Mas o que é Coletivo GOMA ?

3/11/2008 10:52:00 AM - Goma - Cultura em Movimento

O Coletivo GOMA é uma associação de agentes envolvidos na produção cultural independente, com o intuito de mapear, integrar e profissionalizar os serviços que envolvem esta cadeia artística em nossa cidade, através de modelos de gestão participativa e práticas em Economia Solidária.

Integrado nacionalmente ao circuito Fora do Eixo, o coletivo atua a partir de 4 núcleos paralelos:

Núcleo Artístico: constituído por músicos e artistas em geral;

Núcleo de Comunicação: dividido em 2 subnúcleos, Audiovisual e Laboratório de Imprensa, divulga e fortalece a cena cultural independente de Uberlândia e região;

Núcleo de Produção: núcleo organizado por agentes envolvidos com o processo criativo, trabalha na concepção e criação de projetos artistico-culturais;

Núcleo de Sonorização: agrega interessados em se capacitar com técnicos de som;

A fim de garantir a auto-sustentação do projeto e criar mecanismos de valoração de nossa força de trabalho, foi criada uma moeda complementar, o Goma Card, gerido e administrado pelo Coletivo Goma.

Tal iniciativa implementará um sistema de crédito capaz de gerar e circular recursos e serviços necessários para o fomento e desenvolvimento de projetos individuais e coletivos, acenando para a construção de um mercado consumidor de arte na cidade de Uberlândia.

A 1ª Semana Articulada do Coletivo Goma tem como objetivo explorar as mais diversas expressões e potencialidades da cena artística uberlandense e, simultaneamente, se constituir num efervescente laboratório de praticas e políticas culturais. Funcionando assim, como um termômetro para o 1º Encontro Mineiro de Artistas, Produtores e Mídias Independentes, a ser realizado em Uberlândia ainda no primeiro semestre de 2008.

0 comentários: