Terceiro Observatório Fora do Eixo coloca a formalização dos coletivos em discussão

1/27/2010 10:45:00 AM - Hick Duarte

Formalização dos coletivos e ações para unificar e coletar dados dos trabalhos no centro da discussão




Criado a partir da necessidade de um núcleo voltado para pesquisas sobre os temas ligados à cultura independente, trabalhados pelo próprio movimento dentro do Circuito Fora do Eixo, o Observatório Fora do Eixo chega a sua terceira edição com o tema Formalização de Coletivos.

Usando a internet como base de seus trabalhos e na conexão com outros coletivos, esse observatório tem como objetivo orientar a estruturação dos coletivos, implementando uma moeda, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora na rede.

A 3° edição do Observatório acontece entre os dias 27, 28 e 29 de janeiro na sala do Observatório Fora do Eixo a partir das 20h e será dividida em dois grupos: grupos de discussão (GD) e grupos de trabalho (GT).

Os grupos de discussão tratarão dos temas de cunho jurídico, conceitos e teorias que envolvam a formalização e estruturação dos coletivos e modelos de organização.

Já os grupos de trabalho abordarão soluções e sugestões para a Sustentabilidade, com base na coleta dos dados das ações dos coletivos, tanto para a rede como suas próprias.

Mediados por membros do Circuito, os grupos de discussão receberão 3 convidados,  com duração de uma hora de exposição mais uma hora de discussão via MSN do Fora do Eixo, além da transmissão via Web Rádio Fora do Eixo. Os temas dos painéis são: As diferentes naturezas jurídicas, Modelos de organizações coletivas e Mecanismos de captação de recursos. Os mediadores recebem as perguntas via freenode e repassam aos convidados. Os grupos de trabalho tem início depois dos grupos de discussão, com duração de duas horas, segmentado em Apresentação do mapeamento dos CNPJ’s do Circuito Fora do Eixo, Implementação da moeda complementar e Fundo Fora do Eixo.




0 comentários: