CINEBAR: Dia da Terra @ Quinta, 22/04/2010

4/21/2010 06:09:00 PM - Hick Duarte

Clique no cartaz para ampliá-lo:


O Dia da Terra marca o aniversário do nascimento, em 1970, do movimento ambiental, como o conhecemos hoje. O Dia da Terra (22 de abril) foi realizado em 22 de abril de 1970, quando o U. S. senador Gaylord Nelson incentivou os estudantes a desenvolver projetos de conscientização ambiental em suas comunidades. Em 1990, o Dia da Terra se tornou um evento global, e que mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países e desempenhou um papel fundamental nas questões ambientais em todo o mundo.

Nesta edição do CineBar, em parceria com GOMA, a data será celebrada em Uberlândia com a apresentação o vídeo “Simbiosis” e do filme “Era da Estupidez”, seguidos de um bate-papo ambiental. Lembrem-se de trazer canecas de plástico ou alumínio ao evento!

“Simbiosis – piano e bosque chuvoso”. Dir. Manuel Obregón

Nossa programação começa às 20:30h. O vídeo “Simbiosis – piano e bosque chuvoso” é uma produção de Manuel Obregón, músico costarriquenho, que apresenta um “diálogo” da música com os sons naturais da floresta. Segundo o autor, “Simbiosis” oferece um concerto no bosque chuvoso da Costa Rica onde o piano e as imagens se articulam com harmonia entre o bosque e seus habitantes. Inclui, também, um inventário com informação, vídeo clips e gravações de mais de 60 espécies da flora e fauna de um bosque chuvoso.

“Era da Estupidez”. Dir. Franny Armstrong.

Meio ficção, meio documentário, estrelado por Pete Postlewhaite explora as conseqüências do chamado cenário “mesmo de sempre”, no qual as emissões de dióxido de carbono por atividades humanas continuam subindo sem parar. O ano é 2055. Catástrofes naturais causadas pela mudança climática, seguidas de guerras, levaram ao colapso da civilização e à quase extinção da humanidade. Numa torre solitária, num Ártico livre de gelo, um sobrevivente reprisa vídeos do começo do século, quando as catástrofes começaram a acontecer. E se pergunta: “Por que não salvamos a nós mesmos quando tivemos a chance?” É esse o argumento de “A Era da Estupidez”, filme que pretende mobilizar a opinião pública para a crise ambiental em que estamos todos mergulhados.

Essa atividade conta com a parceria do coletivo da Carta da Terra-Udi e da ONG ANGÁ que querem contribuir com a conscientização e o debate a cerca da realidade atual. Buscamos compreender que para além das catástrofes naturais – terremotos, ciclones, e no caso do Brasil enchentes, deslizamentos de morros, mortes de centenas de pessoas - essa realidade que atravessamos expressa um problema social e que necessita da construção de políticas públicas (planejamento urbano, saneamento básico, etc) que incorporem a maioria da população.

Pensamos que esta atividade permite que mais pessoas possam ampliar sua consciência individual e comunitária e, também, buscar desenvolver ações em sintonia com o desenvolvimento sustentável.

Nesse ano de 2010, a Iniciativa da Carta da Terra celebra o décimo aniversário de lançamento da Carta da Terra. A Carta da Terra+10 oferece uma oportunidade muito especial de compartilharmos experiências, promover o diálogo, a colaboração e ações para um futuro sustentável.

ANGÁ- Associação para a Gestão Sócio-ambiental do Triângulo Mineiro, é uma organização não governamental fundada em janeiro de 2008 com a finalidade de desenvolver projetos sócio-ambientais e culturais na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Desde sua fundação, a ANGÁ atua junto a órgãos, conselhos, comitês e participa ativamente de eventos, tanto na esfera governamental quanto não governamental. Esteve presente em audiências públicas tais como as que ocorreram sobre o novo código florestal, sobre os impactos de pequenas centrais hidrelétricas, sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Triângulo Mineiro. Administra o Fórum de ONG’s Ambientalistas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e participa do Fórum de ONG’s Ambientalistas de Minas Gerais.

Desta maneira a ANGÁ  busca consolidar, juntamente com outras associações e entidades, frentes responsáveis que se comprometam e atuem de forma produtiva com as questões sócio-ambientais em Uberlândia e região.

Serviço:

Cinebar - Dia da Terra

Quando: 22 de abril de 2010, quinta-feira, a partir das 20h
Onde: Espaço Goma - (Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro)
Programação: 20h - Abertura da casa / 20h30 - “Simbiosis – piano e bosque chuvoso” Dir. Manuel Obregón / 22h - “Era da Estupidez” Dir. Franny Armstrong / Bate-papo ambiental após os filmes

Entrada franca! Traga sua caneca!

0 comentários: