COMEÇA O ANIMA UDI - Festival de Formas Animadas de Uberlândia

10/25/2008 02:12:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Dia 25 de outubro 14:30 h Teatro Rondon Pacheco
Grupo MOLHADOS NA CHUVA - Fundado em 05 de abril de 1993, na cidade de Caxias do Sul /RS. O grupo tem característica de fazer somente teatro de bonecos, com técnicas diversas de manipulação em seus espetáculos. Ao longo dos seus quase 15 anos de atividades, o Molhados na Chuva chegou a números recordes de público para o teatro de bonecos gaúcho, de meio milhão de espectadores em oito montagens.

Espetáculo Natureza e homem : Antes das grandes transformações a natureza mantinha-se estável. Numa harmonia maior com o homem. O tempo move-se lento, mas com sua passagem começam as modificações. O homem intempestivo e perspicaz avança sobre a natureza, rompendo com sua relação saudável.Por tantos descasos a Natureza concentra suas forças... (Ar- Terra- Água e Fogo ) para defender-se de seus opressores. Com a terra limpa, pronta para o plantio, surge então o Semeador, o qual começa seus afazeres junto à mãe natureza. Quando de toda a grande conciliação entre Natureza-Homem surge a harmonia entre os seres que vivem no planeta.Um espetáculo divertido de linguagem universal que prende o espectador.

Dia 25 de outubro 17 h Teatro Rondo Pacheco
SÓ RINDO TEATRO DE BONECOS é um grupo formado em Florianópolis/SC em 1992. De lá para cá, apresentou-se em mais de 100 cidades no Brasil e América Latina em Festivais de Bonecos e outros eventos culturais. trabalham no grupo dois atores-manipuladores, Nelson Haas e Elisabeth Bado, apresentando peças de teatro de formas animadas.

Personagens: Um espetáculo onde o artista criador propõe uma outra maneira de ver o mundo. Com pequenos quadros, aparentemente desconectados entre si, ele revela as faces da realidade aos espectadores.Revela, também, os possíveis valores encontrados no mundo indizível, fazendo aflorar sentimentos conhecidos ou não, através da ficção que propõe na obra.Composto por 5 quadros:
1) Ela – personagem que inicia o espetáculo junto aos espectadores.
2) A caixa – momento de reflexão lúdica e de superação de desafios.
3) Zico – com poema de Lya Luft, questiona nosso papel no mundo.
4) O Anjo – transforma uma sacola plástica numa peça muito mais interessante...
5) Gaúcho – contando um “causo” de forma poética, convida o espectador a refletir sobre a valorização das pessoas.

Dia 25 de outubro 20:30 h Teatro Rondon Pacheco
GIRAMUNDO (BH) - O Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais atuantes e premiados em todo o mundo. Foi criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Martins (Madu). O Giramundo preserva a maior coleção privada de marionetes do Brasil. Aberto em 2001 para abrigar esta coleção, o Museu Giramundo reúne o acervo de bonecos produzido pelo grupo e informações sobre Teatro de Bonecos do Brasil. São mais de 850 bonecos, além de centenas de projetos técnicos originais de Álvaro Apocalypse, estudos de cenografia e figurino e amplo arquivo de documentos e livros sobre Teatro de Bonecos ao redor do mundo.

Orixás: No início da colonização, foi grande a demanda por mão-de-obra nas vastas plantações de cana-de-açúcar espalhadas pelo Nordeste e Sudeste do território brasileiro. Tal mão-de-obra era exclusivamente formada por escravos trazidos da África. O primeiro navio com escravos aportou no Brasil em 1549. A compra e venda de escravos prosperou como atividade comercial a tal ponto que, em fins do século XIX, a maioria do povo brasileiro era formada por negros ou mestiços. A riqueza e a originalidade da cultura Ioruba - sua música, dança, culinária, religião, língua ... - de cujos reinos saíram a maioria dos homens e mulheres escravizados pelos portugueses, é recontada em Os Orixás, espetáculo que apresenta o panteão dos deuses africanos, suas lendas, ritos e origens.



INGRESSOS À VENDA AQUI NO GOMA

Av. Floriano, 12 - 3224-7047

R$6,00 inteira, R$ 3,00 meia-entrada.

0 comentários: