Cultura em Movimento

2/17/2008 03:22:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Por Victor Maciel - blog Via Marginal

O intercâmbio e a integração em escalas continentais proporcionados pelo Grito Rock 2008 tem tudo pra gerar frutos deliciosos em Uberlândia. Bandas locais que tocaram em outras cidades nesta última edição do mega festival integrado voltaram pra sua terra natal muito entusiasmadas com toda a estrutura existente em cenas já mais articuladas. A galera da Juanna Barbêra, por exemplo, voltou de Hell City bastante impressionada e empolgada, tanto com o espírito de cooperação dos independentes cuiabanos quanto com a grande expectativa do pessoal de lá com a cena uberlandense.

É nesse contexto de euforia que o Núcleo de Produção Independente de Uberlândia está sendo retomado, com o apoio incondicional do Goma Cultura em Movimento. Trata-se de um projeto que visa o fortalecimento e a auto-sustentação da cena independente em Uberlândia, além de buscar fomentar iniciativas semelhantes em outras cidades da região. O Núcleo pretende trabalhar a partir de 4 coletivos paralelos:

Coletivo Cultural: composto por bandas independentes com trabalhos autorais;

Coletivo de Comunicação: composto por diversas mídias da Internet - como esta Via Marginal -, zines e demais comunicadores dispostos a difundir a cultura independente;

Coletivo de Produção: composto por produtores de eventos;

Coletivo de Sonorização: composto por técnicos deste setor.

A estruturação deste Núcleo ainda está em andamento e sua implantação efetiva está prevista para março. Ocorrerá neste domingo (17), às 18hs, no Goma, mais uma reunião. E o convite está feito àqueles que se encaixarem e estiverem dispostos a esta empreitada, mais um passo importantíssimo no processo de consolidação de Uberlândia enquanto pólo nacional de cultura independente.

Movimentemos, enfim, a Cultura dessa nossa promissora "Terra Gentil que Seduz"!

1 comentários:

  1. MY BAND - bandas independentes disse...

    Olá. Criei um portal para divulgar bandas independentes. Se puder indicá-lo no seu blog, agradeçerei. Obrigado.
    My Band - bandas independentes.
    http://www.myband.com.br