Coletivo Goma inicia nova fase de sua história

Quase três anos sediado em seu espaço cultural homônimo, localizado no epicentro da vida noturna uberlandense, o Coletivo Goma chega a outubro de 2010 em um momento chave de sua história. Após se estabelecer enquanto um ponto de referência para a circulação de artistas independentes pelo território brasileiro, o Goma migra para uma nova sede, à medida em que ressignifica suas prioridades e se permite ampliar o foco na gestão de suas frentes de atuação na cadeia produtiva da cultura, abrangendo múltiplas linguagens artísticas e sempre se pautando por princípios de economia solidária.


Noite de inaguração do Espaço Goma - 12/12/2007. (Foto: Marco Nagoa)

De dezembro de 2007 a outubro de 2010 foram contabilizados cerca de 320 eventos, pelos quais se apresentaram mais de 450 artistas de 19 estados brasileiros e outros 7 países, ações que contemplaram não só a música, como também as artes visuais e cênicas. Além disso, o Espaço Goma ainda recebeu uma série de atividades de formação e debates culturais, ambientais e políticos. Este histórico, aliado ao trabalho integrado ao Circuito Fora do Eixo - rede de coletivos de gestão cultural presente em 25 estados brasileiros -, posicionou o Goma no centro da discussão dos novos rumos da política cultural brasileira.


1º show do Porcas Borboletas no Goma - Janeiro de 2008. (Foto: Marco Nagoa)

É neste contexto que o Coletivo Goma se vê na necessidade de dar um novo passo em sua trajetória - e em momento muito emblemático. No mês em que recebe todo o Circuito Fora do Eixo para a 3ª Edição do Congresso Nacional da rede, o Goma transfere sua sede de lugar e passa a pensar de forma ainda mais efetiva a ampliação do diálogo com os artistas locais, o comprometimento com projetos de formação, uma maior abrangência da moeda complementar Goma Card e, principalmente, a articulação de campos de atividades coletivas.



Debate Casas Associadas - Janeiro de 2009 (Foto: Marco Nagoa)

Com isto, o Coletivo Goma volta-se para a consolidação das bases de suas frentes de atuação, hoje divididas em núcleos com foco na música, teatro, artes visuais, produção audiovisual e multimídia. A partir daí, deixa de se entender enquanto um projeto cujas realizações, inevitavelmente, sempre passam pelo mesmo espaço e passa a intervir na cidade de forma rizomática.


Coluna fora do Eixo - Janeiro de 2010. (Foto: Hick Duarte)

Encerra-se um ciclo desta trajetória que não para por aqui. Mais do que um espaço cultural ou uma casa noturna, o Goma é célula de um movimento que entende a cultura como peça fundamental da constituição das relações humanas e do comportamento social. Não é exagero dizer que o Espaço Goma ficou pequeno para o tamanho deste projeto que reorientou a vida de todos nele envolvidos. Contaminamos e migramos. A Cultura continua em Movimento!



Parte do Coletivo Goma e alguns colaboradores. (Foto: Camila Cortielha)

Atenciosamente,


Coletivo Goma - Cultura em Movimento
A partir de outubro, sediado na Rua Johen Carneiro, 6 - Tabajaras.

02/10/2010: Criolina

02/10 sábado | CRIOLINA (DF)