Independentes no VMB 2009

Recentemente, o blog do Coletivo Pegada, Ponto Fora do Eixo em Belo Horizonte (MG), publicou uma matéria interessante sobre a quantidade de bandas independentes concorrendo na edição deste ano do Video Music Awards Brasil, o famoso VMB da MTV. Na matéria, a repórter Camila Cortielha aponta para a verdadeira invasão dos indies na premiação, da qual estão de fora de apenas três das cerca de 20 categorias musicais.

Macaco Bong no Jambolada 2008. No VMB, a banda concorre na categoria "Instrumental"

É notório que a música independente tem ocupado cada vez mais espaço na própria grade da emissora. No entanto, por ser a MTV um dos principais veículos propagadores do mainstream tanto aqui no Brasil, quanto na gringa, o fato de aparecerem tantas caras "novas" na lista de indicados ao VMB não deixa de ser uma - grata - surpresa.

Não é de hoje que a grande indústria fonográfica tem passado por uma crise profunda, talvez a maior em toda sua história. Enquanto isso, o mercado independente tem crescido cada vez mais, à medida em que movimentos e associações como o Circuito Fora do Eixo, a Abrafin e as Casas Associadas apontam novas alternativas e novos paradigmas para a cadeia produtiva da cultura.

Fica, então, a dúvida: seria esta "invasão" só mais uma nova onda hype ou um indício de que a música brasileira tem, definitivamente, uma nova cara e um novo DNA no que diz respeito a seus modelos de gestão e visão de mercado?

Confira a matéria no blog do Coletivo Pegada!

Foto: Hick Duarte

0 comentários: