Oficinas gratuitas de Fotografia, Pintura e Música - Inscrições até amanhã

11/06/2008 09:34:00 AM - Goma - Cultura em Movimento

INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS:
03 a 07 de novembro de 2008, na Oficina Cultural, 12h às 18h.
Telefone: 3239-2515
1) OFICINA de FOTOGRAFIA
A codificação do tempo na fotografia: “stop motion” um novo formato fotográfico
Por Fernando Fogliano
Através de avanços nos estudos científicos da mente e das Teorias da Percepção sabemos que importantes aspectos da consciência e da memória envolvem o problema do tempo. Tanto na Arte quanto na Ciência, a representação do tempo sempre constituiu um aspecto básico na construção das narrativas. O surgimento da fotografia permitiu a utilização de sistemas mecânicos para representar o tempo imageticamente. O cinema, uma forma expressiva que descende da fotografia, através do recurso da montagem também encontrou estratégias expressivas para representar o tempo.
O “stop motion” é uma técnica que engendra fotografia e cinema consagrou-se como técnica de animação e de produção de efeitos especiais em Hollywood, já nos seus primórdios. Norman McLaren, estudioso do cinema entre as décadas de 30 a 70, fez grandes contribuições para o refinamento técnico e expressivo desta linguagem. Com o advento das técnicas digitais de produção de imagens, o “stop motion” passa a despertar um renovado interesse como forma expressiva. Antes, visto como técnica cinematográfica pode agora ser entendido também como técnica fotográfica. A oficina pretende criar um cenário para reflexões sobre a fotografia contemporânea e propor a experimentação de práticas de produção de “stop motion”.

Duração da oficina: 3 horas
Vagas: dia 19 - 15 pessoas , dia 20 - 15 pessoas ( total 30 vagas)
Material: Câmera fotográfica digital.
Critérios: conhecimento básico, não precisa ser expert em nada. Basta saber operar a câmera fotográfica digital e possuir o conhecimento básico no uso de ferramentas simples como o Movie Maker.

2) OFICINA DE VIOLA
Por Passoca

Na oficina pretendo apresentar algumas considerações sobre aviola caipira,sua origem, afinações, diferenças regionais naforma de tocar, informações sobre violeiros. Transmitir parte da minha vivência como compositor evioleiro e propor algumas atividades com osparticipantes,exercícios de composição , acordes básicospara começar a "pontear" a viola etc...
Poderão participar músicos e apreciadores da arte de tocarviola de qualquer idade, não há necessidade de conhecimentoteórico de música,e sim algum conhecimento prático deinstrumentos de corda(viola,violão,cavaquinho etc.).AtenciosamentePassoca

Duração da oficina: 6 horas - 14 às 17h, (dias 19 e 20)
Vagas: 30 vagas (mesmos participantes)
Material: viola
Critérios: músicos e apreciadores da arte de tocarviola de qualquer idade, não há necessidade de conhecimentoteórico de música,e sim algum conhecimento prático de instrumentos de corda(viola,violão,cavaquinho etc.).

3) OFICINA de COMPOSIÇÃO E ORIENTAÇÃO ESTÉTICA.
Por Arrigo Barnabé

Duração da oficina: 6horas
Vagas: 15 vagas
Material: caderno de música, lápis e borracha.
Critérios: Para participar da minha oficina, é necessário saber ler música. Ler mesmo, ok? Conhecer fórmula de compasso, tonalidades, etc... e ter um BOM solfejo.

4) Oficina TINTAS ARRANHADAS, Teoria e pratica.
Por Jayme Reis

O artista pretende passar os conhecimentos necessários para a execução de TINTAS ARRANHADAS,uma técnica inventada por ele e que vem desenvolvendo desde o ano 2000.
Trata-se de uma técnica oriunda da xilogravura,mas que não tem a característica de repetição de imagens inerentes às gravuras de uma maneira geral.
As tintas serão preparadas por ele diante dos alunos,enquanto explica e ensina a fórmula para execução das mesmas.
Em seguida serão aplicadas em placas de ferro, para em seguida receberem as incisões.
Atenciosamente
Jayme Reis

Duração da oficina: 6 horas
Vagas: 15 vagas (mesmos participantes)
Material: não haverá material
Critérios: Poderá participar qualquer pessoa interessada, que tenha pratica ou não com a Xilogravura.

0 comentários: