A noite do Circuito Mineiro de Música Independente

10/22/2008 02:02:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

por Djalma Rodrigues Filho - Coletivo GOMA

O Circuito Mineiro de Música Independente reúne coletivos, artistas, produtores e comunicadores ligados à música independente de Minas Gerais.

Lançado no Jambolada de 2007, o CMMI já agrega iniciativas culturais de diversas regiões do estado. A idéia é criar uma cadeia de sustentabilidade para a música independente, aglutinando vários vetores e agentes em Minas Gerais.

A Noite do CMMI no GOMA será uma ação que busca dar vazão aos artistas desse circuito, estimulando sua circulação e o intercâmbio de tecnologias provocado por ela. Além disso, esse projeto pretende apresentar a Uberlândia um pouco da tão diversificada e qualificada produção musical das bandas mineiras.

Em sua primeira edição, o projeto trará shows de bandas de Belo Horizonte, Vespasiano, Sabará e Uberlândia (ouça-as nos links abaixo). Os ingressos sairão por módicos R$5,00.

1º EP da banda Ophelia And The Tree, que se apresenta sábado, à venda no GOMA

1ª Noite Circuito Mineiro de Música Independente
@ GOMA
Ophelia And The Tree (UDI)
As Horas (BH)
4 (Sabará)
Manolos Funk (Vespasiano)
sábado, 25 de outubro, 23h30
após o UFUzuê Radiofônico @ UFU Campus Umuarama
entrada R$5

3 comentários:

  1. Cacau disse...

    corrigindo, o myspace do 4 é www.myspace.com/4instrumental.
    abs, cacau.

  2. Danilão disse...

    Putz, Montes Claros-MG com seu coletivo ativo e tanta trampo aqui e suas formações, vai ficar fora da noite do 1º Circuito Mineiro????
    Como assim????
    E as bandas????
    Não vai ninguém representa????
    Estamos fora????
    Segundo momento???? Por que nao o primeiro momento???

    Danilo B. Seixas (Studio Rock / TUDO aqui em MOC) e decepcionado com tal fato.
    MSN : balizaseixas@hotmail.com

  3. Talles Lopes disse...

    Salve a todos vcs de Montes Claros,

    Primeiro, fico feliz com a indignação exposta no post do Danilo, pois demonstra claramente a vontade de todos vcs em MOC de trabalhar pela construção do CMMI, mas acredito que ela é fruto muito mais do desconhecimento do processo para a realização deste evento, do que por uma não valorização da cena de MOC, muito pelo contrário, fiquei muito feliz e admirado com o que encontrei aí, durante o Pequi Rock, e acredito muito no potencial de sua cidade e das pessoas que constroem esta cena.

    Num primeiro momento, o Djalma, membro do múcleo de produção do Goma, tinha fechado um show com a banda Manolo's funk de Vespasiano, para esta data no Goma, e vimos então a possibilidade de começarmos a linkar as cidades e os coletivos dentro das diretrizes do CMMI, e sendo assim nada melhor do que uma noite que tivesse o nome do circuito. Quando eu estive em B.h, na semana passada, em reunião com a galera do coletivo Pegada, que conta com a participação do Fred, da banda Manolos Funk, eles colocaram a intenção de locar um busão de B.H para Uberlândia e sugeriram a possibilidade de colocar mais bandas para ratear o busão e desta forma poderiamos tb fazer um novo encontro de alguns coletivos para discutirmos os trabalhos dos CMMI e dos coletivos. Como achei a iniciativa deles bacana, pelo interesse em trabalhar pelo CMMI, abri então a possibilidade para mais 2 bandas, pois não dá pra fazer evento no goma sabado a noite com mais de 4 bandas, e já teriamos o Ophelia and the tree de Uberlândia e o Manolos Funk de Vespasiano, e sugeri que consultassem os outros coletivos para que tb sugerissem bandas, tendo inclusive indicado buscar alguém de MOC, pois tinha ficado muito impressionado com o trabalho do Retomada durante o Pequi Rock.

    Em nenhum momento, os artistas, produtores e comunicadores de MOC estão sendo excluídos, protelados, ou ofuscados, mas como todo mundo que trabalha com isto sabe, produção cultural em processos coletivos é um trampo de construção cotidiana onde temos que levar em consideração vários aspectos e contextos para planejarmos e executarmos uma ação, que neste caso tem por objetivo a abertura de espaço e a construção de alternativas para o cenário da música independente em nosso estado. Não vejo problema em algumas cidades serem contempladas em outra edição do projeto, até mesmo pq ele originalmente foi concebido para ter duas bandas, uma de uberlandia e outra de alguma cidade ligada ao Circuito, e o que caracteriza a ação é justamente a sua continuidade e não a primeira edição simplesmente.

    Como eu disse anteriomente, entendo perfeitamente as colocações e a indignação do Danilo, mas acredito que esta não seja a melhor maneira de encaminharmos as parcerias pois trazemos desta forma a discussão para o campo passional, o que muitas vezes nos impossibilita de termos uma leitura mais realista e contextualizada de todo o processo.

    E acreditem, considero muito MOC e todos vcs que vem trabalhando duro pela construção do cenário independente em nosso estado. Podem ter certeza que as portas do Goma, do Jambolada, de Uberlândia, do CMMI e do Circuito Fora do Eixo estão abertas e que não faltaram oportunidades para estarmos juntos construindo uma parceria de trabalho efetiva em prol de tudo isto que acreditamos.

    Não vamos ver problema onde não existe. Vamos buscar saídas para os problemas sérios que já estamos enfrentando. Acho que é isto.

    Abraço a todos,

    Talles Lopes