Jambolada agora é história

9/19/2007 03:17:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Jambolada afirma-se como um dos festivais mais importantes do país



Em sua terceira edição, o Festival Jambolada, realizado nos dias 14, 15 e 16, em Uberlândia, Minas Gerais, consolidou-se como um dos mais importantes e interessantes do país. Tanto pela grande fluência de público, que ultrapassou três mil pessoas por dia, quanto pela organização e, especialmente, pela qualidade e diversidade dos shows apresentados, que afirmaram a importância da cena independente nacional. Organizado num ótimo local, com vários ambientes, chamado Acrópole, o festival reuniu um público jovem, interessado nas atrações. Filiado a Abrafin (Associação Brasileiras de Festivas Independentes), o festival contou com o patrocínio da Natura e o apoio da cerveja Sol.

Nos três dias, o festival cumpriu seu papel de revelar bandas novatas como Acidogroove (a mais promissora delas), Proa, Falcatrua, Juana Barbera, The Dead Lover’s Twisted Heart e Dead Smurfs, todas da região e de Belo Horizonte. Entre as bandas independentes, confirmaram sua importância na cena nacional Los Porongas, Vanguart, Porcas Borboletas (anfitriã), Daniel Beleza & Os Corações em Fúria, Estrume’n’tal, Astronautas, Superguidis e Móveis Coloniais de Acaju. As duas atrações "principais", Tom Zé e Nação Zumbi, levaram para o palco shows previsíveis, exceto pela insistência do primeiro em "brigar" com o público - que se mostrou extremamente (ou “mineiramente”) educado.

O festival também foi palco de debates sobre a cena independente, em particular o Circuito Fora do Eixo, em seus aspectos de circulação, distribuição e produção de conteúdo. As palestras e os debates contaram com a presença de Tales Lopes e Alessandro Carvalho, organizadores do festival, Israel do Vale (Rede Minas), Rodrigo Lariú (Festival Evidente). O festival ainda contou com uma ampla cobertura de imprensa, que incluiu sites, blogs, rádios, jornais e televisões locais e da região, e outros órgão de imprensa estadual e nacional, como Trama Virtual, Rolling Stone, MTV, Programa Alto-Falante, OutraCoisa, Urbanaque, Loaded e Senhor F, entre outros.

Fernando Rosa é editor de Senhor F e acompanhou o festival à convite da organização.

0 comentários: