Uberlândia Grita Rock!
2/01/2010 10:54:00 PM - Anônimo
Realizado em mais de 70 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia em período pouco maior que um mês, o Grito Rock América do Sul 2010 acontece em Uberlândia de 4 a 6 de fevereiro, com 17 bandas, de 7 estados diferentes, em 3 dias de shows no Espaço Goma. Capitaneada nacionalmente pelo Circuito Fora do Eixo e produzida localmente pelo Coletivo Goma, esta é uma das maiores ações desenvolvidas no cenário musical independente brasileiro e é o maior festival integrado da América Latina.
OLHOS VOLTADOS PARA UBERLÂNDIA
No ano de 2010, as atenções da cadeia produtiva da música independente brasileira estarão voltadas para Uberlândia em várias ocasiões. A edição local do Grito Rock América do Sul é só o primeiro de uma série de grandes festivais e encontros deste setor programados para a cidade neste ano, tais como o Festival Goma, o Festival Jambolada e o 3o. Congresso Fora do Eixo, eventos que trarão a Uberlândia centenas de artistas, produtores, comunicadores e outros agentes produtivos culturais de todo o país.
PLURALIDADE EM REDE
O Grito Rock nasceu como uma alternativa ao carnaval movida a guitarras e hoje se transformou em um dos eventos com o line up mais diverso do país. Surgiu em 2003, em Cuiabá (MT) e se tornou um festival integrado a partir de 2007, quando passou a ser uma das frentes de trabalho do Circuito Fora do Eixo, o que possibilitou a descentralização de sua produção para dezenas de cidades brasileiras e sulamericanas. Em Uberlândia, o festival chega este ano à sua quarta edição e o caráter plural de sua grade de shows passa pelo tradicional rock 'n' roll, rockabilly, hard rock, hardcore, reggae e misturas inusitadas que criam, por exemplo, o "pós punk caipira", entre outras reinvenções da música brasileira.
PROGRAMA GOMA DE COMUNICAÇÃO COLABORATIVA
O Grito Rock Uberlândia 2010 é marcado também pela primeira experiência do Programa Goma de Comunicação Colaborativa. Durante o evento, uma estação de midias funcionará in loco, de modo a cobrir o evento em diversos formatos, tais como fotografia, texto, microblogging (Twitter) e a transmissão ao vivo do festival em Web Rádio e Web TV. A ideia é a ampliação dos princípios de compartilhamento de ferramentas de comunicação para que, a partir da liberação do acesso a estas tecnologias, novos agentes possam ser formados e incentivados a trabalhar nesta perspectiva democrática de produção de conteúdo.
CAMPANHAS DE FORMAÇÃO NO GRITO ROCK AMÉRICA DO SUL 2010
As campanhas tem como metas promover as diretrizes apontadas pelo regimento interno do Circuito Fora do Eixo - que estabelece que todos os coletivos integrados devem ser Pontos de Mídia, Pontos de Distribuição e Pontos de Circulação - através de ações que almejam a formação e estímulo à produção por parte dos coletivos durante o festival.
As campanhas são iniciativas de frentes gestoras do #CFE, são elas: Agência; Comunicação e Audiovisual; Distribuição e Fora do Eixo Card.
Abaixo, segue a relação de campanhas previstas, bem como os objetivos de cada uma delas:
# Campanha de hospedagem solidária
Campanha proposta pelo Fora do Eixo Card com metas de promover alternativas de sustentabilidade aos festivais, através da proposta de barateamento de custos de hospedagem, e também, de forma secundária, de alimentação e transporte. Iniciativas como estas são comumentes utilizadas em festivais internacionais, tais como o Pop Montreal, que vê toda a cidade mobilizada na recepção de artistas estrangeiros.
* Ver mais informações no http://gritorocktec.blogspot.com .
# Transmita seu festival pela Rádio
Campanha chancelada pela Rádio Fora do Eixo que tem como objetivo estimular a formação de ilhas de transmissões AO VIVO em toda a rede #CFE, promovendo a fruição cultural através da promoção e mostra de novos talentos. Esta é a segunda edição da campanha, que em 2008 fomentou mais de dez transmissões em toda a rede.
* Ver TUTORIAL de transmissão: http://circuitoforadoeixo.blogspot.com/2010/01/transmita-o-seu-grito-na-web-radio-fora.html
# Monte sua Banquinha
Campanha capitaneada pela Fora do Eixo Discos com vistas a estimular a distribuição de produtos culturais nos Gritos Rock em todo o país. Para isso, uma cartilha com informações completas de como fazer para participar da ação foi apresentada, e pode ser acessada logo abaixo. Seções de bate-papos para explanações e resolução de dúvidas também estão previstas no projeto.
Ver CARTILHA: http://circuitoforadoeixo.blogspot.com/2010/01/cartilha-monte-sua-banquinha-no-gr.html
# Monte sua TV e Registre seu Grito Rock
Campanha proposta pelo Fora do Eixo Audiovisual com metas de promover a transmissão ao vivo dos festivais, bem como seu registro audiovisual com vistas a realização de um documentário do Grito Rock 2010 ao final da ação. A transmissão ao vivo via TV Fora do Eixo foi um projeto lançado em 2010, e a proposta tem como meta estimular a formação de estações de transmissão nas cidades-sedes do festival, e também a documentação histórica da ação.
# Desenvolva o TEC do seu festival
Campanha com o foco na pós produção dos festivais. O Compacto.TEC é um coquetel de planilhas de produção responsáveis por angarir informações tais como cronograma de execução, lista de equipe, links relacionados a produção, além de planilha de custos. A idéia é estimular a qualificação técnica dos realizadores dos festivais, assim como levantar informações completas sobre o Grito Rock em cada cidade sede do evento. A todos os Gritos serão disponibilizadas em breve um modelo desta planilha. Será através dela que os festivais realização a prestação de contas do festival junto a rede.
OLHOS VOLTADOS PARA UBERLÂNDIA
No ano de 2010, as atenções da cadeia produtiva da música independente brasileira estarão voltadas para Uberlândia em várias ocasiões. A edição local do Grito Rock América do Sul é só o primeiro de uma série de grandes festivais e encontros deste setor programados para a cidade neste ano, tais como o Festival Goma, o Festival Jambolada e o 3o. Congresso Fora do Eixo, eventos que trarão a Uberlândia centenas de artistas, produtores, comunicadores e outros agentes produtivos culturais de todo o país.
PLURALIDADE EM REDE
O Grito Rock nasceu como uma alternativa ao carnaval movida a guitarras e hoje se transformou em um dos eventos com o line up mais diverso do país. Surgiu em 2003, em Cuiabá (MT) e se tornou um festival integrado a partir de 2007, quando passou a ser uma das frentes de trabalho do Circuito Fora do Eixo, o que possibilitou a descentralização de sua produção para dezenas de cidades brasileiras e sulamericanas. Em Uberlândia, o festival chega este ano à sua quarta edição e o caráter plural de sua grade de shows passa pelo tradicional rock 'n' roll, rockabilly, hard rock, hardcore, reggae e misturas inusitadas que criam, por exemplo, o "pós punk caipira", entre outras reinvenções da música brasileira.
PROGRAMA GOMA DE COMUNICAÇÃO COLABORATIVA
O Grito Rock Uberlândia 2010 é marcado também pela primeira experiência do Programa Goma de Comunicação Colaborativa. Durante o evento, uma estação de midias funcionará in loco, de modo a cobrir o evento em diversos formatos, tais como fotografia, texto, microblogging (Twitter) e a transmissão ao vivo do festival em Web Rádio e Web TV. A ideia é a ampliação dos princípios de compartilhamento de ferramentas de comunicação para que, a partir da liberação do acesso a estas tecnologias, novos agentes possam ser formados e incentivados a trabalhar nesta perspectiva democrática de produção de conteúdo.
CAMPANHAS DE FORMAÇÃO NO GRITO ROCK AMÉRICA DO SUL 2010
As campanhas tem como metas promover as diretrizes apontadas pelo regimento interno do Circuito Fora do Eixo - que estabelece que todos os coletivos integrados devem ser Pontos de Mídia, Pontos de Distribuição e Pontos de Circulação - através de ações que almejam a formação e estímulo à produção por parte dos coletivos durante o festival.
As campanhas são iniciativas de frentes gestoras do #CFE, são elas: Agência; Comunicação e Audiovisual; Distribuição e Fora do Eixo Card.
Abaixo, segue a relação de campanhas previstas, bem como os objetivos de cada uma delas:
# Campanha de hospedagem solidária
Campanha proposta pelo Fora do Eixo Card com metas de promover alternativas de sustentabilidade aos festivais, através da proposta de barateamento de custos de hospedagem, e também, de forma secundária, de alimentação e transporte. Iniciativas como estas são comumentes utilizadas em festivais internacionais, tais como o Pop Montreal, que vê toda a cidade mobilizada na recepção de artistas estrangeiros.
* Ver mais informações no http://gritorocktec.blogspot.
# Transmita seu festival pela Rádio
Campanha chancelada pela Rádio Fora do Eixo que tem como objetivo estimular a formação de ilhas de transmissões AO VIVO em toda a rede #CFE, promovendo a fruição cultural através da promoção e mostra de novos talentos. Esta é a segunda edição da campanha, que em 2008 fomentou mais de dez transmissões em toda a rede.
* Ver TUTORIAL de transmissão: http://circuitoforadoeixo.
# Monte sua Banquinha
Campanha capitaneada pela Fora do Eixo Discos com vistas a estimular a distribuição de produtos culturais nos Gritos Rock em todo o país. Para isso, uma cartilha com informações completas de como fazer para participar da ação foi apresentada, e pode ser acessada logo abaixo. Seções de bate-papos para explanações e resolução de dúvidas também estão previstas no projeto.
Ver CARTILHA: http://circuitoforadoeixo.
# Monte sua TV e Registre seu Grito Rock
Campanha proposta pelo Fora do Eixo Audiovisual com metas de promover a transmissão ao vivo dos festivais, bem como seu registro audiovisual com vistas a realização de um documentário do Grito Rock 2010 ao final da ação. A transmissão ao vivo via TV Fora do Eixo foi um projeto lançado em 2010, e a proposta tem como meta estimular a formação de estações de transmissão nas cidades-sedes do festival, e também a documentação histórica da ação.
# Desenvolva o TEC do seu festival
Campanha com o foco na pós produção dos festivais. O Compacto.TEC é um coquetel de planilhas de produção responsáveis por angarir informações tais como cronograma de execução, lista de equipe, links relacionados a produção, além de planilha de custos. A idéia é estimular a qualificação técnica dos realizadores dos festivais, assim como levantar informações completas sobre o Grito Rock em cada cidade sede do evento. A todos os Gritos serão disponibilizadas em breve um modelo desta planilha. Será através dela que os festivais realização a prestação de contas do festival junto a rede.
0 comentários:
Postar um comentário