos de convidar a todos para nossa próxima reunião, que será realizada no dia 02/03, às 18hs, no Goma – Cultura em movimento, Av Floriano Peixoto no. 12.
Participe e ajude também a (re)construir esta história.
Abraços e inté.
Talles Lopes
Coordenador de Planejamento
Goma – Cultura em Movimento!
Cultura em Movimento - Parte 2
2/20/2008 07:24:00 PM - Anônimo
Blog Via Marginal
Coletivo de Comunicação e Mídia Independente GOMA
Ainda na ressaca da 1ª Noite Rock Monstro Discos, no dia antorior, quando MQN e Motherfish puseram a casa abaixo, um grupo considerável de músicos, blogueiros, comunicadores, produtores e técnicos de som de Uberlândia e região se reuniram no Goma Cultura em Movimento no último domingo (17), dia histórico para a cultura independente da cidade. A intenção era corresponder a uma expectativa nacional com relação à efervescente cena local, que já ecoa Brasil afora e tem a necessidade urgente de, finalmente, se articular de fato e, efetivamente, se consolidar.
Entretanto, pra começar a contar esta história, é fundamental voltar no tempo, pelo menos, uns 10 anos. Fim da década de 1990, Era de Ouro do chamado “jabá”, quando Uberlândia nada mais era do que a terra do Alexandre Pires e a aversão à música autoral dentro da própria cidade era o grande obstáculo a ser enfrentado por quem ousava tal atrevimento.
Foi ali o embrião dos hoje já consolidados e cada vez mais crescentes Circuito Fora do Eixo e ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes. Além de ter sido o empurrão que faltava para Uberlândia começar a fazer barulho nacionalmente. Quarenta dias depois da Jambolada, a banda uberlandense Dead Smurfs tocava no Goiânia Noise Festival e em fevereiro de 2006, o Porcas Borboletas desembarcava em Cuiabá para tocar no Grito Rock.
Três meses depois, aproveitando a justa empolgação causada pela Jambolada, é inaugurado o Goma Cultura em Movimento, espaço multifuncional para apresentações artísticas, convivência e fomento de políticas públicas para a cultura, um passo gigantesco para a consolidação de Uberlândia enquanto pólo nacional de cultura independente, status absolutamente impensável há não mais que uma década.
E é neste momento chave, em que o Brasil todo se volta para Uberlândia e busca aqui alguma contrapartida no que tange à articulação cultural independente, que a cena da cidade dá continuidade ao seu acelerado processo de crescimento nos últimos anos, incentivada pelo intercâmbio recente com outras cenas proporcionado pelo Grito Rock 2008, tomando consciência de sua posição de liderança e chamando para si a responsabilidade de se consolidar, de fato, como referência para Minas Gerais e outras regiões.
Foi com essa pretensão que, na tarde-noite do último domingo, o Núcleo de Produção Independente de Uberlândia foi finalmente constituído, visando o fortalecimento e a auto-sustentação da cena independente em Uberlândia, além de buscar fomentar iniciativas semelhantes em outras cidades da região. O Núcleo atuará a partir de 4 coletivos:
Coletivo Cultural: composto por bandas independentes com trabalhos autorais;
Coletivo de Comunicação: composto por diversas mídias da Internet, zines e demais comunicadores dispostos a difundir a cultura independente;
Coletivo de Produção: composto por produtores de eventos;
Coletivo de Sonorização: composto por técnicos deste setor.
Sábado de balanço no GOMA
2/20/2008 01:13:00 PM - Goma - Cultura em Movimento
Vamos inaugurar nossa noite black com a banda ícone do movimento aqui em Uberlândia!
Goma Groove Night terá a banda Maria Fumaça tocando os grandes sucessos do gênero e, é claro que não podia faltar, suas músicas autorais que já viraram hits da noite uberlandense.
E no antes-durante-depois, os DJs residentes continuarão jogando muito MOJO no ar.
