Sexta, 05/02/2010 @ GRITO ROCK UBERLÂNDIA

2/05/2010 09:00:00 AM - Hick Duarte



PORCAS BORBOLETAS (MG)
Que 2009 é uma safra excepcional para a jovem música brasileira, já dá para afirmar: estão aí (ou breve estarão) os trabalhos novos de Cidadão Instigado, Wado, Lucas Santtana, Céu, Junio Barreto, Ronei Jorge & os Ladrões de Bicicleta, e mais um ou dois que não nos deixam mentir. Todos já na maturidade plena de suas carreiras – apesar de não tocarem no rádio. Por outro lado, também começa a ser respondida a pergunta: o que o circuito Fora do Eixo tem a oferecer de novo, depois da sensacional revelação em 2007/2008 da sua primeira leva de alcance nacional: Macaco Bong, Vanguart, Los Porongas, Madame Saatan e mais um punhado de bandas inesperadas?

Esse rodeio todo foi para introduzir uma surpresa muito agradável: A Passeio, o segundo álbum dos Porcas Borboletas. Tudo bem, é praticamente consenso que Um Carinho com os Dentes, o primeiro CD, de 2005, já era bastante bom, assim como a banda já era reconhecida como um dos melhores shows do circuito. Mas algo – que nem sempre acontece, mesmo com as melhores bandas – aconteceu com eles, desta vez. Um perfeito ajuste entre um repertório inspirado, uma execução vigorosa e um crescente domínio da linguagem de estúdio, ao lado de um produtor sagaz. Ou seja, se eu citei antes todos esses nomes, foi para concluir: Porcas Borboletas faz bonito, no meio dessa geração sensacional.

Porque em 2009? Bom, foi-se o tempo nelsonrodrigueano em que o óbvio ululava. De uns tempos (décadas?) pra cá, vínhamos tendo que implorar para que alguém fizesse logo o que seria de se esperar – se o Brasil fosse normal. Juntar o que a MPB e o rock têm de melhor, por exemplo. Escrever boas letras em português (não por nada em especial, é só porque é a língua que falamos). Temperar o cinismo que a inteligência aconselha com algum afeto pelas coisas boas da vida. Cuidar mais dos arranjos e instrumentações (não por nada em especial, é só porque a música tem maravilhosas possibilidades). Gozar com o que é sério em excesso, mas sem confundir o hoje infame rótulo “irreverência” com um salvo-conduto para a babaquice. Enfim, coisas: juntar porcas com borboletas, se não era pedir demais. Demorou.

E eis que em Uberlândia – - – seis malucos sensatos fizeram isso. Dizem que mineiro é come-quieto. Pois estes mineiros comeram quase toda a inteligência musical e poética que passou por perto. Se o ditado “diga-me com quem andas” ainda faz algum sentido, que tal um álbum – de rock! – que junta Arrigo e Paulo Barnabé, Bocato, Arthur de Faria, o já citado Junio, o produtor Alfredo Bello/ DJ Tudo, Simone Sou e Marcelo Jeneci? Com uma letra de Clarah Averbuck de quebra? E uma vagaba interpretada por Leandra Leal?.

O melhor é que ninguém está lá só pra deixar a ficha técnica “mais sexy”, como dizem os ingleses – por mais que seja sexy mesmo. Ele(a)s estão lá porque os Porcas Borboletas dialogam com isso tudo: música brasileira, poesia instantânea, intervenções caprichadas de cordas e sopros, berreiro surrealista, andamentos tensos, momentos delicados, dissonâncias inquietantes, pop deslavado. Enfim, coisas. Na verdade entregaram mais do que o pedido. Só ouvindo pra entender.

Ouça: myspace.com/porcasborboletas


GLOOM (GO)
Gloom é uma banda goiana , que segue conquistando espaço nos festivais independentes mais renomados do país. A banda tem um belo currículo de shows e influências que passam pelo clássico Rock'n roll, pelo Ska (caracterizado pelo duo de metais), samba, referências das poesias de cordel e também influências eletrônicas. Uma bela salada que mistura vários elementos musicais e que tem agradado por onde passa.

Ouça: myspace.com/bandagloom


DOM CAPAZ (MG)
DOM CAPAZ deu as caras ao mundo, definitivamente, com o lançamento de seu primeiro EP, "Meio Tanto de Atenção", em fevereiro do ano passado. De lá pra cá, a banda circulou por uma série de cidades de Minas Gerais e outros estados, tocando em festivais como Grito Rock América do Sul (Uberlândia, Uberaba e Cuiabá), Goma (Uberlândia), Escambo (Sabará), Prévias Novas Tendências (Uberaba), Jambolada (Uberlândia) e Calango (Cuiabá). Com referências das mais diversas e inusitadas, passando pelo samba, tropicália e britrock, até chegar ao progressivo, o quarteto é uma das boas revelações da cena local nos últimos anos.

Neste ano, a banda volta a fazer turnê no Grito Rock América do Sul, desta vez nas cidades de Uberlândia, Belo Horizonte, Itabirito, Poços de Caldas e São Carlos.

Ouça: myspace.com/domcapaz


MONOGRAMA (MG)
Algo verdadeiro é aquilo que você nem sabe como começou. Aqueles amigos que você nem lembra aonde se conheceram, mas que hoje, não consegue viver sem. Ou uma paixão que não se sabe dizer quando teve início. Exatamente para que possamos, a cada dia, nos re-apaixonar. A paixão pela música, uma amizade contagiante e a vontade de fazer diferente, foram suficientes para que uma banda fosse montada e uma história começasse a ser escrita.

Monograma surgiu, e virou a personagem principal na vida de quatro amigos. Impulsionados uns pelos outros, Diego, Guilherme, Jean e Leonardo montaram a banda em fevereiro de 2006, e decididamente mergulharam no sonho de fazer um som completamente envolvente e único.

No início a intenção era tocar as músicas que gostavam, mas com o passar do tempo, pretensões e profissionalismo foram surgindo naturalmente. Então, um grande passo foi dado: a criação do primeiro EP, intitulado “Conto do faz de conta”. A idéia é que este, seria um cd conceitual e que suas músicas englobariam as mesmas temáticas: o sonho, o utópico, o surrealismo, o lirismo e as relações humanas. Assim, como se fossem diversos capítulos de uma mesma história, as músicas foram compostas, se linkam umas nas outras, e formam assim um verdadeiro conto. Daí o título do EP, que resume bem a inspiração utilizada pela banda.

Quem ouve o EP diz que tem um pouco de “Beatles”, “Kings of Leon” e “Los Hermanos”, o que é um grande elogio para a banda. Contudo, o que a banda sente é que o som, se parece cada vez mais com “Monograma”, e que as letras e melodias seguem construções baseadas, não no que ouvem, mas no que eles mesmos são.

Ouça: myspace.com/monograma


SOPRONES (MG)
A banda SOPRONES foi formada em 2008 com o objetivo de mostrar a inquietação política e social dos seus integrantes através da música. O primeiro trabalho do grupo é o EP “Mão Imunda”, lançado em 2008, com seis músicas recheadas de distorção, fúria e criatividade.

Clayton Souza (voz), Andrey Meoli (guitarra), Ricardo Carburas (baixo) e Danilo Baliza (bateria) enfiam o dedo nas feridas da sociedade sem medo. Apresentam em suas canções letras fortes e diretas, com sonoridade agressiva característica dos estilos punk rock e hardcore crossover.

Com apresentações cheias de energia e pegada, a banda norte mineira tem na performance ao vivo o seu ponto forte. Mesmo com pouco tempo de existência a banda Soprones vem colhendo elogios e recebendo prêmios, como o de “Banda Revelação do Festival Palco do Rock 2009” (Salvador - BA).

Ouça: myspace.com/soprones

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Amigo na boa, a melhor de 2009 é A Vitória!
    http://www.myspace.com/joserobertomeninobom
    Abraços a Minas Gerais.

    Carlos Eduardo.