Uma performance rock-teatral ou um happening?

4/25/2008 06:28:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

“Ninguém sai daqui vivo!” é uma livre adaptação para o teatro de poesias, textos e fatos biográficos de Jim Morrison, criada e vivida pelo ator Fransérgio Araújo e trilha sonora de Djdu.K.

A encenação segue as idéias do homem-teatro Antonin Artaud, com a ruptura de separação entre platéia e palco, público e ator, realidade e espetáculo, pois Jim Morrison rompia essas dicotomias ao pular do palco em meio ao público. Assim, optou-se pelo espaço cênico sem cadeiras e nem palco italiano. Ator, público e DJ pisam o mesmo chão e envolvem-se como num happening, e são também conduzidos ao distanciamento, tendo suas relações questionadas por meio da metalinguagem. Assim, cria-se um ritual de envolvimento e distanciamento, que possibilita percebemos os sentidos da arte de Jim Morrison.


"Ninguém Sai Daqui Vivo!" no Goma – 25/04
É primeira vez que o Goma disponibiliza seu espaço para uma apresentação de teatro, cumprindo seu propósito de diversificar as atividades do espaço.
A apresentação em caráter de “ensaio aberto” não deixa de ser uma apresentação pra valer, apenas mostra os primeiros passos do processo de elaboração do trabalho, mas com toda consistência de uma peça acabada.

Eduardo Bernardt e Djdu.K
A discotecagem do Djdu.K após a peça garante boa animação à festa e segura o beat dançante com clássicos do glitter rock, funk, soul, samba, disco, pop... Tem: Funkadelic, Sly And Family Stone, Jorge Ben, David Bowie, Marvin Gaye, Chic, Stevie Wonder, Talking Heads, Gilberto Gil, Blondie, PIL, Bauhaus, B-52’s, Tim Maia, Supertramp, Roxy Music, T. Rex, Gary Glitter, Edy Star, Secos & Molhados, Testículos de Mary, New Order, The Clash, Black Rio, Gal Costa, Stooges, Robert Fripp, etc.

Fransérgio Araújo

Fransérgio Araújo começa no teatro em sua cidade natal, Uberlândia, MG, onde chegou a ser presidente da ATU - Associação de Teatro de Uberlândia, em 1993. Em 1995, muda-se para São Paulo a convite de Zé Celso Martinez Corrêa e participa de todos os espetáculos da Cia Teatro Oficina Uzina Uzona, incluindo Bacantes de Eurípedes, Hamlet de Shakespeare, Ela de Jean Genet e Os Sertões de Euclides da Cunha.

0 comentários: