Under Construction

2/19/2008 01:55:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Texto de Djalma Rodrigues - Coletivo de Produção e Centro de Mídia Independente G.O.M.A.

Aquela velha máxima que nos ensina que nesse mundo ninguém é uma ilha e que, portanto, ninguém é capaz de se manter sozinho, começou a ganhar novos contornos, pelo menos no tocante aos músicos e bandas independentes da cidade Uberlândia e região.


Deu-se início ontem o coletivo G.O.M.A. de música independente. Um projeto apaixonante que tem por objetivo consolidar Uberlândia como um pólo nacional de música alternativa. De certa forma, pensar na produção cultural autoral independente como um processo que só será bem sucedido (e acredite se quiser: pode ser) se as habilidades (e principalmente a força de vontade) de um coletivo, se juntar em prol de todos, e consequentemente, voltando a si mesmo e a seus projetos.

Ações que vão girar em torno de específicos 4 coletivos: bandas, produção, comunicação e técnico. Coletivos esses que visam não só viabilizar a cena local, mas também desenvolver artistas, produtores, comunicadores e interessados em indivíduos (leia-se pessoas, bandas, grupos artísticos...) capazes de pensar (e executar) todo o processo que envolve a realização de um evento, o desenvolvimento de um artista, toda publicidade envolvida e mais...

E o grande barato dessa história, não é a tão comentada moeda cultural complementar e suas infinitas possibilidades, e nem mesmo a possibilidade de se ver realizada pelo menos dentro de um contesto limitado aquele velho sonho de igualdade e de social democracia (de verdade, não a praticada por partidos políticos que se outorgam essa alcunha) que alimentamos (ou pelo menos eu) por anos e anos a fio, e sim, a constatação de que tantas pessoas com origens e objetivos, a priori, tão distintos, se reunirem em torno de um projeto que não se mostra, em um primeiro momento, uma atividade capaz de gerar efetivamente renda, nem para o Espaço GOMA e nem para as pessoas/bandas envolvidas naquela reunião, que na verdade, mais parecia um útero, ou melhor, uma sala de parto, de onde surgia uma espécie de ONG da cultura alternativa regional.

17 de fevereiro de 2.008 pode entrar para história de Uberlândia como a aurora de um novo tempo dentro da produção cultural independente de nossa cidade e região, já possuímos vários e bons grupos musicais, produtores, um considerável público interessado, um programa de rádio que se dedica a divulgar este mercado, uma Universidade Federal com uma diretoria de culturas que está sempre apoiando projetos que vão neste sentido, a cidade já abriga um grande festival de musica independente, já possui até mesmo (um perigoso) prestigio fora de suas fronteiras, para nos consolidarmos como um grande pólo de musica independente, como uma verdadeira CENA NO MAIS AMPLO SENTIDO DA PALAVRA. Só nos faltava mesmo uma iniciativa como essa e é claro mão na massa!


Espero que um projeto tão entusiasmante não termine com o fim do pavio, e que essa bomba possa de fato explodir.

0 comentários: