IMAGEM É TUDO: Nova exposição na Galeria GOMA

8/18/2008 04:36:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

O Projeto Imagem é Tudo é uma pesquisa em Artes Visuais desenvolvida pela artista plástica baiana Ana Paula Rios que se encontra em constante construção desde 1999, ano em que foram feitas as primeiras experiências com colagem pela artista.


Ao longo desses anos o projeto sofreu algumas modificações e novos estudos foram acrescidos além de ter contado com a colaboração de mestres e doutores em artes visuais, filosofia, sociologia e dança.

Nesse longo período o projeto foi apresentado em Salvador, São Paulo, Piauí e Argentina, sendo sucesso de crítica e público por onde passou. Em Uberlândia o projeto pôde ser visto em sua totalidade em Exposição realizada na Oficina Cultural de Uberlândia em abril desse ano. No Goma está exposta a via gráfica do projeto composta por oito obras de colagens tendo o ploter como suporte.

O Projeto Visa através do diálogo com a obra de Adorno e Descartes debater sobre o papel da imagem na vida moderna e o poder exercido pela mesma em nossa sociedade.

Os conflitos gerados em decorrência do não reconhecimento do homem sobre si, diante de padrões estéticos e sociais aos quais é exposto diariamente resulta da relação conflituosa entre ele e a sociedade de consumo em que está inserido onde exerce o papel de mercadoria. Diante dessa realidade instaurada o indivíduo passa a não se reconhecer e a ceder aos apelos da mídia que o pressiona. Os labirintos da alma humana são banalizados em prol da padronização, necessária para a sustentação do consumismo. Vale salientar a atualidade do problema levantado há 10 anos atrás.

O projeto pretende através das imagens e do ato performático, levar à reflexões a cerca do problema apresentado que recai no valor do “ser humano” na conjuntura vigente.

A Artista:

Nascida em Salvador em 1978, a artista visual Ana Paula Rios é formada pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Visuais.

Em 2008, após ter viajado pelo Brasil e exterior, Ana Paula trás a Uberlândia a exposição IMAGEM É TUDO, parte integrante do projeto de mesmo nome, sucesso de crítica e público, realizada na Oficina Cultural de Uberlândia em abril.


Com 12 exposições individuais e 16 coletivas, além de projetos na área de Arte Educação, Cinema e Vídeo, Produção Cultural, Cenografia, Figurino e Moda, Ana Paula Rios atualmente vive em Uberlândia onde é docente do Curso de Design de Moda na UNITRI – Centro Universitário do Triângulo nas disciplinas de Desenho de Moda e Acessórios, além de gerenciar o ateliê/loja Arte e Etc - marca parte do Coletivo de Moda do Goma - onde promove a integração entre cursos de arte e moda localizado no bairro Santa Maria.

0 comentários: