Banca GOMA na Calourada UFU!

Neste fim de semana, o GOMA Cultura em Movimento não abre suas portas. Mas a causa é boa e não é novidade neste blog. Estaremos mais uma vez na Calourada UFU, onde montamos nossa banca de CDs, roupas e outros produtos da Loja GOMA, durante as festas de hoje e amanhã no Campus Santa Mônica.
Banca GOMA no Festival Calango 2008, Cuiabá (MT)

Passa lá e, se nada te agradar, pelo menos leve o flyer com a programação do mês de abril, que tem Cultura em Movimento pra todos os gostos!

Crédito:
Foto Banca GOMA: Marco Nagoa

Novos coletivos em Minas Gerais!

O número de coletivos no estado de Minas Gerais não para de crescer. De um ano para cá, cerca de dez cidades formaram suas entidades, consolidando de vez o Circuito Mineiro de Música Independente. Agora é a vez de Ribeirão das Neves e Uberaba entrarem oficialmente nesta rota que redefine paradigmas para a cadeia produtiva da cultura no estado.
Semifusa: primeiro evento em praça pública

Em Neves, o Coletivo Semifusa realiza amanhã, na Praça Central da cidade, a Rock Fusion, sua festa de lançamento, com shows de seis bandas da Região Metropolitana de BH.

Já na nossa vizinha Uberaba, o Coletivo Megalozebu se constituiu durante a produção da 1ª edição do Grito Rock América do Sul na cidade, em fevereiro, e já prepara sua festa de lançamento.

Domingo tem Arte na Praça!

Domingo, 5 de abril, o Arte na Praça encerra a semana de atividades da Calourada UFU 2009. Para esta edição, a curadoria feita pela Diretoria de Culturas da UFU optou por uma grade com bandas da região que orbitam o ambiente universitário.

Sobem ao palco, os uberlandenses "Dom Capaz" (foto) - em seu primeiro show na cidade após a mini-turnê de lançamento de seu primeiro EP - e Daniela Alves, além dos ituiutabanos do Bom Sujeito. A programação conta também com discotecagem do DJ Koyrana.

Foto "Dom Capaz": Marco Nagoa

Chacal: "GOMA, uma parada rara!"

Em seu Chacalog, o poeta Chacal, do CEP 20000 - projeto literário que há duas décadas aglutina e fomenta a poesia marginal e o cenário alternativo do Rio de Janeiro -, comentou sobre sua passagem por Uberlândia no último dia 17, quando recitou poesias no Teatro Rondon Pacheco e ministrou oficina no GOMA, durante a Turnê Pele do Asfalto.
Chacal em ação no Rondon Pacheco

No blog, Chacal não poupa elogios ao nosso espaço, nos comparando até com o lendário reduto poético novaiorquino Bowery Poetry Club, além de confessar, em outra postagem: "o rio me adoece. me aborrece (...) vou embora para uberlândia".

Leia o texto na íntegra AQUI!

Crédito:
Foto Chacal: Luana Magrela

Abril pro GOMA!

A programação do GOMA para o mês de abril já está toda fechada. Explorando a pluralidade de manifestações artísticas e buscando reafirmar parcerias com outras iniciativas culturais da cidade, culminamos em um mês bastante diversificado.
JOHNNY O BAND (EUA) no GOMA dia 24/04

A casa continua sendo um dos principais pontos de circulação da música independente brasileira. Só neste mês, serão 16 shows com bandas de 6 estados diferentes e ainda, apresentação de YFACTOR AND JOHNNY O, blues band estadunidense em turnê pelo Brasil.

Parcerias com outros coletivos locais - Valvulado e Uberlândia Hardcore - e o Circuito Fora do Eixo trazem a Uberlândia o indie do ECOS FALSOS (SP) - foto -, o psychobilly de THE BROWN VAMPIRE CATZ (PR) e o hardcore do NUNCA INVERNO (SC), sempre promovendo a troca de experiências com bandas locais, no caso, OPHELIA AND THE TREE e DISSIDENTE!

O 2º 1/4 Rock Show - 1º no GOMA - traz à cidade os paulistas SUGAR KANE e GRANADA, que dividem o palco com a mais nova banda local de VGM, CHIPTOTS.

Voltam à programação, dois dos projetos de maior sucesso da casa, POP!JUSTICE - com a presença especial de JOÃO BRASIL (RJ) - e a 3ª edição da CUBA LIBRE, sob o comando de YUGA e CUBANITO, do Black Sonora (BH), apresentando o que há de melhor na música latina.

O mês começa com o grande destaque da cena sound system carioca, INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM, e termina com o maior nome do death grindcore no país, DEATH SLAM (DF) e a lenda do Death metal local, SCOURGE.

Além disso, tem samba no "COM QUE GOMA EU VOU?", o lançamento do livro "Dente de Leão", de Cecília Borges e as novidades na decoração da casa. Mais Cultura em Movimento, impossível!

Confira as datas e maiores informações na barra lateral do blog.

Créditos:
Foto Johnny O Band: divulgação
foto Ecos Falsos: divulgação

GOMA na Calourada UFU!

Começa hoje a Calourada UFU 2009. Até domingo, 5 de abril, a atmosfera universitária da cidade ferve com uma série de debates, oficinas, mostras, shows - que vão de grandes revelações da cena independente local, como Ophelia And The Tree e "Dom Capaz", a nomes consagrados como Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra - dentre outras atividades que extrapolam os muros da Universidade.
Efervescência cultural e política garantida! Falou nisso em Uberlândia, falou em GOMA e, como não poderia deixar de ser, participamos ativamente do evento. Hoje e amanhã compomos duas mesas de debates e já temos planejado ações durante os shows.

GOMA @ CALOURADA UFU 2009:

30/03, segunda-feira:
Debate: "Revolução Virtual: A profissionalização das mídias e bandas Independentes"
Participantes:
Walber Schwartz (CultBlog)
Muryel de Zoppa (Crônicas, Metáforas & outros Mamíferos)
Victor Maciel (GOMA WebTV)
Breilla Zanon (Juanna Barbêra)
15h - 17h30 @ Sala 3Q115 (C. Sta. Mônica)

31/03, terça-feira:
Debate: "A profissionalização do mercado independente e o uso da economia solidária - Uma troca de arte”
Participantes:
Ynaiã Benthroldo (Espaço Cubo/MT)
Débora Bernardes (GOMA Cultura em Movimento/MG)
Lú Pereira (Tamboril Arte Independente/MG)
15h - 17h30 @ Sala 1I01 (C. Sta. Mõnica)

Confira a programação completa no Site Oficial do DCE.

Fotos da "Move It! Fluorescente" e de muito mais

Move It! Fluorescente @ 28/03/2009

A equipe de fotografia do GOMA Cultura em Movimento fotografou a última edição da Move It!, que rolou no dia 28 de março (depois de uma mini reforma em nosso espaço) e embalou os presentes com muita Heineken e com a discotecagem de Yan, Hell Yeah! e Carol Agresta (Killer Shoes/SP). Acabam de chegar ao Flickr, nossa galeria oficial de fotos, uma seleção de 117 fotos da festa. Clique aqui para conferir o álbum (ou aqui para ver as imagens em slideshow).

No Flickr você encontra também as fotos de todos os últimos eventos realizados no GOMA, com destaque para a Edição Uberlândia do Grito Rock América do Sul e a Cabaret Night Club.






Além do Flickr, o GOMA também tem seu perfil no Twitter, que te permite ficar por dentro de tudo o que envolve a produção cultural independente de Uberlândia e as realizações do coletivo.

É o GOMA presente e conectado ao que há de mais interativo na rede. Até a próxima!