Sábado 23 de fevereiro
22 horas
7 reais
lista amiga = 6 reais (poste o flyer em algum canto da net e mande o link para listagoma@gmail.com)
CONTRACULTURA DO CERRADO
A Touro Mecânico produções trará as bandas brasilienses PERFECTO e HELLENA, que se juntarão aos cumpadres CH4, Você é livre!? e 4HEAD (UDI) no GOMA, a partir das 16 horas.
*PROMOÇÃO ABC PRÓ HC 10:
Na entrada do TOURO MECÂNICO você ganha um cupom que te dá a chance de assistir na faixa os shows das bandas RUFIO, FUNERAL FOR A FRIEND, STRIKE ANYWHERE e muito mais!
Basta comparecer ao evento para concorrer a 1 ingresso do ABC PRÓ HC 10!!
DATA: 24/02/08 (DOMINGO)
HORÁRIO: 16H
INGRESSOS: 7 reais
Under Construction
2/19/2008 01:55:00 PM - Goma - Cultura em Movimento
Aquela velha máxima que nos ensina que nesse mundo ninguém é uma ilha e que, portanto, ninguém é capaz de se manter sozinho, começou a ganhar novos contornos, pelo menos no tocante aos músicos e bandas independentes da cidade Uberlândia e região.
Ações que vão girar em torno de específicos 4 coletivos: bandas, produção, comunicação e técnico. Coletivos esses que visam não só viabilizar a cena local, mas também desenvolver artistas, produtores, comunicadores e interessados em indivíduos (leia-se pessoas, bandas, grupos artísticos...) capazes de pensar (e executar) todo o processo que envolve a realização de um evento, o desenvolvimento de um artista, toda publicidade envolvida e mais...
E o grande barato dessa história, não é a tão comentada moeda cultural complementar e suas infinitas possibilidades, e nem mesmo a possibilidade de se ver realizada pelo menos dentro de um contesto limitado aquele velho sonho de igualdade e de social democracia (de verdade, não a praticada por partidos políticos que se outorgam essa alcunha) que alimentamos (ou pelo menos eu) por anos e anos a fio, e sim, a constatação de que tantas pessoas com origens e objetivos, a priori, tão distintos, se reunirem em torno de um projeto que não se mostra, em um primeiro momento, uma atividade capaz de gerar efetivamente renda, nem para o Espaço GOMA e nem para as pessoas/bandas envolvidas naquela reunião, que na verdade, mais parecia um útero, ou melhor, uma sala de parto, de onde surgia uma espécie de ONG da cultura alternativa regional.
17 de fevereiro de 2.008 pode entrar para história de Uberlândia como a aurora de um novo tempo dentro da produção cultural independente de nossa cidade e região, já possuímos vários e bons grupos musicais, produtores, um considerável público interessado, um programa de rádio que se dedica a divulgar este mercado, uma Universidade Federal com uma diretoria de culturas que está sempre apoiando projetos que vão neste sentido, a cidade já abriga um grande festival de musica independente, já possui até mesmo (um perigoso) prestigio fora de suas fronteiras, para nos consolidarmos como um grande pólo de musica independente, como uma verdadeira CENA NO MAIS AMPLO SENTIDO DA PALAVRA. Só nos faltava mesmo uma iniciativa como essa e é claro mão na massa!
Espero que um projeto tão entusiasmante não termine com o fim do pavio, e que essa bomba possa de fato explodir.
Noite de gala da Monstro no Goma
2/19/2008 01:22:00 PM - Goma - Cultura em Movimento
Fotos de Adreana Oliveira
Cultura em Movimento
2/17/2008 03:22:00 PM - Goma - Cultura em Movimento
Coletivo de Comunicação: composto por diversas mídias da Internet - como esta Via Marginal -, zines e demais comunicadores dispostos a difundir a cultura independente;
Coletivo de Produção: composto por produtores de eventos;
Coletivo de Sonorização: composto por técnicos deste setor.