Impressões sobre o 2º Festival Contato

10/14/2008 06:22:00 PM - Goma - Cultura em Movimento

Por Grazie Pascoli – Comunicação GOMA

O 2º Contato de São Carlos (SP) se destacou pela variação de estilos e propostas artísticas das bandas convidadas.

É um festival produzido pela Universidade Federal de São Carlos, por estudantes do curso de Imagem e Som. Os shows foram gratuitos, com dois palcos montados na Praça do Mercado Municipal, interagindo totalmente com os cidadãos são carlenses (queiram eles ou não).


Por ter essa pegada acadêmica e talvez por não depender totalmente de lucro, o Contato abriu espaço para a experimentação e arte conceitual, e isso se refletiu na qualidade dos workshops e das atrações.

A programação se dividiu claramente em duas temáticas.

O sábado teve uma cara vanguardista, com bandas que dialogam com linguagens da MPB. Assim, tocaram as bandas Malditas Ovelhas! (Araraquara-SP), Cérebro Eletrônico (SP), Plano Próximo (São Carlos – SP), Guizado (SP), Zero16 & Ganja Groove (São Carlos - SP), Porcas Borboletas (MG), Curumin (SP). Como headline e afinando o coro dos descontentes, Jards Macalé (RJ).

O clima de festival começou mesmo com o show do Cérebro Eletrônico (SP), que tocou ainda de dia e aglomerou o público presente. A local Plano Próximo tem uma proposta bem legal, com refrões divertidos e dançantes. O trompetista Gui Mendonça - mais conhecido pelo cognome Guizado – se destacou tanto pelo som extremamente inventivo, quanto pela garra, já que continuou tocando mesmo com o céu caindo sobre as nossas cabeças.

Parabéns também ao Curumin, que fez a galera continuar dançando debaixo de chuva na maior animação.
FOTO: Guizado chamando a chuva na praça do Mercadão em São Carlos /SP.

Jards é o cara, e não decepcionou a platéia. Destaque para a atuação dos VJs, que fizeram a diferença durante os shows e nos intervalos. Nas fotos vão entender o porquê.

Os Porcas Borboletas não puderam passar o som na praça, e acabaram tocando na festa noturna, num barzinho local. Tiraram de letra. O possível inconveniente virou uma vantagem, pois fizeram um show visceral para uma platéia sedenta e interativa, com direito a participação especial de Tatá Aeroplano e Daniel Belleza. Inesquecível.

Foto: Banzo e Belleza na música "Eu" do primeiro cd dos Porcas.

O segundo dia foi mais voltado para o ROCK e estilos derivados. Blues, Hard rock, Instrumental, etc. A grade de domingo foi Criatua (São Carlos – SP), Blues the Ville (São Carlos - SP), Astronauta Pinguim (RS), As Cobras Malditas (SP), Macaco Bong (MT), The Dead Rocks (São Carlos - SP), King Automatic (FRA) e Mudhoney (USA).

A lua cheia tirou o povo de casa, e as bandas Macaco Bong (MT), Astronauta Pinguim(RS) e a rockabilly local The Dead Rocks se destacaram na noite. O francês King Automatic fez um show competente, mas não estimulou a galera. O Mudhoney era a grande atração do festival e deu o seu recado, mesmo com alguns problemas técnicos.

Foto: O multiinstrumentista King Automatic.

No fim das contas, o Festival Multimidiático Contato disse a que veio, e passou o recado da melhor forma possível, com muita paixão pela arte, não importando a linguagem. Faça chuva ou faça sol.

Agradecimentos para a galera do Independência ou Marte e rádio UFSCar, especialmente os brothers Felipe, Jovem, Dani, Carol e Bruno.


Foto: detalhe da banquinha do GOMA, marcando presença no Festival Contato.

1 comentários:

  1. danislau disse...

    ótima cobertura! grazi e lari arrasaram no festival. sou suspeito p falar, sei, ok, calo-me. e a foto da banquinha do goma me fez chorar. e a foto do banzo e dani belleza e moita tb. e choro mesmo. choro e sei q vou morrer. morto morto ficarei. morto morto, ficarei. abraços e até amanhana.