pensando na vida, segunda parte

1/20/2010 10:25:00 AM - Grazie Pascoli

Continuando o papo sobre responsabilidade social, vamos pensar agora sobre o Desenvolvimento Sustentável. Afinal, wtf?

Acho que, nessa altura do campeonato, todo mundo já percebeu que vivemos numa sociedade de consumo, e que somos estimulados para consumir além do necessário. Ansiamos pelo excesso e pelo supérfluo.

Até aí tudo bem, cada um gasta seu dinheiro como bem entender. Só que a produção cada vez maior de bens e produtos exige uma quantidade também maior de matéria-prima, pondo em risco as reservas naturais do planeta. É nessa hora que o problema do outro se torna problema de todos.

Justamente dentro desse contexto que entra o conceito do desenvolvimento sustentável, oferecendo uma outra perspectiva sobre o papel do ser humano no mundo.

Ele propõe o desenvolvimento social e econômico em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com suas necessidades. Definições mais atuais também incluem a proteção da sociodiversidade e a valorização da diversidade cultural.


Essa idéia pode sair do papel através do consumidor consciente, que compreende os limites dos processos de produção e avalia o impacto de seus impulsos consumistas.

Assim, conhecimento e bom senso são aplicados no dia-a-dia. Pode ser na hora da compra, escolhendo um produto orgânico e rejeitando um produto na embalagem de isopor (que é muito tóxico). Pode ser cobrando políticas públicas que estimulem uma melhor distribuição de renda, como a criação de redes de economia solidária, por exemplo.

Não precisamos abrir mão da qualidade de vida para conseguirmos a qualidade ambiental. Basta um pouco de sabedoria e do resgate de valores éticos para reduzirmos os impactos que prejudicam a nós mesmos e ao planeta.

0 comentários: