Entrevista com NUDA do site RecifeRock

6/03/2008 04:19:00 PM - Goma - Cultura em Movimento


Entrevista - Nuda
Por Hugo Montarroyos 7 Mar, 2008


O Nuda é uma das bandas novas que entendeu o recado dos novos tempos: infelizmente, não cabe mais ao músico “apenas” fazer música, mas colocar a cara em todas as etapas do processo de produção. Com pouco mais de dois anos de carreira, a banda, daquelas difíceis de definir (eles mesmos acabam se definindo melhor do que qualquer pré-definição alheia), é uma das atrações de amanhã do festival Nordeste Independente, que acontece no Novo Pina. Também se apresentam em Natal, no dia 29 de março, em prévia do Festival DoSol.


Confira abaixo a entrevista feita por e-mail com Henrique, baixista do Nuda. E, caso você tenha banda, assimile – e aplique - alguns dos conselhos dele.


No myspace da banda vocês afirmam que “o mais singular do Nuda é serplural”. Sem querer ser reducionista, essa pluralidade que vocêsreivindicam abraça quantos estilos?

Olá, Hugo! Cara, quando falamos em pluralidade não nos apegamos a estilos, mas sim à falta de barreiras, preconceitos e rótulos perante nossa manifestação artística. Mas não tem como negar que somos fascinados pela música brasileira e nem que fomos ”criados” no rock.


Como será o show do Nordeste Independente?

Algumas pessoas chamam esse nosso repertório de Festivais como nossa ”vertente” psicodélica. Bem, posso te dizer que o show vai por aí. Devemos apresentar alguma releitura também, mas aí fica pra surpresa da hora.


A Nuda tem cavado um espaço legal para tocar, com agenda cheia e shows marcados fora do Estado. Como conseguem essa articulação? O segredo é correr atrás e investir em shows?

Hoje existem tantos meios de divulgação e o mercado mudou tanto que o significado de ”artista” mudou demais. Tem uma frase legal usada pelo pessoal do Macaco Bong que é ”artista igual a pedreiro”.É por aí. Desde o começo da banda nos preocupamos em ter um material legal de divulgação, gravando em bons estúdios e disponibilizando as músicas de forma atrativa (e isso não é necessariamente um sinônimo de altos gastos). Também estamos sempre de olho na cena independente do país inteiro, fomentando contato com organizadores, mostrando material, etc.


Como surgiu a banda? Quanto tempo de carreira?

Mais ou menos começo de 2006. Foi um processo longo e espero que duradouro. Eu tinha tocado com Dossa, que conhecia Rapha, que estudou com Scalia, numa daquelas coincidências.Scalia e Rapha sempre compuseram, criamos uma amizade muito forte e começamos a nos reunir só para fazer jams. Isso durou meses. Daí trouxemos as jams pra dentro das letras, as músicas pra dentro das jams e aqui estamos.


Se quiser acrescentar algo o espaço é seu.

Opa. Então gostaríamos de alertar os amigos de correnteza: há botijas e arapucas no nosso meio. Se informem sobre direitos autorais, creative commons, SMD`s, difusão digital, Coletivos e todas as novas possibilidades. Um certo cidadão profetizou que “nos organizando podemos desorganizar”. E sobre o festival, a gente está numa instiga muito grande, porque não tocamos no Recife desde o fim do ano passado e essa volta não poderia ser em momento melhor. Sem contar que as bandas são muito boas, vaidar pra se divertir um bocado. Pra conhecer mais a Nuda: www.myspace.com/sitionuda. Abraços!




O Nuda vai tocar aqui em Uberlândia neste domingo (08 de junho).


DOMINGO TENDÊNCIAS

NUDA (PE)
DOM CAPAZ (UDI)

ANJOS BANDIDOS (UDI)

08 de junho

20 horas

5 reais

0 comentários: